top of page

Conheça a carreira de Park Seo Joon, o ator coreano que levou o nome da Coreia para o mundo

O ator é o terceiro sul-coreano a estrear na franquia Marvel e um dos primeiros a receber um Oscar com o filme "Parasita"


Ator Park Seo Joon

(Reprodução / Park Seo Joon via Instagram)

Todo mundo que assiste k-dramas conhece, ou pelo menos ouviu falar, no Park Seo Joon. O ator tem vários títulos de sucesso no currículo, inclusive o filme premiado no Oscars 2020, Parasita. Ele não foi o primeiro sul-coreano a conquistar esses feitos, mas sua popularidade no mundo dos dramas trouxe ainda mais visibilidade para o país, e ele possui uma carreira bastante extensa e com muitos sucessos. 


Seo Joon é conhecido por esses trabalhos internacionais, mas também por ser um dos membros do Wooga Squad - ao lado de Park Hyung Sik, V do BTS, Choi Woo Sik e Peakboy - e por alguns dramas. O ponto é que o ator é conhecido por alguns trabalhos, e estamos aqui para te apresentar mais um pouco sobre ele - porque tem MUITA coisa pra saber sobre o Seo Joon - e alguns doramas do currículo dele que você precisa conhecer e adicionar na sua lista.






O início de tudo 


Ator Park Seo Joon

(Reprodução / TS Ent.)

Desde a adolescência ele já sabia que queria trabalhar com a atuação, e teve total apoio dos seus pais desde então. O astro começou com alguns trabalhos como modelo, e já se empenhou em estudar mais sobre as artes cênicas na faculdade. Ele aproveitou que ainda era bem jovem, e não tinha começado propriamente a carreira, para se alistar ao serviço militar obrigatório junto com os amigos. Depois de finalizar suas obrigações, Seo Joon se juntou à agência KeyEast e, aí sim, deu início à sua trajetória.


O início da carreira como ator foi bem tímido, com uma aparição no MV de "I Remember" do cantor Yong Guk, em 2011. Essa pontinha fez com que ele fosse chamado para alguns papéis menores em dramas, como em Dream High (2012), que foi de fato seu primeiro contato com a atuação em séries, e em Pots of Gold (2013), pelo qual ele recebeu o prêmio de Melhor Novo Ator no Korea Drama Awards. Dois anos depois ele teve seu primeiro papel grande - e sua chave para o sucesso - com o drama Kill Me, Heal Me (2015), que posteriormente garantiram um papel no seu primeiro filme, The Chronicles of Evil (2015)


A partir daí, ele foi conquistando papéis maiores, e foi dando um show de atuação atrás do outro, que lhe rendem um currículo invejável e também o crédito de ser um dos melhores atores coreanos da atualidade. Separamos alguns desses sucessos para você conhecer.


Currículo cheio


Que ele tem vários trabalhos na conta, todo mundo já sabe. Ele já trabalhou em vários filmes, séries e dramas e separamos em categorias aqui para te ajudar a acompanhar a quantidade de títulos bons que ele tem.





Só filmaço


Ator Park Seo Joon
(Reprodução / Marvel e TVN)

O filme mais recente que Seo Joon atuou é o novo filme da franquia da Capitã Marvel, As Marvels, no qual ele interpreta o Príncipe Yan, o regente do reino de Aladna. A produtora do filme, Mary Livanos, revelou que desde o início das produções, a diretora Nia DaCosta não tinha outro nome em mente para o papel, apenas o sul-coreano. “Desde o começo, quando estávamos conversando sobre trazer o Príncipe Yan para as telas, neste planeta extremamente musical de Aladna, Nia DaCosta disse: só há um ator que pode interpretar esse papel. Ela estava falando de Park Seo Joon”, disse Mary em entrevista para o portal brasileiro Omelete. O filme foi lançado em novembro desse ano e já bateu a marca de R$274,8 milhões em bilheteria. O filme ainda está em cartaz e deve entrar no Disney+ nos próximos meses.



Outra produção recente de Park é "Dream", no qual ele atuou ao lado da atriz e cantora IU, marcando o primeiro trabalho da dupla. Nesse longa, eles vivenciam a realização de um sonho: ganhar um torneio de futebol. O personagem do Seo Joon se envolve em um incidente e recebe a missão de treinar um time repleto de moradores de rua que sonham em jogar futebol profissionalmente, como uma forma de medida disciplinar. O filme chegou a ficar em primeiro lugar nas bilheterias coreanas. O longa está disponível na plataforma da Netflix.


E claro que não podemos deixar de mencionar o filme Parasita, vencedor do Melhor Filme de Língua Estrangeira no Oscar 2020, e um dos filmes mais aclamados do mundo. Nele, ele interpreta Min Hyuk, um amigo próximo de Ki Taek, que o encoraja a pegar o emprego de professor de inglês de Da Hye, a filha mais velha da rica família Park. O papel é apenas uma aparição especial, mas que chamou bastante atenção das dorameiras. O filme está disponível no HBO MAX.



Séries de ganhar o coração


Hwarang, com ator Park Seo Joon
(Reprodução / KBS)

Uma das séries mais conhecidas é também a que deu origem ao grupo de amigos mais querido da Coreia, o Wooga Squad, e nada mais é do que Hwarang (2016). Se você gosta de dramas históricos, com certeza vai gostar desse. O enredo gira em torno de um grupo de guerreiros de elite criado pela rainha Jisoo, chamado Hwarang, que serve como proteção para seu filho e herdeiro de Silla sem que os demais guerreiros saibam disso. O objetivo da rainha é manter o reino e seu filho a salvo, preservando o bem de toda uma cidade. Poético, né? Infelizmente a série não está disponível em nenhum streaming, mas é possível encontrar no seu fansub de confiança.



Outra série bastante conhecida do ator é Itaewon Class, lançado na Netflix em 2020. Nesse drama, ele interpreta Park Saeroyi, um ex-presidiário que decide realizar seu sonho de ter o negócio próprio depois de tantos anos problemáticos. Para conseguir realizar esse sonho, ele usa da ajuda de Jo Yi Seo (Kim Da Mi) uma jovem super conhecedora de redes sociais e que promete levar o Dan Bam a um nível completamente diferente de bar. Um detalhe desse drama é o relacionamento slowburn, então se você gostar desse tipo de plot, vai gostar de Itaewon Class.



Por fim, mas não menos importante, What's Wrong With Secretary Kim? (2018), também conhecido como um dos dramas obrigatórios quando se está começando a assistir produções asiáticas. No drama, ele dá vida ao Lee Young Joon, o vice-presidente de uma grande empresa, e de repente ele recebe a notícia de que sua secretária Kim Mi So (Park Min Young) quer sair da empresa depois de nove anos. Seo Joon então decide que vai fazer de tudo para que ela mude de ideia e continue trabalhando com ele. Ao mesmo tempo, os dois tentam superar - juntos - alguns traumas do passado bastante semelhantes.





Realities para conhecer melhor


Jinny's Kitchen, com ator Park Seo Joon
(Reprodução / TVN)

Park Seo Joon já participou de alguns reality shows que são muito legais para conhecer um pouco melhor a personalidade do ator. Um deles é o Yoon's Kitchen, que recentemente ganhou um spin-off chamado Jinny's Kitchen. Nesse reality, alguns famosos precisam administrar um restaurante de comida coreana, e na nova temporada o grupo escolhido foi o Wooga Squad - olha eles aí de novo. O programa está disponível no Prime Video e vale super a pena acompanhar o dia a dia deles aprendendo a administrar o próprio negócio e servir mesas.


No ano passado, ele participou de um reality muito diferente, e era tudo que a gente precisava e não sabia. Lá na Coreia é muito comum as empresas levarem seus funcionários em viagens no campo para se conhecerem melhor e poderem trabalhar mais harmonicamente - inclusive isso é retratado na série da Secretária Kim - e eles decidiram levar alguns atores que trabalharam juntos para O Retiro de Jovens Atores. O objetivo é reunir velhos colegas que não se viam há meses, e até anos, e interagir entre si sem as pressões do trabalho, além de participar de brincadeiras, gincanas e atividades cotidianas juntos.


Por último, um programa que não pode faltar na sua lista - especialmente se você é fã do Wooga Squad - é o In The Soop Friendcation. Eles reuniram todo o grupo e colocaram eles numa casa de campo para passarem uma semaninha de férias, curtindo a amizade deles e proporcionando que os fãs conheçam ainda mais a personalidade de cada um deles, além de poder ver como que é a dinâmica do grupo. É bem legal ver como eles são unidos e cuidam uns dos outros, e te faz gostar ainda mais deles.


E ai, já assistiu essa lista - enorme - de conteúdo do Park Seo Joon? Tem algum que não listamos aqui e você quer que todo mundo conheça? Conta pro Café nas redes sociais!

121 visualizações
bottom of page