top of page

Clima do Amor: Quando as variações do tempo encontram o temperamento humano

Atualizado: 19 de abr. de 2022

Confira a crítica de Forecasting Love and Weather, dorama protagonizado por Park Minyoung e Song Kang


(Divulgação / JTBC)

Song Kang não para, não é mesmo? O ator vem entregando doramas dos mais diversos temas. Romances mais adultos como Nevertheless, apocalípticos tal qual Sweet Home e até mesmo se arriscou no balé em Navillera. Dessa vez, ele contracena com Park Minyoung, que tem estrelado produções coreanas há muitos anos, e foi intitulada a romcom queen - rainha das comédias românticas, pelo diretor de Clima de Amor. Kang e Minyoung embarcaram em uma trama também diferente, interpretando Lee Siwoo e Jin Hakyung, que vivem um romance em um cenário meteorológico.



Forecasting Love and Weather, traduzido para Clima de Amor, se passa no KMA - Korea Meteorological Administration (Administração Meteorológica da Coreia). Toda a história é voltada para o ambiente profissional, os conflitos e a pressão que os profissionais da meteorologia enfrentam para passar uma previsão do tempo certeira e com responsabilidade. Mas além disso, os personagens recebem grande foco em suas vidas pessoais, e como os acontecimentos do dia a dia influenciam no trabalho. Com base nisso, a trama caminha carregada de metáforas que comparam cada situação e o clima.



O dorama foi bem trabalhado para entregar a temática da forma mais fiel possível, por longos meses a produção esteve em contato com o KMA para conseguir os mínimos detalhes para construir uma trama coesa. Esse é um diferencial da história, pois é a primeira vez que a temática foi explorada em um k-drama, e mesmo assim, não provoca nenhum cansaço ou desinteresse proporcionado por ser um gênero incomum e pouco conhecido pelo público de modo geral.


Jin Hakyung é uma mulher destemida e sabe muito bem o que quer, no início do drama ela precisa tomar uma decisão profissional importante e se torna a diretora de uma das equipes do departamento de meteorologia, e ao mesmo tempo está passando pela frustração de um casamento cancelado, e de ter que dividir o ambiente de trabalho com seu ex-noivo, fulano Han Kijun (Yoon Park). Enquanto isso, Lee Siwoo é um meteorologista brilhante que está em ascensão e sofre também pelo fim de um relacionamento. Coincidentemente, sua ex-namorada Chae Yujin (Yura) começa a se relacionar com o ex de Hakyung e acabam se casando, resultando em histórias cruzadas, em que um relacionamento acaba refletindo no outro.





Clima e temperamento


O dorama que estreou recentemente na Netflix, já chegou em seu episódio final, e é possível afirmar que manteve um ritmo linear do início ao fim, sempre com o mesmo tom. A trama entregava momentos de pico muito animados proporcionado pelos conflitos entre Hakyung e seu ex, porém com o desenvolver da série, as coisas acabam se tornando bem mais sérias e centradas, com pouco humor e descontração. E ainda, retrata um relacionamento que começou muito rápido e em função de medos do passado, foi gerando inseguranças.



Divórcios, segundas chances, inseguranças, traumas e recomeço retratam bem a essência dessa produção que gira em torno de relacionamentos, mas além disso, retrata como as relações humanas e as mudanças do tempo são similares. O que faz Clima de Amor valer a pena é ver como as relações anteriores de cada casal reflete em seu relacionamento e como eles estão conectados entre si, é perceptível que os conflitos param quando eles passam a refletir suas atitudes e cuidar para que as situações não se repitam. Esse aspecto não está apenas no casal principal e secundário, já que a densidade e desenvolvimento dos outros pares da série também carregam essas características e são tão cativantes quanto.


Ter uma temática muito bem definida e pouco usual como a meteorologia pode passar a impressão de que será uma história muito maçante e pouco interessante para aqueles que não compreendem. Mas é curioso como a história se desenvolveu bem e como relacionar relações e tempo pode se tornar algo envolvente, já que mostra que prever o tempo é difícil, mas prever e desvendar os relacionamentos, é ainda mais.




コメント


bottom of page