top of page

SOBRE NÓS

Annyeong, vai um cafezinho aí?

 

O Café com Kimchi é um portal de notícias idealizado como uma fonte profissional e confiável para os amantes da cultura midiática sul-coreana. Surgiu em 2021, a partir da vontade de cinco amigos e da necessidade de encontrar conteúdo especializado sobre o pop e a teledramaturgia da Coreia do Sul. Quem não teve um pequeno surto criativo durante a pandemia e acabou desenvolvendo um projeto do zero, não é mesmo? O Café com Kimchi é o nosso. 

 

Hallyu: da tradução literal "onda", é o nome dado à massiva expansão, exportação e popularização da cultura sul-coreana para o mundo. O termo surgiu na década de 90, com foco especial em filmes, músicas e novelas. Contudo, em anos mais recentes, podemos dizer que este movimento perpassa também outras esferas midiáticas e aspectos intrínsecos da cultura coreana, como a culinária. Aliás, sobre o kimchi, pensamos em misturar dois elementos da culinária muitooo importantes para a Coreia e para o Brasil; uma mescla de culturas que formasse a ponte entre as nações no nosso proje: o condimento alaranjado, e o café que tomamos!

 

Nossos conteúdos:

Listas: listagem de músicas e dramas, dentro de um determinado tema, que merecem atenção.

Notícias: textos rápidos e informativos sobre lançamentos e demais pautas atuais.

Resenhas: textos críticos acerca de uma determinada obra.

Reportagens: pautas bem elaboradas, exclusivas e autorais sobre o universo Hallyu. 

 

Conheça os autores:

 

Agnes Nobre:

Formada em jornalismo, Agnes sempre foi apaixonada pela escrita, pela cultura e entretenimento. Seu primeiro contato com o K-pop foi há muito tempo, porém a paixão só se firmou quando conheceu o EXO, em 2019. A partir do amor pelo boygroup, veio a curiosidade pelos K-Dramas e músicas sul-coreanas. E através do Café com Kimchi, pôde unir seus hobbies e desejos profissionais.

Roberta Melo:

Apaixonada desde criança pelo mundo da música, encontrou no K-Pop uma das suas maiores paixões. Formou-se em Administração Pública e dentro da universidade redescobriu sua paixão pela comunicação. Aventurou-se mais pelo mundo do entretenimento asiático e viu a oportunidade de poder explorar e compartilhar sua paixão por esse universo com diversas outras pessoas por meio do Café com Kimchi.

Fernanda Santos:

Teve seu primeiro contato com o K-Pop em 2010, como com a música "Lollipop" do Bigbang e 2NE1. Formou-se em Jornalismo quase uma década depois, em 2019, com um TCC voltado à participação dos fandoms na produção de críticas e resenhas. Trabalha hoje com a administração de redes sociais (social media) e usa seu excedente criativo para acompanhar lançamentos de grupos de K-Pop.

Leonardo Fernandes:

Para Leonardo, não existe entretenimento sem a internet nos dias de hoje; e sua descoberta a respeito do mundo da mídia sul-coreana aconteceu no universo online. É formado em Jornalismo, e seu norte profissional está direcionado para o mundo da música, dos filmes e das celebridades; é fã do EXO e acredita que, um dia, estará na mesma sala que Park Chanyeol.

Nathalia Jesus:

Apaixonada por cinema, televisão e música, o K-Pop e K-Drama se tornaram uma das principais fontes de entretenimento da jornalista. Nathalia não dispensa um álbum bem produzido, um dorama de suspense e bastante café enquanto aprecia ambos os produtos.

Conheça os colaboradores:

Samara Barboza:


Graduanda de Jornalismo, enxergou no curso a possibilidade de explorar sua criatividade e trabalhar com assuntos que ama. Samara está envolvida com o K-Pop desde 2014, e a partir disso, ficou cada vez mais imersa no entretenimento asiático.

Letícia Mota:

Psicóloga, divide seu tempo entre relatórios, animes, doramas e K-Pop. Envolvida pelo entretenimento asiático desde 2011, sempre quis compartilhar com outras pessoas sua paixão por este universo.

Stephany Mariano:

Apaixonada por música desde pequena, conheceu o K-Pop em 2016 e desde então mergulhou não só na música, mas também na cultura do país. Graduanda em Jornalismo, encontrou a possibilidade de poder se comunicar com as pessoas, ouvir e contar histórias, além de poder trabalhar com os assuntos que gosta, como entretenimento e cultura.

Juliana Palmeirim:

Estudante de jornalismo que é apaixonada desde sempre por música, shows, teatro, filmes e televisão. Descobriu o K-pop com o MV de "DOPE" do BTS, em 2015, mas foi se apaixonar mesmo pelo universo no começo de 2017 depois que viu o clipe de "Spring day", também do BTS. Depois disso, foi explorando cada vez mais as produções e a cultura coreana. O amor foi tanto que em 2022 fez uma viagem para a Coreia do Sul com algumas amigas e hoje em dia está fazendo um intercâmbio no país.

Giovanna Gomes:

Graduanda em Relações Internacionais pela UFPB e aspirante aos Estudos do Leste-asiático. No Café Com Kimchi, é redatora e escreve sobre o universo pelo qual é apaixonada desde a infância com um toque de R.I. para não perder o costume. Acima de tudo, é uma EXO-L fervorosa, mas que não abre mão de outras paixões como 2PM, TXT, SHINee, Jaehyun e a mais recente, o ZEROBASEONE. Aprecia um bom programa de variedades e um K-drama como ninguém, da mesma forma que nunca dispensa um filme do Park Chan-wook e do Wang Kar-wai em seu Letterboxd.

Ana Beatriz Caparroz:

Graduanda de jornalismo e fascinada por países e línguas diferentes, descobriu na cultura coreana um caminho para juntar sua paixão por internacional e cultura. Seu primeiro contato com o K-pop veio em 2016, com a música "Crazy", do 4MINUTE, mas a paixão mesmo só foi bater em 2020 com a música O.N. do BTS. Essa foi a porta de entrada para conhecer e aprender mais sobre a Coreia do Sul, e hoje não dispensa um bom comeback e dramas de comédia romântica - especialmente se tiver Park Hyun Sik e Nam Joo Hyuk no elenco.

Evelyn Saminey:

Foi pela paixão e interesse pela cultura e entretenimento coreanos, que Evelyn atualmente cursa Jornalismo pela UFF, e encontra seu espaço para falar sobre o que ama. Passou por muitos fandoms de 2015 aos tempos atuais, mas foi o SEVENTEEN que conquistou completamente seu coração. Além disso, fotografia é um jeito de contar histórias e um grande amor que vêm ganhando espaço no seu coração.

Gabriella Carvalho:

Gabi é uma libriana que entrou de cabeça no universo do K-pop e dos K-dramas em 2020. Formada em Jornalismo e Cinema e Audiovisual, é fã de Seventeen, Ateez e vários outros grupos (#multistan). Apaixonada por tudo que envolve a cultura asiática, e ama soltar a criatividade escrevendo sobre essas coisas que a fascinam. É como se cada nota de K-pop e cada cena de K-drama contassem uma história única.

Matheus José

 

Graduando em Letras, 22 anos. Crítico, colunista e redator, já passou por publicações nos sites Jornal 140, VIUU, Suco de Mangá, BoysLove Hub, SoundX e Aquele Tuim. Escreve sobre música desde 2017, e sobre K-pop desde 2019, quando ouviu Fancy do TWICE. Porém, só foi virar fã do gênero ao conhecer o EXO, SHINee e f(x). Hoje, escreve sobre cultura asiática e música de vanguarda, ama cinema queer e é apaixonado por grupos nugu.

Joyce Oliveira:

Apaixonada por filmes e séries sul-coreanas, a jornalista começou a apreciar também o mercado musical da Coreia do Sul, o K-pop, em 2012. Sua maior fonte de entretenimento é consumir e escrever sobre tais obras. Se tem uma coisa que Joyce não deixar passar, é um bom drama de romance.

Kamilly Mácola:

Kamilly está cursando Relações Internacionais e iniciando o curso de marketing esportivo. Conheceu o K-pop e os K-dramas através de sites como o Dramafever, e desde então se apaixonou pela cultura asiática; até teve a oportunidade de vivenciar tudo em um intercâmbio de seis semanas na Coreia do Sul.

NOSSO TRABALHO:

Visão: Ser o principal portal de entretenimento sobre cultura midiática sul-coreana no Brasil.  

 

Valores: Profissionalismo, atenção aos critérios de notícia, confiabilidade, respeito ao público e aos respectivos fandoms. 

 

Profissionalismo: Nossa equipe é formada por acadêmicos egressos e cursantes de Jornalismo. Dessa forma, a preocupação em atingir um padrão de qualidade adequado entre nossos pares transpassa todo o processo de produção, da escolha de pauta até a revisão do texto.

 

Atenção aos critérios de notícias: Reportar e noticiar apenas aquilo que atende aos interesses do público segmentado, o que irá impactar ou agregar à sua vida. Em outras palavras: não enchemos linguiça, e nem publicamos abobrinhas. 

 

Confiabilidade: Informação confiável é um dever e um desafio nos dias atuais. Somos responsáveis por tudo aquilo que escrevemos e compartilhamos, e o cuidado é redobrado na manutenção de um site de notícias. Nosso compromisso consiste em apresentar informações verídicas, devidamente apuradas e de confiança. 

 


Respeito ao público: Somos fãs da cultura Hallyu, e lidamos com fãs todos os dias. Sabemos que fanwars são comuns, mas nos pautamos pelo respeito a todos os artistas e a todos os fandoms. 

bottom of page