top of page

Universo Marvel: Conheça os atores de ascendência asiática que atuaram nos filmes de super-heróis

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Com a chegada de Eternos aos cinemas brasileiros, relembre papéis interpretados por artistas asiáticos em um dos estúdios mais famosos da atualidade

(Divulgação/ Total Film/ Reprodução/ Marvel)

Quem foi ao cinema no último final de semana não deve ter ficado surpreso ao se deparar com os pôsteres de Eternos, o mais novo filme da Marvel que estreou quinta-feira, dia 4 de novembro. Mas a surpresa pode ter vindo ao notar três atores de ascendência asiática com tanto destaque no longa. A sino-britânica Gemma Chan, o paquistanês-americano Kumail Nanjiani e o coreano-americano Ma Dong Seok fazem parte do elenco principal do filme, que faturou mais de 160 milhões de dólares na sua estreia ao redor do mundo.


Eternos reitera a proposta da Marvel de reinventar seu universo, afastando-o cada vez mais dos heróis cujas sagas já foram encerradas, como Homem de Ferro, Capitão América, Vingadores e outros. O filme reforça também o compromisso da marca de levar representatividade étnica e racial às produções. Eternos faz isso até fora das telas — além dos atores, o longa tem direção da chinesa Chloé Zhao, que venceu o Oscar de melhor diretora por Nomadland, ainda este ano.



(Divulgação/ Total Film)

Ainda em 2021, um pouco antes do lançamento de Eternos, outro longa trouxe força ao casting de atores asiáticos nos filmes da Marvel. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que estreou no Brasil no início de setembro, foi o primeira produção do estúdio a acompanhar a história de um herói chinês. O elenco, é claro, também foi composto majoritariamente por atores com ascendência chinesa.


O protagonista Shang-Chi é interpretado pelo ator sino-canadense Simu Liu, e o casting principal tem a participação da atriz e rapper sino-coreana Awkwafina, e dos atores chineses Tony Leung Chiu-Wai, Fala Chen e Meng'er Zhang. A malaia Michelle Yeoh, que brilhou como a antagonista de Podres de Rico, também está no filme.


(Reprodução/ Marvel)

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis levou representatividade não só às telonas, mas à trilha sonora do longa também. O álbum digital intitulado Shang-Chi, the Enhanced Album reúne o trabalho de mais de 20 artistas de várias nacionalidades, entre os quais estão Mark Tuan (do GOT7), Anderson Paak, NIKI e Keshi. Rich Brian, rapper sino-indonésio que introduz a coletânea no Spotify, diz que o álbum "é sobre celebrar a experiência asiática, [e] a experiência asiática-americana."



Há alguns anos, a Marvel já trazia atores asiáticos em papéis secundários nas suas sagas. Vamos relembrar? Em Doutor Estranho e em dois filmes dos Vingadores (Guerra Infinita e Ultimato), o ator sino-britânico Benedict Wong interpretou o personagem que coincidentemente leva seu sobrenome, o mestre Wong, mentor do protagonista.


Nos últimos dois filmes dos Vingadores e em Guardiões da Galáxia Vol. 2, Pom Klementieff atua no papel de Mantis. A atriz franco-canadense tem ascendência coreana por parte de mãe. No segundo e terceiro filme de Thor (Mundo Sombrio e Ragnarok), o ator japonês ​Tadanobu Asano interpreta o guerreiro Hogun, um dos fiéis amigos do protagonista.


(Reprodução/ Marvel)

Na última saga do Homem-Aranha, o ator americano-filipino Jacob Batalon interpreta o melhor amigo do herói teioso — o mais novo filme da trilogia, inclusive, deve estrear no Brasil no próximo mês, no dia 17 de dezembro. Em Vingadores: Era de Ultron, a atriz sul-coreana Claudia Kim viveu a cientista Helen Cho. E o ator também sul-coreano Park Seo Joon ainda não apareceu nas telonas do universo, mas está confirmado para o próximo filme da Capitã Marvel, que estreia em 2023.


(Reprodução/ Marvel)

Sentiu falta de algum ator ou atriz na lista? Conta pra gente no Twitter e Instagram do Café!


866 visualizações

Comments


bottom of page