top of page

Retrospectiva 2022: Os 10 melhores doramas do ano, segundo os leitores do Café Com Kimchi

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Os k-dramas aqui listados podem ser encontrados em streamings como Netflix e Viki Rakuten

(Reprodução/KBS2/Netflix)

O ano de 2022 foi muito frutífero para a globalização da televisão coreana, com o aumento do acervo de k-dramas em streamings como Disney+, Apple TV+ e HBO Max, além da produção de mais séries originais em cada um deles. A Netflix, que já vinha crescendo expressivamente seu catálogo de doramas desde 2020, se consolidou como uma das plataformas mais notáveis do gênero este ano, atrás somente do completíssimo Viki Rakuten.



Pensando nos espectadores que acompanharam os principais lançamentos de k-drama este ano, o Café Com Kimchi abriu uma enquete com mais de 80 produções de 2022, para que os leitores escolhessem os melhores doramas do ano. A democracia foi feita e aqui estão os resultados e a porcentagem de votos que cada um recebeu.


Apesar de ter um ou outro drama sobrenatural por aqui, parece que este foi o ano em que as histórias com repletas de humanidade ganharam o coração do público. Além disso, produções estreladas por idols de K-pop dominaram a lista. Confira!


10) Pachinko (18,9%)

(Reprodução/Apple TV+)

Abrindo a lista, o décimo dorama mais votado foi Pachinko. A produção da Apple TV+ foi baseada em best-seller homônimo de Min Jin Lee e acompanha a saga de quatro gerações de uma família em luta pela sobrevivência durante eventos históricos que impactaram a sociedade sul-coreana. Com um visual incrível e talentosíssimo elenco, o k-drama foi sucesso de crítica, garantindo 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.



9) Clima do Amor (20,8%)

(Reprodução/JTBC)

O que poderia dar errado em um k-drama estrelado por dois queridinhos da dramaland? Clima do Amor colocou Park Minyoung (What’s Wrong With Secretary Kim?) e Song Kang (Apesar de Tudo, Amor) como o casal que a gente nem sabia que precisava tanto ver nas telinhas. Como resultado, o enredo meteorológico conquistou o carinho dos espectadores e veio parar aqui!


8) All of Us Are Dead (22,4%)

(Reprodução/Netflix)

Lançado em janeiro de 2022 na Netflix, All of Us Are Dead une dois temas infalíveis para os fãs de produções televisivas sul-coreanas: eventos sobrenaturais e ambiente escolar. Na trama, acompanhamos um apocalipse zumbi iniciado no laboratório de um colégio de ensino médio — e, ao contrário de The Walking Dead, os morto-vivos conseguem correr, o que torna tudo ainda mais horripilante.


7) Promotor do Mal (22,6%)

(Reprodução/KBS2)

Após concluir seu período no alistamento militar obrigatório, Do Kyungsoo (D.O., do EXO) retornou para mais um de seus personagens excêntricos nas telinhas. Em Promotor do Mal, como o nome já sugere, interpretou um promotor sedento por justiça e disposto a desmascarar irregularidades no sistema — mesmo que, para isso, tivesse que usar meios pouco convencionais, como a ajuda de uma gangue. Mais uma vez, o cantor fez um excelente trabalho e nos relembrou o motivo pelo qual é tão respeitado como ator.


6) Mimicus (26,4%)

(Reprodução/Viki Rakuten)

Mais um drama escolar por aqui! Disponível no catálogo do Viki Rakuten, Mimicus marca a estreia da cantora Jo Yuri, ex-integrante do IZ*ONE, como atriz protagonista. Ao lado dela, Yoo Youngjae, do B.A.P., também protagoniza a trama que, apesar de ser ambientada em um ambiente estudantil, aborda questões sobre a indústria do entretenimento e presença em mídias sociais.


5) Vinte e Cinco, Vinte e Um (30,2%)

(Reprodução/tvN)

Vinte e Cinco, Vinte e Um está merecidamente entre os cinco melhores do ano e não teria sido tão impactante sem o protagonismo brilhante do trio formado por Nam Joohyuk, Bona e Kim Taeri. O drama se passa nos anos 90 e acompanha duas esgrimistas rivais e um jornalista que lutam pelos seus sonhos e buscam a felicidade em meio a uma crise econômica que assola o país. A princípio, a trama pode parecer comum, mas tem tantas nuances que não consegue passar despercebida pelo público. Não a toa, recebeu muitos votos nesta lista!


4) Alquimia das Almas (34%)

(Reprodução/Netflix)

Inegavelmente um dos destaques do ano, Alquimia das Almas chegou com o pé na porta, lançando não apenas uma, mas duas temporadas — após o grande sucesso da primeira. O drama de época tem altas doses de fantasia e envolve o intercâmbio de almas, centrado em uma feiticeira que transfere a sua para o corpo de uma garota cega e planeja se vingar da pessoa que matou seu pai.


3) Amanhã (35,8%)

(Reprodução/MBC)

Baseado em webtoon homônima, Amanhã segura a medalha de bronze neste pódio! O k-drama extraiu muitas lágrimas do público com um enredo que acompanha um grupo de ceifadores, cujo objetivo é salvar pessoas suicidas. Como se não bastasse o enredo impactante, o drama conta com um excelente elenco, liderado por nomes como Rowoon, Kim Heeseon e Lee Soohyuk.


2) Uma Advogada Extraordinária (37,7%)

(Reprodução/Netflix)

Woo to the Young to the Woo! Consegue imaginar uma lista de melhores do ano sem Uma Advogada Extraordinária? Após brilhar em O Rei de Porcelana, Park Eunbin finalmente aceitou o papel que os roteiristas escreveram exatamente para ela — sim, literalmente pararam a produção do k-drama até a atriz estar disponível para protagonizá-lo. Graças a ela, conhecemos Woo Youngwoo, uma advogada autista que mostrou sua excelência nos tribunais durante 16 episódios e emocionou a audiência por sua doçura e sensibilidade. Inclusive, é possível que o drama apareça novamente no Top 10 nos próximos anos, já que a 2ª temporada já está confirmada.


1) Pretendente Surpresa (43,4%)

(Reprodução/Netflix)

Com incríveis 43,4% de soberania, Pretendente Surpresa levou a melhor na votação de melhores do ano! O k-drama estrelado por Kim Sejeong e Ahn Hyoseop chegou ao catálogo da Netflix e se manteve no Top 10 Global do streaming entre março e abril, apresentando um romance entre um CEO e sua atrapalhada funcionária. É possível identificar muitas razões para justificar a vitória do drama nesta lista, sendo uma das principais — segundo comentários de espectadores — a leveza da trama, que não tem medo de cair no clichê romântico e nas cenas embaraçosas e divertidas que marcaram a televisão sul-coreana na última década.


E aí, o que achou dos resultados? Conta para a gente nas redes sociais do Café Com Kimchi!

1.174 visualizações

1件のコメント


Gustavo Fernandes
Gustavo Fernandes
2023年1月02日

Estou lendo Pachinko agora, quero terminar o livro antes de começar o drama. Fiquei extremamente feliz de ver Tomorrow na lista, foi uma série que me impactava diferentemente a cada episódio.

いいね!
bottom of page