top of page

Por que Business Proposal é tão bom? Confira 5 acertos do dorama que chegou à Netflix em abril

Pretendente Surpresa é um sucesso que aposta no formato raiz dos dramas, com muito clichê e uma boa dose de comédia

(Divulgação / SBS / Netflix)

Perto de completar um mês na Netflix Brasil, Business Proposal apareceu no TOP 10 da plataforma em todas as semanas de abril. O dorama foi concluído nas telinhas coreanas no dia 5, mas está sendo relançado no streaming com dois episódios semanais. A chegada ao catálogo brasileiro ajudou a renovar o entusiasmo pelo drama da SBS; porém, a produção já havia se consolidado como um sucesso muito antes de estrear por aqui.


E não estamos falando de um sucesso modesto. Desde que estreou, Business Proposal — ou Pretendente Surpresa — registrou recordes de audiência, configurou nos assuntos mais comentados da Internet a cada novo capítulo e amoleceu até o coração dos fãs mais exigentes. Ele até aparece entre as séries Mais Curtidas da Netflix, e muitos já o classificam como um dorama essencial para quem quer se tornar dorameiro.


Mas qual será o segredo de tanto sucesso? O Café Com Kimchi reuniu neste artigo cinco possíveis causas para o bom desempenho do título com a audiência. 'Bora conferir? A lista começa após a publicidade.



Clichês juntos e misturados


Em Business Proposal, um empresário ricaço faz uma proposta de casamento arranjado para uma de suas funcionárias. Só com essa sinopse de uma linha, já dá para identificar alguns dos enredos queridinhos da dramaland, né? O dorama trabalha muito bem a dinâmica do protagonista CEO e milionário, o romance de escritório e, claro, o casamento arranjado. Com tanta trama boa reunida, não é de se admirar que seja um case de sucesso.


Casting que surpreende


Quem deu play em Pretendente Surpresa pela sinopse, pode ter se encantado ainda mais com o k-drama depois de alguns episódios na companhia da incrível Kim Sejeong no papel de Kim Hari e do talentoso Ah Hyo Seop como o CEO Kang Taemoo. A entrega de ambos é visível com o avançar da trama, especialmente no caso da Sejeong, que foi comparada à atriz vencedora do Oscar Emma Stone. Kim Minkyu e Seol Inah também têm destaque como um casal secundário e atuações igualmente surpreendentes.


O retorno da Comédia Romântica


Na receita do sucesso deste k-drama, a inserção de elementos de comédia é com certeza um dos ingredientes principais. É a retomada de um gênero adorado pela audiência e que andava um tanto adormecido nos últimos anos, com o enfoque em doramas pesados, com temas desconfortáveis e produções apocalípticas. Em Business Proposal, o único perigo é morrer de rir!



Aliás, não basta apenas ser um humor pontual e leve — na série da SBS, tem-se o retorno poderoso da clássica vergonha alheia, aquelas cenas em que o espectador experimenta a sensação de constrangimento junto do personagem. Como superar Kim Hari dando nome às suas próteses de silicone já no primeiro episódio? Esse misto de ridículo e cômico rende muitas risadas, além de contribuir para alastrar a fama do dorama.


Baseado em Webtoon


Outro grande acerto de Business Proposal é "ir na onda" das adaptações de webtoons, por assim dizer. As produções do gênero têm ganhado força exponencial nos últimos anos, o que também inclui o universo dos doramas inspirados em quadrinhos coreanos. A série é baseada no webtoon The Office Blind Date, de HaeHwa. Outros doramas baseados em webtoon são A Profecia do Inferno e Apesar de Tudo, Amor (Nevertheless)


Química de Milhões


Por último mas não menos importante, não dá para negar que os casais de Pretendente Surpresa entregam muita química. Essa atração tangível está presente não só na relação do par principal principal, mas também no secundário. Só um vídeo de um beijo entre os personagens Jin Young Seo e Cha Sung Hoon contabiliza mais de 13 milhões de views no Twitter. Com esses números dá pra entender porque Business Proposal é um hit, né?


E você, o que acha que torna o dorama um sucesso? Concorda com os 5 apontamentos do Café? Conta para a gente no nosso Twitter e Instagram!



2.687 visualizações
bottom of page