top of page

Vida após "BOYS II PLANET": Conheça TODOS os 60+ grupos de K-pop formados em survival

  • Foto do escritor: vics
    vics
  • 26 de set.
  • 31 min de leitura

O Café com Kimchi compila todos os grupos que nasceram em programas de sobrevivência desde as primeiras gerações


Divulgação Mnet | JYP Ent.
Divulgação Mnet | JYP Ent.

Quando o Kep1er foi anunciado com a final do Girls Planet 999, lá em 2021, a gente publicou uma matéria sobre outros cinco grupos que passaram pelo mesmo processo de seleção de sobrevivência. Agora, com a final do BOYS II PLANET retornamos mais uma vez para trazer para você um listão completo com TODOS os grupos que passaram pelo sistema de survival afim de alcançar o tão sonhado debut.


Ao todo, contando o recém-formado ALPHA DRIVE ONE, 65 grupos já viveram a experiência. E a nossa lista começa pela estreia mais antiga, em 2006, até chegar nos dias atuais.




Confira abaixo um pouco mais sobre os grupos de K-pop formados reality:


Battle


Logo no início da segunda geração, a Mnet deu seu primeiro passo com a estreia do Let's Coke Play: Battle Shinhwa, em 2006. Possivelmente o primeiro survival da gigante televisiva (porém sem votação da audiência), o programa acompanhou a formação do grupo Battle, sob a premissa de encontrar a "segunda geração do Shinhwa", famoso e influente grupo da primeira geração.


Durando quatro anos (2006-2010), o Battle era formado por Won "Ryu" Seungjae, Shin Ki-hyun, Park "Lio" Ji-woon, Kim "Hwichan" Tae-kwan, Jin Tae-hwa e Jung "Chris" Hyungrok. Destes, apenas Tae-hwa segue carreira no meio do entretenimento, atualmente atuando em diversas peças musicais de grande sucesso.





BIGBANG


Um dos maiores e mais influentes grupos das história do K-pop foi formado em um survival — mas com algumas ressalvas. O programa foi exibido mais como um documentário acompanhando o processo que veio a selecionar os então cinco membros, em um formato que cortou apenas um trainee e não incluiu votação do público. Mas apesar de tudo, o projeto acabou servindo como uma base para o que logo viria a estabelecer o gênero.


Daesung, Taeyang e G-DRAGON, respectivamente (Reprodução)

E com o BIGBANG formado, o resto é história. G-DRAGON, Taeyang, Daesung, T.O.P e Seungri vieram a ser um dos maiores sucessos da música coreana, não só entregando alguns dos mais memoráveis hits da indústria (BANG BANG BANG, Fantastic Baby, Haru Haru, Lies, Last Farewell...) como também dando início ou popularizando diversas tendências que permanecem até hoje na base do K-pop — as mudanças na cor de cabelo e Lightsticks, por exemplo.


Atualmente, o grupo segue apenas com três membros. T.O.P anunciou sua saída oficial em fevereiro de 2022, após o fim de seu contrato exclusivo com a YG, empresa que gerencia a marca, e sua condenação por uso de maconha em 2017. Já Seungri se aposentou da indústria em 2019 após ser uma peça central no infame escândalo Burning Sun, no qual resultou em condenações por organização de prostituição e apostas ilegais.



2PM e 2AM


Em 2008, o Hot Blood estreou na TV também se aproximando mais de um documentário. Embora o programa tenha incluído o processo de votação, os resultados não intervinham diretamente na seleção dos membros. No final, com três trainees eliminados, o programa da JYP veio a formar dois grupos: o 2AM e o 2PM, sob o conceito de dois lados de uma mesma moeda (ou "dia e noite").



Enquanto o 2AM teve seu debut em julho de 2008, o 2PM veio a estrear em setembro. O primeiro seguia um conceito mais sóbrio, em um quarteto vocal formado por Jo Kwon, Changmin, Seulong e Jinwoon. Já o segundo, mais no conceito de grupo de kpop, apostou em uma pegada mais sexy e másculo fomentado por, até então, sete membros: Jay Park (que deixou o grupo em 2010), Jun.K, Nichkhun, Taecyeon, Wooyoung, Junho e Chansung.


Se o 2AM trouxe para o público grandes baladas como Can't Let You Go Even If I Die, I Was Wrong e I Wonder If You Hurt Like Me, o 2PM preencheu as boates com Heartbeat, Again & Again, I'll Be Back e Hands Up.



Ambos os grupos e membros seguem em atividade até os dias de hoje, dispersos entre a música e a atuação, além de promoções conjuntas.





VIXX


O grupo então formado por N, Leo, Ken, Hyuk, Hongbin e RAVI foi formado em 2012 através do MyDOL, o primeiro survival a incorporar votação do público com ramificações direta na escolha dos integrantes finais. Com produção da Mnet, é a primeira versão completa dos atuais programas de sobrevivência.


Com o anúncio final, o VIXX debutou oficialmente em maio de 2012, cuja carreira foi marcada por sucessos moderados como Voodoo Doll, Eternity, Chained Up e Shangri-La.


Ken, Leo e Hyuk durante a mais recente era, Continuum (Reprodução)

Hoje, apenas N, Leo, Ken e Hyuk seguem ativos no grupo. Hongbin anunciou sua saída em 2020 após fazer uma live bêbado criticando outros idols. Já a saída de RAVI aconteceu em decorrência de sua polêmica por tentativa de evasão do serviço militar obrigatório, sob a alegação que ele teria forjado documentos médicos afim de servir como servidor público. Um julgamento determinou que RAVI é culpado por violar a Lei de Serviço Militar, com uma sentença de liberdade condicional de dois anos e 120 horas de serviço comunitário. O cantor também se voluntariou a servir o exército duas vezes.



WINNER

Em 2013, a YG retornou mais uma vez ao mundo dos survivals. Através do WIN: Who Is Next?, a empresa apresentou dois grupos (A e B) com a proposta do público determinar qual deles viriam a se tornar o WINNER.


Com a vitória do time A, Yoon, Jinu, Hoony, Mino e Taehyun estrearam em 2014 alcançando grande sucesso com hits como Empty, REALLY REALLY e Everyday.



Ainda em atividade, o grupo segue com quatro integrantes mas promovendo apenas com três. Taehyun se desligou da banda em 2016 por problemas de saúde, enquanto Mino atualmente passa por problemas legais devido seu período de alistamento obrigatório, suspeito de fugir de suas obrigações durante o tempo de serviço.



Monsta X


Possivelmente um dos survivals mais emblemáticos do gênero, o NO.MERCY estreou em 2014 como o primeiro programa de sobrevivência da Starship. Afim de formar um grupo com uma base mais focada no hip-hop, o time viria a ser conhecido como o grupo de kpop Monsta X e formado por Shownu, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Joohoney, I.M e WONHO.



Embora o programa não tenha apresentado nada de muito diferente ao formato, NO.MERCY é reconhecido no meio pela polêmica em torno da inclusão de I.M à lineup. O vindouro membro foi adicionado apenas na reta final do survival, após uma chocante eliminação, causando muito atrito e descontentamento por parte dos então trainees. Até hoje o momento é visto como um grande trauma entre os membros do boygroup, que preferem não relembrar o acontecido.



Desde maio de 2015, o Monsta X lançou sucessos como Hero, Dramarama, Shoot Out e Love Killer, sendo também responsáveis por um álbum em inglês de grande sucesso na Billboard 200, o All About Luv.


Em 2019, WONHO anunciou sua saída do grupo após rumores de uma dívida monetária a uma amiga e o uso ilegal de maconha na sua adolescência. Após uma investigação policial, todos os rumores foram provados falsos. Hoje ele segue como solista em uma subsidiária da Starship.




SEVENTEEN


Em uma situação parecida com os primórdios do gênero, o SEVENTEEN Project: Big Debut Plan se apresentou mais como um documentário do que um survival propriamente dito. A grande diferença aqui é que, invés do conceito seguir a batalha de trainee contra trainee, o programa foi fomentado por uma batalha dos trainees (S.Coups, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, The8, Seungkwan, Vernon e Dino) contra a Pledis.


Em atividade desde maio de 2015, o SEVENTEEN trouxe ao mundo músicas como Pretty U, Very Nice, Clap, Left & Right, Hot, Super e Thunder.




KARA


Embora o KARA não tenha sido formado através de um survival, o reality KARA Project: Baby KARA estreou sob a premissa de encontrar uma nova adição para o grupo após duas membros originais terem finalizado seu contrato com a empresa. Sendo o primeiro survival feminino, a exibição chegou ao fim incluindo Youngji, que debutou oficialmente em setembro de 2015.


Donas de grandes sucessos e influência, o KARA é o nome por trás de músicas como Lupin, Jumping, Step e Pandora.




iKON


Com o sucesso de WIN: Who Is Next? e a constante campanha do público pelo debut do time B, a YG estreou uma continuação do programa com o Mix & Match. Com BOBBY, B.I e Jay confirmados como membros, o restante do time B precisaria sobreviver aos cortes afim de adentar a lineup que veio a formar o grupo de k-pop iKON, resultando em um grupo de sete membros composto pelos três nomes citados e Ju-ne, Song, DK e Chan.


Com o debut em setembro de 2015, o grupo é responsável pelos hits RHYTHM TA, Apology e Love Scenario. Em 2021, eles participaram do Kingdom: Legendary War, um survival entre grupos de K-pop para determinar o "Rei do K-pop", ficando em penúltimo lugar (#5).



O iKON segue em atividade, mas sem a presença de B.I, que saiu do grupo após a acusação de tentativa de compra de maconha e LSD e uso desta última droga, além de tentativa de evasão das acusações. Apesar de ter confirmado a tentativa de compra devido um momento difícil de sua vida e ter se declarado culpado em todas as acusações, os testes de uso de drogas voltaram negativos.





TWICE


Você talvez não saiba, mas sim, o TWICE é o resultado de um programa de sobrevivência. O reality acompanhou todo o processo que selecionou nove trainees para o que viria a ser um dos maiores grupos femininos da nova geração.


Sendo um dos principais nomes em atividade da JYP, Jihyo, Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu debutaram em outubro de 2015 vindo a dar a vida à inúmeros hits atemporais, como Cheer Up, TT, Likey, What Is Love?, Yes or Yes e Fancy.




I.O.I


Dando o pontapé na maior franquia de survivals do K-pop, o I.O.I nasceu em decorrência ao primeiro Produce 101. No ambicioso programa, a Mnet reuniu 101 trainees de diversas empresas diferentes para duelar em tarefas que selecionariam 11 membros para formar um grupo temporário.


Através de votação de audiência e do telespectador, Somi, Sejeong, Yoojung, Chungha, Sohye, Kyulkyung, Chaeyeon, Doyeon, Mina, Nayoung e Yeonjung formaram o famoso I.O.I. Performando sucessos como Whatta Man (Good Man) e Very Very Very, elas debutaram em maio de 2016.


(Reprodução)

Com o fim previsto do grupo, as integrantes seguiram em carreiras individuais. Somi, Chungha e Yoojung (Weki Meki) são hoje cantoras solos, enquanto Nayoung (PRISTIN), Sejeong (gugudan), Chaeyeon (DIA), Kyulkyung (PRISTIN), Sohye, Mina (gugugan) e Doyeon (Weki Meki) apostaram em carreiras de atrizes. Yeonjung segue como membro do WJSN/Cosmic Girls.




SF9


Em moldes parecido com o WIN: Who Is Next?, o Dance or Band (D.O.B) colocou dois grupos diferentes (NEOZ DANCE e NEOZ BAND) para duelar pelo debut. Na colaboração entre a Mnet e a FNC, o time vitorioso foi o DANCE, tornando-se o SF9.


Debutando em outubro de 2016, Youngbin, Inseong, Jaeyoon, Dawon, Zuho, Yoo Taeyang, Hwiyoung, Chani e Rowoon são os responsáveis por músicas como O Sole Mio, Good Guy e Tear Drop. Em 2021, ao lado do iKON, o grupo participou do Kingdom: Legendary War, ficando em último lugar (#6).


(Reprodução)

Em 2023, Rowoon anunciou sua saída do grupo para focar na proeminente carreira de ator. Também, é de conhecimento público que o então idol sofria de uma hérnia de disco que constantemente impedia que o mesmo apresentasse plenamente as coreografias elaborados do grupo, piorando cada vez mais seu quadro.


Ainda, Zuho, até então o principal produtor do grupo, está em um hiato indeterminado desde 2024, quando anunciou sua saída da FNC. O cantor alega que, embora ainda seja parte do SF9, a antiga empresa constante o impede de participar das atividades do grupo.




PENTAGON


Através do PENTAGON Maker, a Cube veio a estrear em outubro de 2016 o PENTAGON, responsável pelo hit viral Shine. O programa marca a primeira vez que um survival não elimina nenhum de seus participantes, resultado no debut dos então dez membros: Hui, Jinho, Hongseok, Shinwon, Yanan, Yeo One, Yuto, Kino, Wooseok e E'Dawn.


Atualmente em hiato indeterminado com a debandada dos membros da Cube e início de promoções individuais paralelas, apenas nove dos 10 integrantes seguem no grupo.


(Reprodução)

Em 2018, E'Dawn (atualmente conhecido como DAWN), que era um dos produtores principais do PENTAGON ao lado de Hui, saiu do grupo em meio a uma das maiores polêmicas do K-pop. O idol tornou público o seu relacionamento de dois anos com a idol solista HyunA, gerando um grande escândalo em uma indústria que condena namoros. Apesar da polêmica, o casal se tornou um símbolo do K-pop e manteve o relacionamento por seis anos até o final de 2022, quando anunciaram o término poucos meses após terem ficado noivos. Ele segue como cantor solo.



MOMOLAND


Debutando em novembro de 2016, o MOMOLAND foi formado através do Finding MOMOLAND, único programa produzido pela atual agência MLD. Hyebin, Yeonwoo, Jane, Nayun, JooE, Ahin e Nancy foram selecionadas como as membros finais, lançando músicas como Bboom Bboom, Daam e I'm So Hot.


Em 2017, Daisy e Taeha foram adicionadas à lineup. Porém esta última e Yeonwoo anunciaram a saída em 2019, sendo seguidas pela expulsão de Daisy em 2020.



Em 2023, o grupo finalizou seu contrato com a MLD, entrando em hiato indefinido. Em 2025, o grupo retornou as atividades com as seis membros restantes: Hyebin, Jane, Nayun, JooE, Ahin e Nancy, com o lançamento do single RODEO.



WANNA ONE


Com o grande sucesso do Produce 101 e as promoções do I.O.I, a Mnet deu seguimento ao formato em uma segunda temporada focada na criação de um boygroup. O Produce 101 Season 2 seguiu o mesmo formato da primeira temporada, resultando no emblemático grupo de k-pop WANNA ONE, debutado em agosto de 2017.


Donos de um dos maiores hits do k-pop, Energetic, e responsável por outros grandes sucessos como Burn It Up, Beautiful e Boomerang, os membros Jisung, Sungwoon, Minhyun, Seongwoo, Jaehwan, Daniel, Jihoon, Woojin, Jinyoung, Daehwi e Kuanlin formaram o grupo que ficou ativo por apenas um ano — mas suficiente para se tornarem a lenda que são hoje.


(Reprodução)

Com o disband, a maior parte dos membros seguiu na música. Jisung (ex-LUNA), Sungwoon (ex-HOTSHOT), Minhyuk (ex-NU'EST), Jaehwan e Daniel hoje promovem como cantores solos, enquanto Jinyoung, que antes fazia parte do CIX, está prestes a debutar como solista. Já Woojin e Daehwi são membros do AB6IX. Kuanlin se aposentou do mundo do entretenimento para seguir como diretor de cinema. Por fim, Seongwoo e Jihoon apostam na carreira de ator, com este último atuando em projetos de grande repercussão como Classe dos Heróis Fracos.




SKYE (IN2IT)


O survival da Mnet Boys24, lançado em 2016, formou originalmente um grupo de oito membros composto por Inpyo, Jiahn, Yeontae, Inho, Hyunuk, Isaac, Jinsub e Sunghyun — sendo estes dois últimos ex-membros.



Com um sucesso moderado, o então IN2IT permaneceu majoritariamente ativo entre outubro de 2017 e 2020, quando entraram de hiato após o fim do contrato com a empresa e o início do serviço militar dos membros. Em 2023, eles redebutaram sob o nome SKYE, com o lançamento do single A New Beginning.



fromis_9


Hayoung, Jiwon, Chaeyoung, Nagyung, Jiheon, Gyuri, Saerom, Seoyeon e Jisun foram as nove membros escolhidas para formar o grupo vencedor do Idol School, um programa de sobrevivência da Mnet fora do sistema Produce.



Com o debut do querido grupo de kpop, que ocorreu em janeiro de 2018, o fromis_9 apresentou ao mundo músicas como To Heart, Love Bomb, Stay This Way e os recentes hits Supersonic e Like You Better. Atualmente sem Gyuri, Saerom, Seoyeon e Jisun, o grupo promove com cinco integrantes sob um novo selo.



Stray Kids


Na nova empreitada no mundo dos survivals, a JYP apresentou ao mundo o reality que viria a debutar o grupo de mesmo nome. Stray Kids misturou um pouco de documentário e survival, uma vez que as eliminações do programa foram revertidas e todos os nove membros debutaram.


Stray Kids (tanto o reality quanto o grupo) seguiu o conceito de uma formação encabeçada pelo líder Bang Chan, que precisava mostrar à banca de jurados da JYP que o grupo precisava permanecer com os nove integrantes apresentados.



Com o fim do survival e a estreia do grupo em março de 2018, Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Han, Felix, Seungmin, I.N e Woojin fizeram história com grandes hits como Hellevator, God's Menu, Back Door, Thunderous, Maniac e Lalalala, sendo atualmente o contraposto masculino da JYP para o TWICE.


Desde 2019 o grupo promove com oito membros, após a saída de Woojin por circunstâncias pessoais. Hoje, o ex-membro segue como solista.


Em 2021, junto ao iKON e SF9, o grupo participou do Kingdom: Legendary War, sendo os grandes vitoriosos da edição.





1THE9


Em um novo conceito, o UNDER19 reuniu artistas de diversas áreas afim de promover uma nova geração de idols. Assim, 57 cantores, rappers, dançarinos e produtores duelaram pelas nove vagas finais que formaram o grupo temporário 1THE9.


Doyum (JUSTB), Jinsung, Taewoo (ex-BLANK2Y), Yechan (OMEGA X), Taekhyeon (atualmente ator), Yongha (WEi), Sungwon (solista e ex-CIIPHER), Seunghwan (solista e ex-BOYS PLANET) e Junseo (WEi) debutaram em abril de 2019, ficando juntos até agosto de 2020.


(Reprodução)


UNI.T e UNB


Em busca das melhores versões de um idol, o The Unit foi um programa de sobrevivência que deu vida a dois grupos de kpop: um masculino (UNB) e um feminino (UNI.T).


O primeiro, formado por Feeldog, Euijin, Daewon, Marco, Hojung, Hansol, Jun, Chan e Kijoong, debutou em abril de 2018, durando até janeiro de 2019. Já o segundo foi de maio a outubro de 2018, com as membros Woohee, Jiwon, Yoonjo, ZN, NC.A, Euijin, Yebin, Hyunjoo e Suji.



IZ*ONE


Em uma nova temporada da franquia Produce, agora repaginada como o Produce 48, o programa foi uma colaboração entre a Mnet e o AKB48, famoso e influente sistema de idols japonesas. Entre as 96 integrantes (48 de cada país), apenas 12 vieram a ser selecionadas para formar mais um grupo temporário, que durou de outubro de 2018 até abril de 2021.


(Reprodução)

O icônico IZ*ONE atingiu grande sucesso com a sua formação, composta por Jang Wonyoung (atualmente no IVE), Miyawaki Sakura (LE SSERAFIM), Jo Yuri (atriz e solista), Choi Yena (solista), Ahn Yujin (IVE), Yabuki Nako (atriz e graduada do HKT48), Kwon Eunbi (solista), Kang Hyewon (solista e atriz), Honda Hitomi (SAY MY NAME), Kim Chaewon (LE SSERAFIM), Kim Minjoo (atriz) e Lee Chaeyeon (solista). La Vie en Rose e Fiesta são alguns de seus grandes sucessos.





X1


Se o Produce feminino voltou, é claro que o masculino também daria as suas caras. Assim, a Mnet estreou o Produce X 101, mantendo o mesmo formato tradicional sob a expectativa de debutar um grupo de 11 integrantes.


Com o sucesso moderado de Flash, o X1 teve uma vida curta, indo de agosto de 2019 até janeiro de 2020. O motivo por trás da dissolução foi a grande polêmica que envolveu a franquia Produce, forçando a Mnet a enterrar o formato após um escândalo de manipulação na formação do lineup final do X1, que acabou respingando em todas as outras temporadas e revelando um grande esquema de corrupção que até mesmo resultou na prisão dos produtores envolvidos no programa.


(Reprodução)

O grupo foi formado por Seungwoo (ex-VICTON e solista), Seungyoun (amplamente conhecido como o solista WOODZ), Wooseok (ex-UP10TION, atualmente solista), Yohan WEi), Hangyul (BAE173 e POLARIX), Junho (DRIPPIN), Dongpyo (ex-MIRAE e solista),  Minhee (CRAVITY), Eunsang (YOUNITE), Hyeongjun (CRAVITY) e Dohyon (BAE173).



TREASURE


Nessa altura do campeonato, acredito que a YG já pode pedir música no Fantástico. Em mais uma empreitada em programas de sobrevivência, a YG TREASURE Box apresenta um total de 29 trainees que irão tentar entrar no corte que formará o grupo de 12 membros TREASURE.


Choi Hyunsuk, Jihoon, Yoshi, Junkyu, Yoon Jaehyuk, Asahi, Haruto, Doyoung, Park Jeongwoo, So Junghwan, Mashiho e Bang Yedam foram os membros selecionados, debutando em agosto de 2020 e vindo a lançar músicas como Boy, JIKJIN e Bona Bona.



Em 2022, Mashiho e Bang Yedam saíram do grupo simultaneamente por problemas de saúde e a busca por uma carreira de produtor, respectivamente. Posteriormente através de entrevistas sobre sua decisão, Yedam revelou que sua saída aconteceu por promessas não cumpridas pela YG, que por contrato previa o lançamento de uma carreira solo paralela para o cantor. Anteriormente ao TREASURE Box, ele havia ganhado um famoso programa de talentos produzido pela YG — o mesmo que apresentou ao mundo o AKMU.



ENHYPEN (indiretos: &TEAM e JUSTB)


Assim como o NO.MERCY, o I-LAND também é um dos survivals de grande infâmia no gênero. Mas diferente do citado, o mais recente misturou o formato de sobrevivência com uma espécie de Big Brother onde os telespectadores podiam acompanhar o dia-a-dia dos trainees mais de perto.


O ambicioso projeto da HYBE Labels deu vida ao ENHYPEN, um grupo de sete membros composto por Jungwon, Heeseung, Jay, Jake, Sunghoon, Sunoo e Ni-Ki. Os garotos debutaram em novembro de 2020 e o catálogo conta com músicas como Drunk-Dazed, Bite Me, XO (Only If You Say Yes) e No Doubt.



O programa também acabou gerando metade dos membros do vindouro &TEAM, formado através do programa de sobrevivência japonês &AUDITION: The Howling. K, EJ, Taki e Nicholas foram os ex-trainees selecionados, em adição a Fuma, Yuma, Jo, Harua e Maki. Embora o grupo seja focado no mercado japonês, tendo debutado em dezembro de 2022, o &TEAM fará seu aguardado debut coreano em outubro de 2025.


Também, os trainees Geonu e Siwoo acabaram ingressando o JUSTB ao lado de Bain, Lim Jimin, DY e Sangwoo, debutando em junho de 2021.





Kep1er (indiretos: ILY:1 e ViV)


Atualmente um dos grupos femininos em atividade mais famosos vindos de um survival, o Kep1er foi formado através do Girls Planet 999. O programa da Mnet é uma versão repaginada do Produce, dando início a uma nova franquia de programas de sobrevivência do canal.


Aqui, nove membros foram selecionadas para compor a lineup final do grupo, sendo elas Yujin, Xiaoting, Chaehyun, Dayeon, Hikaru, Huening Bahiyyih, Youngeun, Mashiro e Yeseo. As duas últimas não fazem mais parte da formação após a renovação de contrato, que transformou o Kep1er de temporário para fixo, no primeiro caso na história dos realities da Mnet.


O girlgroup debutou em janeiro de 2022 através do smash-hit WA DA DA, eventualmente lançando outros trabalhos como We Fresh e Tipi-tap.



De forma indireta, outros grupos nasceram através de ex-participantes do reality. O primeiro caso é o ILY:1. Ririka, Hana, Yunji e Chang Ching (atualmente conhecida como Rona), ao lado de Nayu e Elva, debutaram oficialmente em fevereiro de 2022.


Dana, Yume, Nagomi e Tzuling, junto a estreante Vella, debutaram em abril de 2024 como o ViV, chegando ao fim poucos meses depois em agosto de 2024.



TAN


O finado TAN, grupo temporário de sete integrantes formado por Changsun (atualmente parte do 24K+), Jooan, Jaejun (IN A MINUTE), Sunghyuk, Hyunyeop (IN A MINUTE), Taehoon e Jiseong (NTX), foi apresentado através do reality Extreme Debut: Wild Idol. O programa levava a ideia de sobrevivência ao literal, colocando os trainees em uma espécie de treinamento militar na selva.



O TAN, que debutou em março de 2022, chegou ao fim em 2024 após o término do contrato, que também resultou em uma batalha jurídica entre os membros e a empresa.



CLASS:y


Formado através do My Teenage Girl, o CLASS:y é um grupo de sete membros sob a M25. Hyungseo, Chaewon, Hyeju, Riwon, Jimin, Boeun e Seonyou debutaram oficialmente em maio de 2022 com a música Shut Down.



No final de 2022, o grupo adentrou o seu primeiro survival enquanto membros, participando da segunda temporada do Dancing Dol Stage, um programa de batalha de danças/coreografia entre idols. Novamente, em 2023, as garotas participaram da batalha de girlgroups The Next: Battle of the K-Pop Girl Groups. Sem nenhum lançamento nesse meio tempo, elas tiveram o segundo comeback após dois anos de hiatus, em 2024.



TNX e KickFlip


O que acontece quando você une dois grandes nomes do K-pop? Neste programa encabeçado por PSY e J.Y. Park, uma seleção de trainees das duas empresas irão mostrar seus respectivos talentos afim de fecharem um contrato com uma das duas empresas (PNATION e JYP, respectivamente) e debutar nos próximos grupos de ambas. O LOUD gerou assim dois grupos, com uma diferença chocante entre o período do debut.


O primeiro foi o TNX, que em um determinado momento passou a se chamar The New Six, e agora voltou a ser TNX. Taehun, Hyunsoo, Junhyeok, Hwi, Sungjun e Kyungjun foram os seis membros que fizeram parte da formação original do grupo, que estreou em maio de 2022. Sendo seu maior sucesso a música Love or Die, o boygroup hoje promove com cinco membros, após a saída de Kyungjun em 2024 por motivos não revelados e o início do processo do alistamento militar obrigatório.



Também em 2024, pouco antes do anúncio, o grupo completo participou do Road to Kingdom: Ace of Ace, um spin-off do Kingdom: Legendary War, que buscou determinar o maior grupo "Ace" do K-pop. Eles ficaram em último lugar (#7).


Enquanto isso, o segundo grupo a nascer do LOUD foi o KickFlip, da JYP, que veio a debutar apenas em janeiro de 2025, três anos após o fim do programa. Kyehoon, Amaru, Donghwa, Juwang, Minje, Keiju e Donghyeon formam o boygroup de sete integrantes, atualmente em seu terceiro mini-album. Ainda, na época do programa, Yoon Min (atualmente ex-BOYS II PLANET) fazia parte da lineup final vencedora, mas acabou saindo da empresa em 2023 enquanto o grupo seguia em incógnita.





HI-FI Un!corn


Você talvez não saiba, mas o K-pop não vive apenas de idols dançarinos. Há também as famosas bandas, que constituem o cenário há muitos anos. E é sob essa ótica que o The Idol Band: Boy's Battle veio a ser, em busca de uma banda de idols de cinco membros.



O HI-FI Un!corn é formado por Hyunyul, Kiyoon, Taemin, Shuto e Min, em mais uma empreitada da FNC no universo dos survivals. O grupo fez o seu debut oficial em junho de 2023 com Over the Rainbow, e segue promovendo ativamente entre a Coreia e o Japão.



ZEROBASEONE (indiretos: EVNNE, TIOT, TOZ, AMPERS&ONE, ONE PACT)


Possivelmente o grupo mais famoso da nova geração de survivals, o ZEROBASEONE foi formado através do BOYS PLANET, primeiro spin-off da nova franquia iniciada pelo Girls Planet 999. Composto com nove membros, o ZB1 debutou em julho de 2023 em um contrato temporário de dois anos e meio.


Desde então, enquanto notícias sobre uma possível renovação ou disband começam a surgir na mídia, Sung Han Bin, Kim Ji Woong, Zhang Hao, Seok Matthew, Kim Tae-rae, Ricky, Kim Gyu-vin, Park Gun-wook e Han Yu-jin seguem acumulando títulos históricos no meio de lançamentos como In Bloom, SWEAT, Feel the POP e Good So Bad.



O grande sucesso e repercussão do BOYS PLANET também gerou na formação indireta de outros grupos de Kpop, totalizando cinco nomes.



Park Hanbin, Keita, Jeonghyeon, Seungeon, Junghyun, Jihoo e Yunseo formaram o EVNNE, debutando em setembro de 2023 como um grupo fixo com a música Trouble.


Já o TIOT, com os participantes Junhyeon, Woojin, Minseoung e Keonhee, além do novato Yechan, estreou oficialmente em abril de 2024 após uma era de pré-debut iniciada em agosto de 2023. Eles seguem em atividade.



O quarteto Haruto, Takuto, Anthonny e Yuto debutaram sob o TOZ em setembro de 2023, aparentemente chegando ao fim em 2025 em um carreira majoritariamente focada no Japão.


Por sua vez, a FNC debutou o AMPERS&ONE mesclando trainees da empresa e participantes do programa sob o selo, pegando o embalo da popularidade de Na Kamden. Assim, ele, Brian e Jiho completavam a cota BOYS PLANET, unindo-se aos estreantes Siyun, Kyrell, Mackiah e Seungmo. O grupo iniciou a carreira em novembro de 2023 como um grupo fixo, que segue em atividade.


O último grupo a ser formado por ex-participantes foi o ONE PACT, estreando em novembro de 2023. Jay Chang, Jongwoo, Sungmin, Yedam e Tag (ex-CIIPHER e desistente do survival) debutaram como mais um grupo fixo, em um conceito auto-produzido através da ARMADA.





n.SSign


Debutados em agosto de 2023, o n.SSign é o resultado do programa Stars Awakening, cujo conceito seguia a batalha entre três times (Idol, Produtor e Vocal) pelo debut.



Os sete membros Kazuta, Doha, Sungyun, Robin, Hanjun, Laurence e Huiwon debutaram em agosto de 2023 sob um contrato temporário, sendo fixados como um grupo permanente antes da estreia oficial. Até o momento, cinco mini-álbum compõe o catálogo, com o mais recente tendo sido lançado em junho de 2025.



FANTASY BOYS


Não é apenas o Produce ou o Planet que resultam em spin-offs. O My Teenage Girl, que gerou o CLASS:y, também é responsável pelo My Teenage Boy: Fantasy Boys.


O programa deu vida ao grupo de então 11 membros conhecido como Fantasy Boys. Kang Minseo, Lee Hanbin, Hikari, Ling Qi, Hikaru, Kim Wooseok, Hong Sungmin, Oh Hyeontae, Kim Gyurae, Kaedan e KSoul foram os grandes vencedores da edição, com o debut acontecendo em setembro de 2023.



Hoje, o boygroup conta com 10 membros, com o polêmico KSoul sendo expulso do grupo pela PocketDol no início de 2025. O idol havia entrado em hiato no 10º dia após o debut, em decorrência ao quadro de saúde de um familiar próximo. Não há informações oficiais sobre sua saída, mas o artista chegou a publicar que a decisão foi unilateral e o pegou de surpresa.


Ainda em 2025, metade dos integrantes foram parcialmente dividido em dois grupos, afim de participarem de outros dois survivals. Sungmin, Hikari e Ling Qi foram para o programa chinês Starlight Boys, que veio a formar o POLARIX, porém nenhum deles debutou na lineup final. Enquanto isso, Kang Minseo e Lee Hanbin foram para o Project 7, que formou o CLOSE YOUR EYES, mas também não tiveram êxito em garantir uma vaga.




EL7Z UP


Formado através do Queendom Puzzle, o programa buscou construir um grupo global através da batalha entre idols já estabelecidas em grupos. O reality é um spin-off do survival Queendom, programa-mãe que também gerou a franquia Kingdom e Road to Kingdom.



Tentando obter o mesmo sucesso que foi os programas anteriores que determinavam as Rainhas e os Reis do K-pop (WSJN/Cosmic Girls e Stray Kids, respectivamente), o survival formou o EL7Z UP sem grande sucesso. Hwiseo (H1-KEY), Nana (Woo!ah!), Yuki (Purple Kiss), Kei (Lovelyz), Yeoreum (WJSN), Yeonhee (Rocket Punch) e Yeeun (CLC) começaram a promover juntas setembro de 2023 com o lançamento de um mini-album, logo entrando em hiato indefinido até o anúncio oficial de dissolução em 2025.




NCT WISH


Homenageando os primórdios do gênero enquanto tenta surfar no formato atual, o NCT Universe: LASTART foi apresentado ao mundo como o primeiro survival da SM, cujo conceito buscava formar a quarta e última unit do NCT, cujas promoções focariam no mercado japonês.


O programa é o resultado de remodelações internas após o descarte do suposto "NCT Tokyo", grupo que seria encabeçado por Shotaro, Sungchan, Shohei e Seunghan, mas acabou engavetado por uma série de problemas iniciadas por uma contusão sofrida por Shohei. Eventualmente, os três membros restantes deram vida ao RIIZE, abrindo espaço para um novo lançamento dentro do NCT.



Com o anúncio de que os SMRookies SION e YUSHI seriam os membros fixos do "NCT New Team", o LASTART iniciou uma espécie de documentação do processo interno da SM para selecionar os membros restantes. O programa não contou com nenhuma votação do público, que apenas assistiu BoA, Eunhyuk (Super Junior) e o diretor e coach de canto Jang Jin Young avaliarem os 11 trainees selecionados para participar da corrida.


O NCT WISH foi anunciado originalmente com sete membros, sendo eles SION, YUSHI, Riku, Jaehee, Jungmin, Ryo e Sakuya. Porém, antes que o grupo de k-pop pudesse debutar oficialmente, em fevereiro de 2024, Jungmin foi retirado da lineup devido a sérios problemas de saúde. Eles então seguiram com seis membros, promovendo com grande sucesso na Coreia e no Japão de forma simultânea.




UNIS


Vencedoras do Universe Ticket, o UNIS estreou em março de 2024 com uma lineup formada por Hyeonju, Nana, Gehlee, Yoona, Kotoko, Yunha, Elisia e Seowon. Sob um contrato temporário, o girlgroup de oito membros já conta com dois mini-álbuns e está sob a tutela da F&F Entertainment.



ILLIT


O primeiro grupo feminino da BE:LIFT Lab, empresa do ENHYPEN, é o resultado do survival R U Next?, exibido em 2023. O ILLIT, que debutou em março de 2024, conta com Yunah, Minju, Moka, Wonhee e Iroha e já tem um grande hit em seu catálogo, com a viral Magnetic.



Apesar das garotas não estarem diretamente envolvidas na polêmica, o ILLIT como marca/conceito está atualmente envolvido na polêmica batalha entre a HYBE e a diretora-criativa e ex-CEO da ADOR, Min Hee-jin. A mente responsável pelo NewJeans acusou, em abril de 2024, a gestão e produtores do grupo da BE:LIFT de plagiarem o seu grupo, dando início a um efeito cascata jurídico que perdura até hoje.




PICKUS


No programa de sobrevivência Fan Pick, 17 trainees duelam por uma vaga no vindouro grupo a ser gerenciado pela TNK. Ao final, sete garotos foram escolhidos para formar o PICKUS, que debutou em abril 2024 com Ricky, Mingeun, Kotaro, Hyeonseung, Yura e Nam Son. Hyesung, sétimo lugar no ranking final, deixou o grupo antes do debut oficial.



ATBO


Produzido pela Kakao em parceria com a Sony Music, o The Origin - A, B, or What estreou em 2022 misturando o conceito dos survival com o famoso jogo coreano de "isso ou aquilo" (ou "Balance Game", para os mais íntimos). A cada episódio, os 13 trainees alternavam entre dois grupos, A e B. No final, sete membros formariam o ATBO, sob a IST.


Apesar de Oh Junseok, Ryu Junmin, Bae Hyunjun, Jeong Seunghwan, Kim Yeonkyu, Seok Rakwon e Yang Donghwa terem sido anunciado como os participantes a debutarem, este último foi excluído após rumores sobre seu passado violento como estudante. Posteriormente, a IST anunciou que o eliminado Won Bin assumiria o seu lugar, debutando ao lado do grupo em julho de 2022 com a title Monochrome (Color).


(Reprodução)

Sem grandes sucessos, em maio de 2024 o ATBO sofreu mais uma baixa, com a saída de Rakwon devido problemas de saúde. Logo em seguida, em junho, o grupo passou por uma fusão com o JUSTB, formando o super-grupo temporário The CrewOne. Afim de participarem como uma equipe única no Road to Kingdom: Ace of Ace, os então 12 membros terminaram o programa em quinto lugar. Após a final, os dois grupos seguiram separados.


Em 2025, Yang Donghwa debutou ao lado do POLARIX, grupo majoritariamente focado no mercado chinês formado no Starlight Boys. Investigações em 2022 provaram que embora a parte violenta dos rumores sejam falsas, Donghwa de fato não teve uma conduta exemplar quanto estudante.




B.D.U (indiretos: WATERFIRE e D&J)


Fugindo um pouco do universo idol amplamente conhecido, o Build Up: Vocal Boy Group Survivor estreou com a proposta de debutar um grupo vocal que se assemelhasse mais ao conceito de artistas como o BTOB ou 2AM. Assim, diversos vocalistas foram colocados uns contra os outros afim de garantir uma vaga na final do programa. Entre trainees, cantores amadores, idols em atividades ou até mesmo artistas aposentados, o survival da Mnet debutou em junho 2024 um quarteto sob contrato provisório.


A lineup final foi formada por Bitsaeon (M.O.N.T), Seunghun (CIX), Jay Chang (ONE PACT/solista) e o trainee Kim Minseo, ex-participante do The Origin. Com apenas dois lançamentos, o grupo segue atualmente em hiato não-oficial.


(Reprodução)

Também vindo do programa, o WATERFIRE, terceiro lugar formado por Sunyoul (UP10TION), Wumuti (XLOV), Suhwan (solista e ex-Produce X 101) e Hayoon (ex-LOUD), debutou oficialmente em maio de 2024, permanecendo inativo até os dias de hoje sem um disband oficial.


Ainda, os competidores Lee Jiham (A.C.E) e Park Je Up (IMFACT) vieram a formar a dupla D&J, com debut temporário em julho de 2024.





izna


Dando continuidade a franquia I-LAND, a segunda temporada do programa de sobrevivência chegou ao público afim de formar um gilgroup a ser gerenciado pela WAKEONE, mesma empresa do Kep1er e ZB1. Ainda, elas também seriam produzidas por TEDDY, famoso e influente produtor por trás do BLACKPINK.



Seguindo o molde parecido da temporada original, o izna debutou em novembro 2024 com Mai, Bang Jeemin, Koko, Ryu Sarang, Choi Jungeun, Jeong Saebi e Yoon Jiyoon, que deixou o grupo em agosto de 2025 após seis meses em hiato por problemas de saúde. Até o momento, um mini-álbum e dois singles avulsos constituem o catálogo do grupo.



NouerA (indireto: BE BOYS)


Após um período relativamente longo sem um survival masculino propriamente dito, o MAKEMATE1 chegou pela KBS preenchendo o buraco. Ao todo, 36 participantes tentaram sobreviver ao corte, que escolheu sete trainees para formar o NouerA.


Em fevereiro de 2025, Hyunjun, Gihyeon, Junpyo, Yuseop, Lin, Fan e Miraku debutaram com o Chapter: New is Now após um curto período de três meses de pré-debut.



Do programa, Takuma, Hakseong e Woncheon também vieram a fazer o seu debut através do BE BOYS. Ao lado de Gohyun (trainee do Project 7 e Fantasy Boys), Yunseo (do Build Up) e o novato Minjoon, eles fizeram sua estreia em junho de 2025.



CLOSE YOUR EYES (indiretos: Double 0ne, SW:C e XONIK)


Pouco após o fim do programa anterior, o Project 7 estreou na JTBC atingindo um sucesso semelhante ao BOYS PLANET. Em moldes mais parecidos ao veterano, 99 trainees tiveram que passar pelo árduo processo de survival para tentar garantir sua vaga em uma das sete cadeiras finais.



O CLOSE YOUR EYES debutou em abril de 2025 pela UNCORE, contando com Jeon Minwook (BAE173), Ma Jingxiang (ex-BP), Jang Yeojun (ex-Wild Idol e ex-BP), Kim Sungmin, Song Seungho, Sakurada Kenshin e Seo Kyoungbae. Apesar do breve tempo de debut, o grupo vem alcançando grandes marcos, estando na corrida para o sonhado Rookie of the Year.



Ainda, na época próxima à estreia, a UNCORE entrou em uma disputa legal contra a PocketDol. A empresa do BAE173 e do trainee Kenshin alegava que a UNCORE estaria barrando as atividades de Minwook com o seu grupo original, além de que estaria impedindo o contato da mesma com ambos os artistas, acusando sequestro de menor e do idol anteriormente conhecido como J-Min. Entre negações ao longo de uma semana, as duas empresas cessaram as acusações públicas de forma abrupta. Não há informações sobre ramificações.



Assim como outros realities de grande porte, o Project 7 também gerou alguns grupos indiretos.


O primeiro deles é o Double 0ne, um projeto paralelo da PocketDol Studio que mesclou dois de seus grupos: o Fantasy Boys e o BAE173. Os 11 integrantes são o resultado dos membros enviados de ambas as formações para dois survivals diferentes: o P7 e o Starlight Boys. Do Fantasy, vieram Sungmin, Hikari e Ling Qi (enviados ao SB) além de Kang Minseo e Lee Hanbin (P7), enquanto do BAE173 foram Muzin, Junseo e Youngseo (P7), e Yoojun, Doha e Bit (SB).



O segundo e o terceiro seguiram os moldes do AMPERS&ONE. Enquanto a DNA Entertainment colocou Wangseok e Satoshi para completar a formação do SW:C ao lado de Hwi, Geon, Jin, Rikuto e Taiki, a Nature Space recrutou Yeung, Hyojin e Juchan para formar o XONIK junto a Leejun. Os debuts aconteceram em abril de 2025 e junho de 2025, respectivamente.


O SW:C, no entanto, segue em estado de pre-debut após uma polêmica envolver os membros Hwi e Hwangseok. No início do ano, ambos foram acusados de abusos físicos, psicológicos, sexuais, destruição de propriedade e quebra de contrato pelos ex-membros de seu antigo grupo de T-pop, PLAN B. Até o momento nenhuma medida foi tomada, com a DNA acusando o grupo e sua respectiva empresa de calúnia.



AHOF


Segunda temporada do Universe Ticket, o Universe League apostou na formação de um boygroup. Levemente diferente do programa-mãe, aqui três times duelavam pelo debut, sendo produzido por grandes idols da indústria (Ten e Yangyang do WayV no Time Rhythm, Lee Changsub do BTOB no Time Groove, e Yugyeom do GOT7 e o produtor EL CAPITXN no Time Beat). Ao longo das etapas, os times sofreriam pequenas trocas de integrantes, sendo a última formação o grupo a ser debutado — com uma adição do TOP1 dos outros dois times. O Time Rhythm foi o grande vitorioso.



Em julho de 2025, o AHOF (sigla para All-time Hall Of Famer) estreou com Steven (ex-LUMINOUS e ex-Produce X 101), Jeongwoo, Woongki (ex-TO1 e ex-BOYS PLANET), Shuaibo (ex-BP), Han, JL (membro do grupo filipino PLUUS), Juwon, Chih En e Daisuke. Woongki e Han foram os repescados.


Todo o mini-álbum WHO WE ARE é uma produção de EL CAPITXN, auto-entitulado o "pai" do grupo, alcançando grande sucesso e repercussão entre os grupos de kpop novatos. Assim como o CLOSE YOUR EYES, o AHOF é um dos favoritos deste ano para abocanhar o Rookie of the Year.





IDID


Após mais de uma década longe dos survival, a Starship fez o seu grande retorno ao gênero para formar o próximo boygroup da empresa. O Debut's Plan é uma produção própria com trainees da casa, mesclando avaliações internas e votação aberta ao público. Sem grandes diferenças, o maior destaque fica pela adição de uma etapa focada em atuação, além das habituais de canto, dança e conceito.



Ao final, oito membros foram selecionados, porém o IDID estreou em setembro de 2025 com Jang Yonghoon, Kim Minjae, Park Wonbin, Chu Yoochan, Park Seonghyeon, Baek Junhyuk e Jeong Semin. O participante Park Junhwan saiu do grupo em junho, após uma extensa campanha digital pela sua expulsão devido vastos rumores de sua conduta escolar por misoginia e criação de deepfake. Apesar de negar os rumores, a Starship alegou que sua saída era o resultado do mesmo estar passando por grave estresse psicológico causado por toda a repercussão.



I.MET.U


Em 2024, o Time Turner estreou no TikTok em busca de um grupo feminino global. Ao longo de treze lives realizadas no curso de duas semanas, 18 trainees mostraram suas habilidades afim de ingressarem no time final.


O I.MET.U é formado por Kelly Kim, Lea Navvab (ex-VIVA), Yerin (ex-Hi-L) e Cleo, após a saída de Lu Yuting em janeiro de 2025. Até o momento o grupo não debutou, sendo a última previsão para album momento entre setembro e outubro.


(Reprodução)

Lea é a irmã mais velha de Hueningkai, do TOMORROW X TOGETHER, e Huening Bahiyyih, do Kep1er.




YUHZ


Formado através do reality B:MY BOYZ, da SBS, o YUHZ é o resultado de uma batalha entre 29 trainees entre junho e agosto de 2025. O grupo, um acrônimo para Your Hertz, é formado por Kim Bohyeon, Hyo, Haruto, Kang Junseong, Moon Jaeil, Kai, Lee Yeontae e Park Sechan.


Com expectativa de debut para janeiro de 2026, YUHZ deve começar as atividades de pré-debut em outubro.


(Reprodução)



ALPHA DRIVE ONE


Agora, com a final do BOYS II PLANET na manhã de hoje (25), o mundo foi apresentado ao mais novo grupo de kpop ALPHA DRIVE ONE. Com a expectativa de estreia para algum momento de 2026, a lineup final consiste de Lee Sang Won, Zhou An Xin, He Xin Long, Kim Geon Woo, Zhang Jia Jao, Lee Leo, Chung Sang Hyeon e Kim Jun Seo.


E com um final tão fresco, resta aguardar para ver quais outros grupos irão nascer entre os trainees eliminados.



Até o momento, Minjun e Nuri foram incluídos no idntt, grupo nos moldes NCT e tripleS a ser debutado inicialmente em três sub-unidades. Até o momento, apenas a primeira unit estreou, sem a presença dos futuros idols. No entanto, o uneverm8t traz Nam Jiwoon (ex-trainee do Project 7) na formação.


No dia 21 de setembro, Ryan, Lim Jack e Andrew, sob o nome WAYF, lançaram um teaser para a faixa NO STAR IMNIDA, a ser lançada em algum momento deste ano. Não há informações se este é um projeto pontual ou não.



Menções honrosas


Para quem acompanha o K-pop a algum tempo, sabe que vez ou outra acontecem algumas interseções com o J-pop.



Um exemplo é o &TEAM, citado anteriormente junto ao ENHYPEN. Quatro dos nove membros fizeram parte de um survival coreano, que acabou gerando interesse em cima de suas possíveis estreias, resultando em sua participação em um reality japonês que veio a formar o grupo. E também como pontuado, apesar de serem J-pop eles estão com a estreia coreana marcada para acontecer no dia 28 de outubro.


(Reprodução)

Mas essa não é a primeira vez que isso acontece. A JYP já lançou dois grupos japoneses, formados em programas de sobrevivência, no mercado coreano.


O primeiro foi o girlgroup NiziU, vindo do programa de audição Nizi Project. Mako, Rio, Maya, Riku, Ayaka, Mayuka, Rima, Miihi e Nina estrearam no Japão em dezembro de 2020, fazendo o debut coreano em outubro de 2023 com o single album Press Play, seguido pelo segundo single album Love Line, lançado em março de 2025.



Por sua vez, a segunda temporada do mesmo programa, agora focada em debutar um grupo masculino, gerou o NEXZ. Formado por Tomoya, Yu, Haru, So Geon, Seita, Hyui e Yuki, os sete garotos fizeram sua estreia japonesa em agosto de 2024, fazendo seu primeiro lançamento oficial na Coreia em novembro de 2024. Dois mini-álbuns coreanos já integram o catálogo deles.




Aposto que você não sabia que tantos grupos haviam sido formados através de survival, não é mesmo? Nem mesmo a gente! Esta matéria originalmente contava com "apenas" 40 nomes, mas foi crescendo na medida que fomos fazendo a apuração e descobrindo mais e mais nomes.



E como sabemos que os programas de sobrevivência estão longe de chegarem ao fim, essa lista só continuará crescendo — e seguiremos atualizando ela! Então fica de olho nas redes sociais do Café com Kimchi pra não perder sempre que um novo grupo nascer vindo de um reality de competição.

Comentários


bottom of page