top of page

Wanna One: Relembre a trajetória do boygroup que estará reunido no MAMA 2021

Atualizado: 13 de mar. de 2022

Sucesso da 3º geração se reúne novamente, confira a trajetória do grupo e quais caminhos os ex-integrante seguem

(Divulgação/Swing)

Quando o assunto são grupos criados por survival shows é impossível deixar de mencionar o Wanna One. O boygroup formado do Produce 101, foi um grande sucesso em questões de números, prêmios e fandom sólido. Os membros retornam para mais uma apresentação juntos depois de quase três anos desde o disband no MAMA 2021.


Em 11 de dezembro, os fãs terão a chance de ver o Wanna One no palco mais uma vez, e nada mais justo do que ser no MAMA. A premiação é organizada pela emissora que criou a franquia Produce e onde o grupo acumula um número expressivo de prêmios importantes. Após muitas tentativas, a CJ E&M obteve sucesso em dialogar com as agências de cada membro para que o encontro pudesse ocorrer.


Inicialmente, a CJ tinha uma ideia mais ousada, além de traze-los para uma performance, ainda lançariam um álbum e um show. Uma proposta totalmente inviável, considerando que os integrantes tem suas próprias agendas e não teriam como conciliar de uma hora para a outra. Além do mais complicado, um contrato teria que ser providenciado para a realização dessas atividades monetárias.



Por fim, a proposta de uma apresentação foi aceita e o grupo estará presente no evento. Mas como não é possível ter tudo, a reunião sofreu um desfalque, apenas 10 membros sobem ao palco. Devido a sua carreira ser concentrada na China atualmente, Lai Kuanlin está impossibilitado de se juntar aos companheiros.




Do reality ao fenômeno


O Wanna One é o boygroup formado pelos 11 membros vencedores do survival show da Mnet, o Produce 101, em 2017. Através do sistema de votações, Kang Daniel, Park Jihoon, Lee Daehwi, Kim Jaehwan, Ong Seongwu, Park Woojin, Lai Kuanlin, Yoon Jisung, Hwang Minhyun, Bae Jinyoung e Ha Sungwoon foram escolhidos para comporem a line-up.


A estreia oficial aconteceu em 7 de agosto do mesmo ano, com o EP 1X1=1 (To Be One), cuja faixa-título é o grande hit Energetic. O grupo provou ser um verdadeiro sucesso, e em seu primeiro ano de estreia conquistou inúmeros prêmios em music shows semanais, mais de 1 milhão de cópias digitais na Coreia do Sul e oito dos nove prêmios que foi indicado na categoria "Melhor Artista Novato".



Wanna One expandiu seu sucesso para níveis mais altos e acumulou uma extensa lista conquistas importantes ao longo da carreira. No total, foram mais de 100 prêmios vencidos em apenas 1 ano e cinco meses. Categorias de popularidade, melhor grupo masculino, Bonsangs e Daesangs - principais das cerimônias - acompanham as inúmeras realizações do grupo temporário.


Mesmo com o curto tempo de atividades, o boygroup realizou muitos trabalhos. Os membros foram muito requisitados em programas de variedades, naquele período era comum ver pelo menos um dos integrantes com frequência nos principais TV shows sul-coreanos. Além disso, as fãs foram presenteadas com sete realities shows e uma discografia composta por três EPs e dois Full Álbuns.



Apesar do ter se tornado um fenômeno, o boygroup precisou chegar ao fim. O contrato encerrou em 31 de dezembro, mas as empresas de cada membro concordaram em deixa-los reunidos para participarem juntos dos programas de fim de ano. O disband acabou atrasado por mais alguns dias, até a última tour Therefore 2019, que ocorreu entre 23 a 29 de janeiro de 2019.


(Reprodução/Instagram)

Os 11 caminhos diferentes


Com o fim do contrato, os membros deram continuidade as suas carreiras. Alguns são solistas, membros de boygroups ou atores.


Ha Sungwoon


Ha Sungwoon era membro ativo do HOTSHOT antes do Produce 101, com o fim do Wanna One, Sungwoon não retornou ao antigo grupo. Ao invés disso, fez sua estreia como solista, lançando o álbum My Moment e passou os últimos anos aumentando a sua discografia. Em março de 2021, a Star Crew Entertainment, empresa de idol, comunicou o disband do HOTSHOT, Sungwoon permaneceu na agência até o fim do seu contrato em Outubro. Pouco dias depois, lançou seu recente EP intitulado de Electrified: Urban Nostalgia.


Bae Jinyoung

Atualmente membro do CIX, Bae Jinyoung debutou novamente em 2019. Entre o fim do Wanna One e a preparação para a sua segunda estreia com os novos companheiros, iniciou um fanmeeting tour e lançou o single Hard to say goodbye. Ao lado do CIX, estreou com a canção Movie Star. Além disso, o cantor começou a investir na carreira de atuação e como muitos idols, iniciou em web dramas. Em 2021 conquistou o papel principal em User Not Found, que estreou na última sexta-feira (03).



Hwang Minhyun


Hwang Minhyun é um dos membros veteranos na indústria musical como parte do NU’EST para onde retornou com o fim do grupo provisório. Em abril de 2019, Minhyun lançou sua música solo Universe, que posteriormente foi adicionado ao EP Happily Ever After do NU’EST, marcando o retorno das promoções como um quinteto. Desde então, o boygroup seguiu com seus lançamentos e nesse meio tempo Minhyun foi escalado para ser protagonista do K-Drama Live On (2020) e Return, previsto para 2022.



Yoon Jisung


Yoon Jisung estreou como solista com o EP Aside e realizou um fanmeeting tour. O líder do Wanna One teve pouco tempo de promoções antes de seu alistamento militar obrigatório em maio de 2019. Seu retorno aconteceu em novembro de 2020, somente em abril do ano seguinte o artista fez comeback com o mini álbum Temperature of Love. As atividades de Jisung não se restringiram a música, ele participou de três espetáculos de teatro e é um dos protagonistas de Let Me Be Your Knight (2021), o qual interpreta Yoochan, membro da boyband LUNA. Inclusive, Jisung lançou um álbum com a banda fictícia.



Lai Kuanlin


Lai Kuanlin enfrentou uma trajetória conturbada com a CUBE Entertainment, sua agência. Com o fim do grupo, o destino do maknae do Wanna One era incerto, mas a empresa deu esperanças que o boygroup seria lançado no ano seguinte, enquanto Kualin teria atividades na China. Entre os trabalhos realizados pelo idol até o momento estão papéis em doramas, a unit ao lado Wooseok do Pentagon e um single com participação de Jackson Wang do GOT7.


Como ator, Kuanlin conseguiu protagonismo em dois C-Dramas: A Little Thing Called First Love (2019) e Don't Disturb My Study (2021). Em 2019, ele decidiu mover uma ação judicial contra a CUBE para reincidir seu contrato, dois anos depois o tribunal determinou o contrato como inválido. Desde então, Kuanlin mantém suas atividades na China.




Park Woojin e Lee Daehwi


No início de 2019, Park Woojin e Lee Daehwi lançaram juntos a música Candle e com outros três membros - agora dois com a saída de Youngmin em 2020 - formaram o AB6IX. Individualmente, Woojin realizou a versão coreana de Look at it back ao lado do rapper estadunidense A Boogie wit da Hoodie e foi escalado para o cast do programa Law of the Jungle.


Daehwi já era conhecido por suas produções de qualidade desde o Wanna One. Isso o proporcionou estar presente nos trabalhos de diversos artistas: Yoon Jisung, Park Jihoon, IZ*ONE e do seu próprio grupo.



Ong Seongwu


Diferente dos ex-companheiros, Ong Seongwu optou por investir na carreira de ator. Em 2019, lançou o single Heart Sign em parceria com a Pepsi, mas passou o ano focado na atuação. O retorno de Seongwu aos palcos só aconteceu no ano seguinte, com o lançamento do primeiro mini álbum Layers, acompanhado da faixa-título Gravity. Seongwu permanece em trabalhos como ator e depois de seu primeiro papel em At Eighteen (2019), integrou o elenco de mais dois doramas e um filme.



Kim Jaehwan


Como vocalista principal do antigo grupo, Kim Jaehwan se destacou pela sua voz potente, não foi uma surpresa que tenha estreado como solista. Em 2019, lançou dois EPs Another e Moment. Além de seus trabalhos como solista, recebeu propostas para colaborações e OSTs - trilha sonora de doramas -, deu voz a canções de K-dramas famosos como: Crash Landing on You (2019), The King: Eternal Monarch (2020) e Hometown Cha-Cha-Cha (2021). Atualmente, se prepara para o lançamento do quarto mini álbum, marcado para 27 de dezembro.



Park Jihoon


Por outro lado, Park Jihoon soube equilibrar a carreira de cantor e ator. O ex-membro do Wanna One debutou como solista, com o single L.O.V.E , parte do EP O.Clock. No total, a discografia do cantor é composta por cinco mini álbuns e um Full Album. O último lançamento foi feito em outubro de 2021 com a title Serious. Na atuação, integrou o elenco principal dos doramas: Flower Crew: Joseon Marriage Agency (2019), Love Revolution (2020) e At A Distance, Spring Is Green (2021).



Kang Daniel


O center Kang Daniel estendeu seu sucesso após o fim do grupo e se consolidou como solista. No início de 2019, Daniel moveu uma ação para reincidir seu contrato com a antiga agência e estabeleceu a sua própria, a Konnect Entertainment. Em julho do mesmo ano debutou com o EP Color on Me, um sucesso, assim como seus outros três mini álbuns.


Na música mostrou a sua força, fez números expressivos em vendas e foi vencedor de 51 das 81 indicações que recebeu em premiações. Daniel decidiu fazer sua estreia como ator e conquistou um papel no dorama Rookies (2022) da DisneyPlus.


Posts Relacionados

Commentaires


bottom of page