top of page

MAMA: 10 performances incríveis dos últimos 10 anos da premiação

Atualizado: 11 de nov. de 2021

A premiação desse ano será só em dezembro, mas o Café já te ajuda a entrar no clima com essa super lista de atos musicais

(Divulgação/ MAMA)

Faltando pouco mais de um mês para o Mnet Asian Musica Awards 2021 — popularmente conhecido como MAMA —, os fandoms seguem concentrados nas votações. Mais de quarenta artistas competem em quase vinte categorias, como Melhor Artista, Música e Feat do Ano. Mas, este ano, os fãs ganharam uma "folga": eles poderão votar em apenas dois prêmios: Worldwide Icon of The Year (Ícone Internacional do Ano) e Worldwide Fan’s Choice Top 10 (Top 10 das Escolhas de Fãs Internacionais). A mudança nos critérios da premiação foi divulgada junto aos nomes indicados, na semana passada.



Com a redução na participação do público na escolha dos vencedores, sobra um tempinho para relembrar as performances mais incríveis do evento, não é? O Café Com Kimchi preparou uma lista com 10 stages icônicos que entreteram a plateia nos últimos 10 anos do MAMA. Confira enquanto espera pela premiação deste ano, que será realizada no dia 11 de dezembro em Paju, na Coreia do Sul.



2011 - 2NE1


Há dez anos, o 2NE1 apresentou um dos seus maiores hits no palco do MAMA. O grupo comandado pela CL, que recentemente lançou seu o álbum +ALPHA+, se apresentou com Lonely e I'm The Best, e as duas canções foram premiadas. A primeira levou o prêmio de Melhor Performance Vocal, e a segunda, Música do Ano.



2012 - PSY


No auge do sucesso de Gangnam Style, o PSY se apresentou no MAMA com música que representou o Kpop para o mundo. Com o hit, o PSY ainda ganhou 4 prêmios em 2012: Melhor Music Video, Música do Ano, Melhor Performance Solo e Artista Internacional Favorito. Quem ainda lembra da dancinha?



2013 - EXO


Um ano após o debut, o EXO se apresentou com a música que marcaria para sempre a sua carreira. Quase um hino informal da Coreia, Growl fez com que o grupo conquistasse o premio de Melhor Performance de Dança no ano; e era a faixa título do álbum XOXO, que também ganhou o MAMA por Melhor Álbum de 2013.




2014 - GD e TAEYANG (BIGBANG)


Uma performance que foi de oito a oitenta rápido demais: Taeyang começou o stage com uma emocionante apresentação de Eyes, Nose, Lips, faixa que ganhou os prêmios de Música do Ano e Melhor Performance Vocal. Em seguida, G-Dragon tomou o palco com um rap que criticava abertamente a Mnet, a empresa "dona" do MAMA. No final, tudo virou festa: os dois membros do BIGBANG encerraram o show com Good Boy e Fantastic Baby, duas músicas que fizeram a plateia enlouquecer.



2015 - BIGBANG


No ano seguinte, a Mnet mostrou que não guardou ressentimentos pela diss track do GD. Em 2015, o MAMA voltou a receber os membros do BIGBANG, dessa vez na sua totalidade. O grupo se apresentou com Loser, Bae Bae e Bang Bang Bang. Eles levaram para casa três prêmios: Álbum do Ano, com Made, Música do Ano, com Bang Bang Bang, e Melhor Music Video, com Bae Bae.


2016 - BTS


O BTS se apresentou no MAMA na era WINGS, do álbum que redefiniu a carreira do grupo. As performances de Boy Meets Evil, Blood Sweat & Tears e Fire levaram o público ao delírio, mas não foram as únicas alegrias das armys naquela noite. O grupo levou para casa dois prêmios: Melhor Performance de Dança e Artista do Ano.



2017 - RED VELVET


A partir de 2017, o MAMA começou a ser fragmentado, e houveram três cerimônias no total, em três localidades diferentes: Vietnam, Japão e Hong Kong. No palco em Hong Kong, o RED VELVET se apresentou com os hits Peek-a-Boo e Red Flavor. As meninas ganharam o prêmio de Melhor Grupo Feminino daquele ano. O figurino todo brilhante é, até hoje, um dos favoritos dos reveluvs.



2018 - TWICE


No ano seguinte, com a premiação novamente fracionada em três cerimônias (uma na Coreia, uma no Japão e uma em Hong Kong), o TWICE subiu ao palco com uma apresentação inspirada no musical The Greatest Showman. As meninas se apresentaram com Yes or Yes, What is Love? e Dance the Night Away. What is Love? ganhou os prêmios de Melhor Performance de Dança e Música do Ano, e o grupo também levou o título de Melhor Grupo Feminino de 2018.




2019 - MAMAMOO


Em 2019, o MAMAMOO dominou o palco com Twit, Dont Leave me (com participação do JYP), HIP, You're the one, Who's your mama?, Yes I Am e Fever. A Hwasa também participou do stage especial com a cantora Dua Lipa, convidada da premiação. Apesar da entrega das meninas, o quarteto só ganhou um prêmio, o de Performance Vocal Favorita do público, o que reforça o perfil polêmico do MAMA. Mereciam mais!



2020 - NCT


No ano passado, a plateia do MAMA foi virtual devido à pandemia de COVID-19. As apresentações e entrega de prêmios, no entanto, ocorreram mesmo assim. O NCT levou todas as suas units para um stage especial intitulado Resonance of NCT. O grupo da SM Ent. levou para casa o prêmio de Grupo Masculino Favorito, por escolha popular.




112 visualizações

Commentaires


bottom of page