top of page

MAMA 2021: O que mudou na escolha dos vencedores das principais categorias?

Atualizado: 13 de nov. de 2021

Premiação que acontece em dezembro alterou os critérios, e fãs poderão votar para só dois prêmios


(Mnet / Reprodução)

Com a chegada do fim do ano, as premiações começam a aparecer, e tanto a indústria do K-Pop quanto a dos K-Dramas parabenizam os melhores atos dos últimos meses. No caso da música, o Mnet Asian Music Awards (também conhecido como MAMA) retorna na edição 2021, junto da lista de indicados. A divulgação aconteceu nesta quarta-feira (03), pelas redes sociais do prêmio.


Contudo, houve uma diferença que chamou a atenção dos internautas: desta vez, apenas duas categorias terão votação aberta ao público. Nisso, os demais indicados não serão decididos levando em conta os votos dos fãs, mas sim o júri do MAMA. Essa é uma mudança significativa na premiação, conhecida por deixar os fandoms entusiasmados pelas votações online.



Confira logo abaixo os detalhes desta mudança, e o que de fato será decidido pelo público no MAMA 2021. Também veja o que bancada avaliadora irá considerar nas decisões das categorias principais.


Quais categorias do MAMA 2021 serão escolhidas 100% por votação?


Como dito acima, a Mnet restringiu bastante a participação de fãs nas votações. Em 2021, as categorias que aceitarão 100% votos do público são a de Worldwide Icon of The Year (Ícone Internacional do Ano) e Worldwide Fan’s Choice Top 10 (Top 10 das Escolhas de Fãs Internacionais). Assim, os fandoms ficarão à vontade para participar da votação, e tentar garantir um espaço para o seu idol no placar de vencedores.



Além do mais, como divulgado pela Mnet, os artistas que vencerem na categoria Worldwide Fan’s Choice Top 10 poderão concorrer em Worldwide Icon. As nomeações, portanto, acabam se mesclando no MAMA 2021 e comprimem os votos dos fãs.


E as demais categorias? Como o MAMA organizou os critérios para a vitória dos indicados?


O formato das demais categorias do MAMA 2021 se aproxima ao de algumas premiações ocidentais, como o Grammys: em que há um júri para decidir os vencedores. Fora as categorias mencionadas anteriormente, nenhuma outra contabilizará votos de fãs.



Apesar disso, os fandoms podem ajudar na vitória dos idols com o streaming em plataformas digitais de música, visualizações no YouTube e vendas de álbuns. Quanto melhor o desempenho de um artista no mercado, as chances de vencer no MAMA serão maiores.


Veja abaixo qual a porcentagem de cada critério nas categorias do MAMA 2021:


“Artista do Ano” e demais categorias para Artistas


  • 40% de critério dos jurados

  • 20% de performance em vendas digitais

  • 20% de vendas de álbuns físicos

  • 10% de videoclipes (views em MV)

  • 10% de plataformas globais de música (Apple Music)


“Música do Ano” e demais categorias para Gêneros Musicais


  • 40% de critério dos jurados

  • 30% de performance em vendas digitais

  • 10% de vendas de álbuns físicos

  • 10% de videoclipes (views em MV)

  • 10% de plataformas globais de música (Apple Music)


“Álbum do Ano”


  • 40% de critério dos jurados

  • 10% de performance em vendas digitais

  • 40% de vendas de álbuns físicos

  • 10% de plataformas globais de música (Apple Music)


Vale ressaltar que as main categories do MAMA 2021 não foram apresentadas na livestream oficial. Até o momento, não se sabe quando essas categorias principais serão anunciadas, ou se de fato serão divulgadas para o público antes do prêmio.


MAMA 2021 acontece no dia 11 de dezembro, com transmissão pelas redes sociais


Considerada como uma das premiações mais importantes da música sul-coreana, o Mnet Asian Music Awards terá transmissão pela Apple Music, YouTube, Twitter e demais redes. A cerimônia acontece no dia 11 de dezembro, nos estúdios da companhia CJ ENM.




156 visualizações

Comments


bottom of page