top of page

MAMA: 8 momentos icônicos e emocionantes da premiação de k-pop

Relembre alguns dos acontecimentos mais memoráveis enquanto espera pela edição de 2021


(Reprodução / Mnet)

O MAMA, uma das premiações mais renomadas da comunidade kpopper, ocorre no dia 11 de dezembro. Apesar da mudança nos critérios de votação, parte de sua relevância não está apenas nos prêmios em si, mas vem também de momentos inesquecíveis que ocorrem nos palcos do evento. Desde performances incríveis que ocorreram nos últimos 10 anos, até situações polêmicas marcam a história do MAMA. O Café resolveu relembrar alguns desses casos enquanto aguardamos pela próxima edição da premiação.


O beijo de HyunA e Hyunseung (2013)


O grupo Trouble Maker formado por HyunA e Hyunseung apresentaram Now, o single que estavam promovendo naquela época com dançarinos de apoio segurando armas e uma coreografia sensual. A dupla causou surpresa no público ao finalizar a performance com um beijo. É possível ver outros idols a todo instante muito chocados com os artistas no palco.




G-Dragon manda shade para o MAMA (2014)


Impulsionado pelas falcatruas e polêmicas envolvendo a premiação, no próprio palco do MAMA, G-Dragon marca a edição de 2014 recitando um discurso em forma de rap que carrega um tom de desafogo de seus pensamentos quanto ao evento. "Já estou crescido agora, então, fico cheio só de assistir. Apenas dê às crianças algum alimento", ele canta, se referindo ao fato dos grupos seniores perderem espaço nas premiações com o passar do tempo.




CL e a performance surpresa de 2ne1 (2015)


A rapper abre a performance com suas novas músicas daquela época, The Baddest Female e dá continuidade com Hello Bitches, uma apresentação bem energizante com presença de dançarinos e coreografia poderosa. No momento seguinte, o grupo 2ne1 entra no palco com sua formação original, CL performa com Dara, Park Bom e Minzy. Elas performaram Fire e I Am The Best. A aparição de 2ne1 foi muito inusitada, já que o grupo estava em hiatus.



EXO surpresos ao receber o prêmio Best Asian Style (2016)


O grupo formado por 9 membros estava entretido, conversando entre si enquanto os atores Park Kiwoong e Choo Jahyun anunciam a categoria Best Asian Style, ou seja, o melhor estilo asiático. EXO gesticula e ri, e o que eles não esperavam acontece, se tornam premiados naquela categoria. No vídeo é possível ver as expressões de surpresa dos integrantes quando escutam o nome do grupo, como se não esperassem por aquilo.


Vale lembrar que EXO foi o grupo mais premiado daquela edição, levando prêmios das categorias de Álbum do Ano, com o full Ex’act, melhor grupo masculino e melhor estilo asiático. Ainda entregaram uma performance impecável das músicas Transformer e Monster.



Wiz Khalifa canta See You Again (2016)


O MAMA recebe estrelas internacionais em suas edições, Dua Lipa e John Legend são alguns desses artistas. Um momento bem marcante foi a presença do rapper Wiz Khalifa, que fez uma performance emocionante de Young, Wild and Free, seguida de See You Again. É possível ver TWICE, GOT7 e BTS prestigiando o artista, enquanto os fãs dos grupos balançam seus lightsticks para o cantor.



Discurso do BTS ao ganhar categoria de Artist of The Year (2018)


O grupo levou o prêmio durante a era Love Yourself e subiu ao palco cheio de emoção para agradecer aos fãs. “Nós passamos por muita coisa e recebemos muito amor. Nós realmente queremos retribuir tudo isso”, diz JHope em meio às lágrimas. “Mesmo que eu morra e volte a vida, vocês (army) são nosso maior prêmio”, completa V. O discurso foi regado de gratidão pela fanbase que se tornou cada vez mais forte, e também pelos membros entre si, já que estavam passando por um momento difícil e até pensaram em se separar, mas se reergueram graças ao carinho que vinham recebendo.



BoA: especial de 20 anos de carreira (2020)


Durante o MAMA de 2020, a solista BoA fez sua grande performance no palco do evento em comemoração aos 20 anos de carreira. A apresentação contou com as músicas You’re Still My no.1, Only One com participação especial de Taemin do SHINee e Better. Além do espetáculo, a premiação exibiu um vídeo de retrospectiva de momentos da BoA, relembrando seus incontáveis e mais poderosos feitos. Na mesma edição do MAMA, ela foi a primeira e única artista a receber o prêmio de inspired achievement, um prêmio de inspiração.



Primeiro troféu MAMA da Jessi (2020)


Na mesma edição, Lee Dohyun e Go Bogyeol anunciam Jessi como vencedora da categoria Favorite Dance Performance Female Solo, o prêmio de melhor performance de solista feminina com a faixa título NU NU NA NA do mini album NUNA. Esse foi o primeiro prêmio da cantora no MAMA.





199 visualizações

Comentários


bottom of page