top of page

Além de Kep1er: 5 grupos de K-pop que foram formados em reality ou survival

Atualizado: 23 de jan. de 2023

A fórmula dos programas de survival tem sido replicada há anos na Coreia, e já resultou no debut de grandes nomes da indústria

(Divulgação/YG /JYPE/ Starship Ent.)

Na semana passada, fãs de kpop de todo o mundo conheceram o Kep1er, o grupo feminino formado pelas vencedoras do reality de survival Girls Planet 999. Após quase três meses de programa, as integrantes do novo girlgroup foram apresentados ao público no episódio final, que foi transmitido para mais de 20 países através do YouTube da emissora Mnet.


Esta não é a primeira vez que um grupo é lançado através de um reality — e, com certeza, não será a última. Visando o debut, realities de competição são bastante comuns na Coreia. Ao longo dos anos, vários grupos conhecidos e que amamos debutaram assim. O Café com Kimchi preparou uma lista com cinco deles. Vamos conferir?



(Divulgação / JYP Entertainment)

TWICE


O girlgroup TWICE, que completou seis anos de carreira este mês, foi formado através do reality Sixteen, também transmitido pela emissora Mnet. O programa, que foi ao ar entre maio e julho de 2015, tinha como objetivo debutar um grupo com sete meninas, todas escolhidas categoricamente pelo fundador da empresa que as agenciaria, o J. Y. Park (o dono da empresa J.Y.P Entertainment).



Todavia, ao fim do reality, nove meninas deburam: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. A última, a maknae do grupo, foi inserida na formação por ser a escolha de público. E Momo, apesar de ser eliminada anteriormente, foi revelada no episódio final como a última escolha do CEO J. Y. Park. O TWICE debutou ainda no ano de 2015, com o single Like Ooh Ahh.


(Divulgação / Starship Entertainment)

MONSTA X


Em 2014, foi ao ar o reality de survival No.Mercy, que resultou no debut do grupo formado por Shownu, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Jooheon, I.M e, até então, Wonho (Wonho saiu do grupo no final de 2019). O programa que deu origem ao MONSTA X teve dez episódios e foi transmitido pela Mnet, em parceria com a Starship Entertainment, agência dos integrantes até hoje. O grupo debutou com o álbum Trespass e o single titular homônimo.


Assim como no reality Sixteen, o No.Mercy também apresentou à audiência uma reviravolta. Um dos competidores, o I.M, só entrou na competição no episódio oito, depois de outros trainees serem eliminados. Seu ingresso tardio gerou desconforto entre os demais participantes, e o primeiro a aceitá-lo no grupo foi Jooheon. Como sabemos hoje, os dois conseguiram vencer o reality e debutar. Como uma dupla, os dois lançaram em 2017 o single Be My Friend.


(Divulgação / Pledis Entertainment)

FROMIS 9


O reality Idol School foi transmitido pela Mnet entre setembro e julho de 2017. Nele, quarenta e uma participantes foram treinadas durante onze semanas, como em uma verdadeira escola de idols. As competidoras recebiam votos do público ao vivo e pela internet. Ao final do programa, o ranking com as nove participantes mais votadas debutou como Fromis 9 (estilizado Fromis_9).


Saerom, Hayoung, Gyuri, Jiwon, Jisun, Seoyeon, Chaeyoung, Nakyung e Jiheon são as integrantes do girlgroup, que teve seu lançamento oficial em 2018, com o EP e single To Heart. As meninas são agenciadas até hoje pela Pledis Entertainment — a mesma empresa do Seventeen, que fez seu comeback com 'Attacca' —, atualmente uma subsidiária da HYBE Entertainment.


(Divulgação/YG)

WINNER


O WINNER debutou em 2014, após vencer o reality de survival WIN: Who Is The Next. O programa, por sua vez, foi transmitido pela Mnet entre agosto e outubro de 2013. Nele, dez trainees da YG Entertainment foram divididos em Time A e Time B. Os participantes se apresentavam a cada episódio e tentavam impressionar os jurados, mas a escolha final do grupo vencedor foi feita pelo público.



O Time A, composto por Seungyoon, Jinwoo, Song Mino, Seunghoon e, até então, Taehyun, debutou com o álbum 2014 S/S, e duas músicas de trabalho: Color Ring e Empty. Taehyun deixou o grupo em 2016, e o WINNER vive agora um período de hiatus, já que dois dos integrantes, Seunghoon e Jinwoo, estão cumprindo o alistamento militar obrigatório da Coreia do Sul.



(Divulgação/YG)

iKON


O Time B, que perdeu o reality WIN: Who Is The Next, teve uma nova chance de debutar, ainda em 2014, com o survival Mix and Match, que serviu como uma espécie de repescagem para os trainees da YG Entertainment desclassificados na seleção anterior. Os selecionados neste reality foram Jinhwan, Song, Bobby, DK, JU-NE, Chan e, até então, B.I, que deixou o grupo em 2019.


Assim como observamos em outros realities do gênero survival, o Mix and Match teve um grande apelo emocional ao introduzir trainees antigos e novatos a um mesmo grupo — e com um mesmo objetivo. Dos sete integrantes que debutaram, apenas três estavam no Time B original: Jinhwan, B.I e Bobby, que foi o primeiro artista coreano a colaborar com o jogo League of Legends. O iKON debutou em 2015 com o álbum Welcome Back.











439 visualizações

Posts Relacionados

Comentarios


bottom of page