top of page

Conheça ILLIT, novo grupo da HYBE que promete marcar a 5ª geração do K-pop

Girlgroup debuta com mini álbum magnético, agenda cheia e conceito pouco definido


Imagem de divulgação do quinteto ILLIT, cinco meninas vestidas em branco e cabelos escuros
(Divulgação / BELIFT LAB)

Não é nenhuma novidade que quando um girlgroup pleno em estéticas atraentes chama atenção antes mesmo de sua estreia. Os ouvidos  e até olhares dos K-Poppers ficam atentos, principalmente porque o K-pop não é  e nunca foi somente sobre vocais, mas também boas coreografias e especialmente com conceito bem definido. E é claro que não seria diferente com ILLIT, novo quinteto da BELIFT LAB, subsidiária da HYBE


ILLIT fez sua estreia no dia 25 de março com Magnatic, faixa-título do mini álbum SUPER REAL ME. Após todas as expectativas acerca de seu debut, o grupo foi bem recebido pelo público, que ansiava por sua estreia principalmente por ver sua formação acontecendo através do survival show R U NEXT?.



Mesmo antes de debutar, ILLIT chamou atenção do público por diversos motivos. Entre eles, um já bem comum na comunidade do K-pop: expectativas acerca das integrantes que competiram no survival show, espera pelo conceito base do grupo e também comparações. Em diversos momentos, o grupo foi associado com suas antecessoras, o NewJeans, que debutou através da ADOR, uma das subsidiárias da HYBE


Mas antes de associar ILLIT a qualquer coisa, conheça um pouco mais sobre as meninas e a trajetória do girlgroup até agora!




Quem é ILLIT, e quem o compõe?


O grupo foi formado através do survival show R U NEXT?, da emissora JTBC em conjunto com a BELIFT LAB, empresa que tem o boygroup ENHYPEN entre seus artistas. O programa anunciou em junho de 2023 que através de sete etapas formaria o mais novo girlgroup global, e a competição perdurou até setembro do mesmo ano e teve como resultado final um ranking de seis garotas que fariam parte da formação do aguardado ILLIT


O nome do girlgroup foi explicado como a abreviação da frase “I Will Be It”, que significa “Eu serei isso”, no intuito de dizer que será algo especial e marcante. E desde então, ILLIT tem chamado atenção por onde passa com suas cinco integrantes. O quinteto é composta por Iroha, Yunah, Minju, Moka e Wonhee, e contaria também com Youngseo, que deixou a empresa antes da estreia oficial.  




Conheça melhor as integrantes do ILLIT


Imagem de divulgação do quinteto ILLIT, cinco meninas vestidas em branco e cabelos escuros
(Divulgação / BELIFT LAB)

Yunah 


Noh Yunah é sul-coreana, nascida no dia 15 de janeiro de 2004. Durante o R U NEXT?, ela ficou na 5ª posição no ranking do programa, porém a 6ª a ser revelada. Antes de ingressar no survival show, a rookie foi trainee por seis anos na empresa Source Music.


Minju


Park Minju também é sul-coreana, e nasceu no dia 11 de maio de 2004. Ela foi trainee da YG Entertainment de 2018 a 2021, antes de entrar para o survival show que formou ILLIT. Durante o programa, ela ficou na 3ª posição. 




Moka


Sakai Moka é uma das integrantes japonesas do ILLIT, nascida em Fukuoka no dia 8 de outubro de 2004. Ela ficou na 6ª posição no ranking final do survival show. Antes de participar do reality, foi trainee na HYBE Labels Japan.


Wonhee


Lee Wonhee nasceu na Coreia do Sul em 26 de junho de 2007. Ela ficou em 1º lugar no ranking definitivo para formação do girlgroup. Wonhee treinou por 11 meses antes de ingressar no R U NEXT?.


Iroha


Hokazono Iroha também é japonesa, nascida em 4 de fevereiro de 2008, sendo assim a maknae do girlgroup. Ela ficou em 4ª posição entre as integrantes do grupo, e antes de entrar para a competição, foi trainee na JYP Entertainment




Agenda cheia


Imagem de divulgação do quinteto ILLIT para a marca ACNE STUDIOS, cinco meninas em roupas claras e jeans
(Divulgação / ACNE STUDIOS)

Desde o anúncio do debut de ILLIT, o grupo mesmo antes de seu comeback já começou a ter uma agenda mais consolidada. Durante o Fashion Week em Paris, o grupo fez sua primeira aparição em um evento de moda para o desfile da marca sueca Acne Studios. A presença do girlgroup em cerimônias como essas, já mostra a intenção de envolver ILLIT no mundo da moda, algo que já é bastante comum no K-pop, mas principalmente entre idols veteranos. 


Além disso, as meninas estão confirmadas para alguns eventos de K-pop que acontecem nos próximos meses. ILLIT performará no Kcon Japan 2024, que ocorre em maio e conta com a presença de grupos como Red Velvet, ZEROBASEONE e NCT Wish. O girlgroup também se apresentará no Weverse Con Festival 2024, que acontece em junho e terá a participação de JUST B e CHUU e BOYNEXTDOOR





Impressões e comparações 


Com toda a atenção voltada para o girlgroup, antes mesmo de sua estreia, ILLIT foi comparado com suas antecessoras NewJeans. A comunidade consumidora de K-pop com base nos poucos materiais vistos pré-debut, assumiu que o conceito do grupo e sua sonoridade seria similar ao quinteto da ADOR. Porém, nada disso é novo no K-pop, a comparação entre girlgroups sempre foi algo comum.



Apesar de toda análise e comparações feitas, com tão pouco material e com a carreira tão no início, é difícil dizer se ILLIT está de fato apostando em um conceito específico, ou se buscam experimentar estéticas e musicalidades até encontrar o que de fato se identificam. Porém com o que temos até agora, é fácil dizer que o grupo vem com uma primeira impressão muito divertida e cativante. 





84 visualizações

Comments


bottom of page