top of page

Relembre: Grupos de k-pop que completam 10 anos em 2022

Atualizado: 3 de jan. de 2023

Confira a retrospectiva de debuts que farão 10 anos neste ano que se inicia

(Reprodução)


2012 foi o ano de grandes lançamentos como Gangnam Style do Psy, Fantastic Baby do Big Bang e The Chaser do Infinite. Esta mesma época também marcou a data de grandes debuts, como EXO, BTOB, AOA e mais. Ficou curioso para saber quais outros grupos debutaram neste ano? Quer saber como estes grupos estão atualmente? O Café Com Kimchi preparou uma lista de alguns grupos que fizeram ou farão aniversário de 10 anos em 2022, para você relembrar ou conhecer.




EXO


EXO é um grupo sino-coreano que estreou em 8 de abril de 2012, com 12 membros separados em dois subgrupos, EXO-K e EXO-M, performando músicas em coreano e mandarim, respectivamente. Sua estreia oficial ocorreu com o lançamento do single "Mama" do EP homônimo.


Atualmente, ele é composto por nove membros: Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai, e Sehun. O grupo originalmente continha mais 3 membros chineses em sua formação: Luhan, Kris e Tao, porém eles saíram do grupo após abrirem processos contra a S.M. Entertainment em 2014 e 2015 respectivamente.


Exo é um dos grupos de kpop mais populares da sua geração e emplacaram diversos sucessos como "Love Shot", "Monster", "Call Me Baby" e principalmente "Growl", que foi lançada em 2013 e ainda hoje é muito popular.


Seu último álbum foi "Don’t Fight the Feeling", lançado no dia 7 de junho de 2021, com apenas 7 membros. Devido ao fato dos membros estarem servindo no exército, eles estão promovendo principalmente como solistas ou com sub-unit.


Hello Venus


O grupo fez seu debut com Venus, no dia 9 de maio de 2012. Hello Venus debutou com 6 integrantes: Alice, Nara, Lime, Yoo Ara, Yoonjo, Yooyoung. Yoo Ara e Yoonjo saíram e Seoyoung e Yeoreum entraram em 2014. Em 26 de abril de 2019, a Fantagio anunciou o disband do grupo. Seu último comeback foi Mysterious em 2017.


Todas as ex-membros do grupo seguem carreira na atuação, menos Seoyoung e Yoo A Ra, que não atua desde 2015.


B.A.P


B.A.P (Best Absolute Perfect) debutou com 6 membros em 27 de janeiro de 2012, com "No Mercy". O último comeback foi "Hands Up" lançado em dezembro de 2017. O grupo fez sucesso com músicas que falavam sobre saúde mental e críticas sociais, como "Warrior", "Wake Me Up" e "One Shot".


Em 18 de fevereiro de 2019, a TS Entertainment anunciou o disband do grupo. Atualmente Jongup, Zelo, DaeHyun e Yongguk seguem como solistas enquanto Youngjae segue como solista e ator.


FIESTAR


O grupo debutou em 31 de agosto de 2012, com o álbum single "Vista", com 6 membros: Cao Lu, Jei, Linzy, Hyemi, Cheska e Yezi. Cheska deixou o grupo em 2014. Yezi foi semi-finalista do Unpretty Rapstar 2 em 2015.


O último lançamento do grupo foi "Apple Pie", em Maio de 2016, sendo esta uma das faixas mais populares da carreira do Fiestar. O grupo disbandou oficialmente em maio de 2018, quando as membros decidiram não renovar o contrato com a LOEN Entertainment.

Hyemi e Yezi seguem atualmente como solistas. Linzy agora é atriz de musical.



VIXX


VIXX debutou no dia 24 de maio de 2012, com a música "Super Hero". Seu último comeback oficial foi "Scentist", lançado em 2018, porém eles fizeram um lançamento especial chamado "Walking", no início de 2019. Conhecidos como os reis do conceito, eles emplacaram sucessos como "Error", "Chained Up" e "VOODOO DOLL".

N recentemente esteve no k-drama "Bad and Crazy". Ele também participou do K-drama "É Tudo Meu" em 2021, que está disponível na netflix. Ravi tem uma carreira consolidada como solista, lançando em fevereiro seu 2º full album.


Leo também segue como solista. Hyuk segue atuando, participou da 2ª temporada do dorama BL "Color Rush". Já Ken foi dispensado do exército recentemente, no dia 5 de janeiro de 2022. Hongbin, que deixou o grupo em 2020, também tem carreira como ator, ele participou de doramas como "Moorim School" e "O Sorriso Deixou Seus Olhos", disponível no Viki.


Crayon Pop


Crayon Pop debutou em 19 de julho de 2012, com "Saturday Night". Originalmente como um quinteto, o grupo inicialmente era constituído pelas membros: Soyul, Geummi, Ellin, Choa e Way.


Conhecidas pelos conceitos diferentes, músicas animadas e coreografias únicas, o grupo obteve sucesso com o lançamento de "Bar Bar Bar". Seu último lançamento foi "Evolution Pop Vol 1", com o single "Vroom Vroom".


100%


100% debutou com o single "Bad Boy" em setembro de 2012 com 7 membros: Minwoo, Rockhyun, Jonghwan, Chanyong, Changbum, Hyukjin e Sanghoon. Em 2014, Sanghoon decidiu deixar o grupo, pois queria viver uma vida normal. Já em 2016, Changbum deixou o grupo. No ano de 2018, o líder Minwoo morreu devido a um ataque cardíaco.


Em 23 de setembro de 2021, a TOP Media anunciou que os membros não renovariam seus contratos, portanto o grupo iria desbandar. No mesmo mês, eles lançaram um último single chamado "Beautiful Girl". Antes dos membros servirem no exército, lançaram o álbum "re:tro" em março de 2019, com a faixa título "Still Loving You".


Em maio de 2022, os integrantes anunciaram pelas redes sociais que os 4 membros irão re-debutar em julho no Japão sob o nome de Fave1 pela empresa KissEnt.


EXID


Exceed In Dreaming, ou apenas EXID, debutou em 16 de fevereiro de 2012 com "Whoz That Girl". O grupo estreou com 6 membros LE, Hani, Junghwa, Dami, Yuji e Haeryeong. Em abril de 2012, Dami, Yuji e Haeryeong deixaram o grupo e Solji e Hyerin se juntaram, formando agora um quinteto.


O grupo ficou conhecido após o sucesso de "Up & Down", logo após lançaram diversos sucessos como "Ah Yeah", "Hot Pink", e "DDD". Em 2019, foi anunciado hiatus indefinido devido à saída das membros da empresa Banana Culture, porém elas ainda continuaram com atividades no Japão por mais um ano.



BTOB


BTOB (Born To Beat) debutou em 21 de março de 2012 com o single "Insane". O grupo consiste em Eunkwang, Minhyuk, Changsub, Hyunsik, Peniel e Sungjae. Originalmente um grupo de sete membros, Ilhoon deixou o grupo em dezembro de 2020. BTOB lançou sucessos como "WOW", "Movie" e "I'll Be Your Man".


O último lançamento do grupo foi o álbum "4U: Outside" com a sub-unit BTOB 4U, pois Sungjae e Hyunsik estavam no exército na época. O grupo está com o lançamento do álbum especial de 10 anos, marcado para 21 de fevereiro, chamado "Be Together".


AOA


AOA (Ace of Angels) debutou em 30 de julho de 2012 com a faixa Elvis. O grupo debutou com 7 membros e, destas, apenas Hyejeong, Seolhyun e Chanmi seguem no grupo. Choa, Mina, Jimin e Yuna anunciaram a saída do grupo em 2017, 2019, 2020 e 2021, respectivamente.


AOA emplacou sucessos como "Good Luck", "Bingle Bangle", "Like a Cat" e "Heart Attack". O grupo está em hiatus desde 2020, quando a ex-membro Mina acusou a ex-colega, Jimin, de bullying. Seu último comeback foi Come See Me em novembro de 2019.



NU'EST


New Establish Style Tempo, ou apenas NU'EST, debutou em 15 de março de 2012 com o single "Face", o grupo possui 5 membros: JR, Aron, Baekho, Minhyun, e Ren. O grupo, que veio diversas vezes ao brasil, explodiu após a participação do de 4 integrantes no programa Produce 101, com o membro Minhyun ficando dentro do TOP 11, debutando no Wanna One. Em 19 de abril de 2021, lançaram seu segundo álbum de estúdio, Romanticize, com a música título "Inside Out".



Qual foi o seu debut favorito de 2012? Conte para o Café nas nossas redes sociais.

394 visualizações

Comments


bottom of page