top of page

12 músicas de K-pop que completam 10 anos em 2022

Confira a retrospectiva de debuts e comebacks que farão aniversário e marcaram a história do k-pop


(Reprodução)


Estamos a poucos dias para 2021 se encerrar, e o ano que está prestes a iniciar tem gerado muitas expectativas na comunidade kpopper, já que conta com grandes apostas de possíveis lançamentos. Mas não podemos deixar de lado, estreias e retornos que marcaram o k-pop e tem sua relevância até os dias de hoje. Por isso, o Café Com Kimchi preparou uma lista especial de músicas que farão aniversário de 10 anos em 2022, para você relembrar ou conhecer e adicionar em sua playlist.





Janeiro

Repeat The Same Words - Koyote


O grupo misto Koyote ou KYT já iniciou o ano de 2012 com uma canção bem animada e dançante. Os seniores realizaram seu debut em 1998, e embora hoje em dia estejam mais focados em suas carreiras individuais, não deixam de realizar projetos juntos, bem como Repeat The Same Words, que completa 10 anos em janeiro.




Fevereiro

Whoz That Girl - EXID


O memorável grupo feminino EXID fará seu aniversário de debut em fevereiro de 2022. Whoz That Girl foi o primeiro single lançado pelas meninas, uma música cheia de personalidade que em agosto do mesmo ano de lançamento foi incluída no EP Hippity Hop, projeto que teve um ótimo desempenho digital.



Março

Fantastic Baby - BIGBANG


Impossível falar sobre lançamentos marcantes e deixar os caras do BIGBANG de fora. Fantastic Baby é um dos grandes hits do grupo masculino da YG Entertainment, o videoclipe oficial da música conta com mais de 400 milhões de visualizações no YouTube, sendo o segundo MV do grupo a atingir tal marca, atrás apenas de Bang Bang Bang.



Abril

Mama - EXO


Mama marcou o debut do EXO, o primeiro grupo da SM Entertainment da 3ª geração. A música mescla os gêneros mais diversos, entre eles o pop, ópera e rock e o MV exibe um dos conceitos mais autênticos, os superpoderes de cada membro do boygroup que permanecem presentes até hoje na história do EXO.







Maio

Hush - Apink


Com coreografia divertida e música contagiante descrevem bem Hush, música que representa bem o carisma, doçura e presença do girlgroup Apink. A canção é uma faixa do álbum UNE ANNEE, o primeiro full album do grupo.



Junho

Like This - Wonder Girls


O memorável grupo da 2ª geração do k-pop lançou Like This em junho de 2012, a música é uma das faixas do álbum Wonder Party. As seniores tiveram diversas conquistas ao longo da carreira, e Like This não foi diferente, já que charteou em diversas plataformas coreanas.



Julho

Gangnam Style - PSY


O maior sucesso da carreira de PSY e um grande marco do k-pop no ocidente, completa 10 anos em 2022. Gangnam Style conta com o videoclipe mais visto do k-pop com mais de 4 bilhões de visualizações no YouTube, sendo também um dos mais vistos, recebendo cerca de 1 milhão de views diárias, mesmo após 10 anos de seu lançamento.



Agosto

The Shadow - BoA


A grande solista BoA não pode passar batido em nossa retrospectiva. The Shadow foi um single b-side para divulgar o álbum Only One da cantora. A música não deixa a desejar, entregando vocais e coreografia incríveis, fazendo jus a qualidade e dedicação que BoA sempre mostra.



Setembro

Sexy Love - T-ARA


O grupo feminino T-ARA que fez seu comeback em novembro após 4 anos de hiatus, também deixou sua marca em 2012 com Sexy Love. A música bastante autêntica entrega um videoclipe com storyline divertida e coreografia bastante curiosas e cativantes.






Outubro

Get Out - AOA


Get Out do grupo feminino AOA é sinônimo de diversão cinematográfica, já que conta com diversas referências de grandes filmes do cinema como Bonequinha de Luxo e Kill Bill, bem como as integrantes tocando instrumentos musicais como uma banda. A música faz parte do mini álbum Wanna Be.



Novembro

Humanoids - TVXQ!


A dupla TVXQ! também marcou 2012. Um de seus lançamentos foi Humanoids, do álbum homônimo. A música entrega sonoridade bem característica da época, bem como o visual do videoclipe, demonstrando um conceito bem futurístico.



Dezembro

Dancing Queen - Girls' Generation


Girls' Generation foi um dos grupos a encerrar o ano de 2012. O memorável clipe Dancing Queen exibe as garotas em um fundo neutro vestidas de calça jeans e camisetas brancas, mesclado com um cenário retrô, bem divertido como todas as propostas do grupo.



Gostou da retrospectiva? Qual lançamento de 2012 foi seu preferido?






170 visualizações

Comments


bottom of page