top of page

Ravi retorna com o álbum Love&Fight: Relembre a carreira de sucesso do solista

Atualizado: 14 de mar. de 2022

Love&Fight é mais um trabalho bem sucedido de Ravi; conheça carreira do rapper, marcada por VIXX e extensa discografia solo.

(Divulgação/GROOVL1N)

Love&Fight é um dos lançamentos que abrem o mês de fevereiro e também um dos mais aguardados. O segundo Full Album de Ravi, liberado nesta terça-feira (8), é composto por 10 canções. O comeback apresenta WINNER como faixa-título, um rock animado e nostálgico em parceria com o rapper Ash Island. Esse é o primeiro álbum completo do solista em dois anos, desde El Dorado.


Conhecido como um dos idols rappers mais promissores e pelos numerosos trabalhos como compositor, Ravi está entre os nomes marcantes da terceira geração do K-pop. Com experiência e versatilidade em seus anos junto ao VIXX, Ravi é alguém que não cansa de surpreender, essa inovação se estende para seus trabalhos solo. Com uma vasta discografia, o rapper transita facilmente pelos gêneros musicais, desde o hip-hop de BOMB até elementos de rock em seus trabalhos mais recentes, como ANI.


Com tantos anos de carreira, não é surpresa se deparar com tantos trabalhos, que vão de membro de boygroup até apresentador de programa da KBS. Confira as principais realizações da trajetória de Ravi:


10 anos de carreira: debut como membro do VIXX

(Divulgação/Jellyfish)

Em maio de 2012, a Jellyfish Entertainment apresentou o seu primeiro boygroup. Composto por: N, Leo, Ken, Ravi, Hongbin e Hyuk, o sexteto fez sua estreia com o colorido Super Hero, bem distante do conceito que viraria sua marca posteriormente.


O grupo ficou conhecido por se afastar das produções comuns da época, com conceitos inovadores e Music Vídeos de alta produção, como a ficção científica de Error, as cenas sombrias angustiantes de Voodoo doll e a elegância de Shangri-La. O VIXX possui uma discografia formado por cinco Full Albuns e cinco EPs.



Como o rapper principal, Ravi se destacou entre os idols que cumpriam a mesma função em seus respectivos grupos, por sua voz marcante, habilidades indiscutíveis e presença de palco. Além de ser o responsável pelas linhas de rap do VIXX, o integrante também está integra a dance line como o dançarino líder.


O artista não é mais agenciado pela Jellyfish desde o encerramento de seu contrato em 2019. Porém, permanece como parte do grupo.



O equilíbrio entre Leo e Ravi em VIXX LR

(Reprodução/Jellyfish)

Três anos após a estreia, Ravi se juntou a Leo para formar a unit VIXX LR. Com um nome polissêmico, muito além de apenas as iniciais dos artistas, a dupla soube entregar um grande conceito. Nos dois álbuns que compõem a carreira, Beautiful Liar (2015) e Whisper (2017), os dois são sempre apresentados como opostos. A representação está relacionado com a essência da unit, que soube encaixar o rap agressivo de Ravi com o vocal suave, mas potente de Leo, e transformar no equilíbrio ideal.




O idol com mais direitos autorais

(Reprodução/Instagram)

Prestes a completar 10 anos de carreira, Ravi é o idol com mais direitos autorais na KOMCA (Korea Music Copyright Association). Ao todo são mais de 202 registros, superando veteranos como G-Dragon e PSY. O artista esteve creditado na maioria dos lançamentos do grupo, na unit LR e em sua discografia solo.


As habilidades de Ravi como produtor e compositor não se limitam apenas às canções de seu próprio grupo ou a si mesmo como solista. O rapper compartilhou sua experiência e talento com grupos mais novos. Exemplos disso são, When it rains (2015) do Melody Day, cuja participação se estendeu para um feat na mesma canção; Hate You (2017) e Do It (2018) do Gugugan; Talk to me (2018) do Elris e Recipe for Simon (2019) do GWSN.



Longa lista de colaborações

(Reprodução/Instagram)

Mostrando não ser somente requisitado em produções, mas também em trabalhos como rapper. A participação de Ravi em canções ao lado de outros artista é bem recorrente e a lista de colaborações é extensa, com rappers do cenário underground como Microdot e Paloalto, até idols como Solar do MAMAMOO e Soyeon do (G)-IDLE.


Além disso, também esteve presente em diversos projetos alternativos, como em Blossom (2019) ao lado de Eunha do VIVIZ e o Fever Music COOL Summer Project (2020), EP colaborativo entre vários artistas, o qual Ravi participa de três das quatro músicas.





De R.eal1ze a Love&Fight


(Divulgação/GROOVL1N)

Em janeiro de 2017, chegou a vez de Ravi trilhar seu caminho separado dos seus companheiros de grupo. O rapper abriu o ano com o EP de oito faixas, intitulado de R.eal1ze, que contou com o apoio de outros artistas em faixas colaborativas.


O primeiro comeback só ocorreu dois anos depois, com o mini álbum R.ook Book, o último sob o selo da Jellyfish. Após deixar a empresa, os lançamentos começaram a ser mais frequentes. Atualmente, como administrador da sua própria carreira, já acumula uma discografia composta por cinco EPs e dois Full Albuns, sendo Love&Fight o mais recente trabalho.



Vale lembrar que antes de seu debut solo oficial, uma Mixtape já havia sido apresentada em 2016, desde então totalizou quatro mixtapes lançadas.



De agenciado para CEO: GROOVL1N e The L1ve

(Divulgação/GROOVL1N)

Quando não renovou o contrato com a Jellyfish, Ravi previu um projeto grandioso pela frente. Diferente do que muitos artistas fazem, optando por uma nova agência, Ravi foi pelo caminho oposto, decidido a fazer isso por si só.


Em busca de mais um desafio, o solista fundou a GROOVL1N, direcionada ao hip-hop, em junho de 2019. A empresa é responsável por gerenciar Cold Bay, Nafla e Xydo. Decido a não se limitar, o rapper foi mais longe e fundou sua segunda empresa dois anos depois. Diferente da primeira, The L1Ve abrange artistas de diferentes gêneros. Atualmente, Ailee e Wheein do MAMAMOO a integram.



Parte do elenco de 2 Days & 1 Night

(Reprodução/Instagram)

Os talentos não estão apenas em áreas relacionadas a música, o rapper é também dono de uma forte carisma, facilidade de interação e mostrou saber liderar um programa de entretenimento. Assim, ele conquistou cargo fixo no elenco do 2 Days & 1 Night, TV Show da KBS de grande audiência e muito premiado.


O solista se juntou aos apresentadores em 2020 e, no ano seguinte, venceu o Rookie Award — prêmio dado ao novato de destaque em programas de televisão — na categoria de show de variedade no KBS Entertainment Awards.



83 visualizações

Comments


bottom of page