top of page

Conheça 5 filmes de terror coreanos para colocar na lista

Nem só de zumbis vivem os fãs do terror; confira filmes inspirados em lendas urbanas, paradoxos e mais


(Divulgação / Netflix / Climax Studio)

A Coreia tem se provado uma grande potência na indústria cinematográfica e, com isso, tem ganhado a cada dia, um espaço merecido nos cinemas mundiais e nas grandes plataformas de streaming. E, se tem um gênero que os sul-coreanos se destacam mais, é o de terror, que são bastante criativos e bem produzidos como #Alive, filme original da Netflix lançado em 2020, Invasão Zumbi, que ganhou uma sequência em 2020 e Goedam, uma série da Netflix baseada em lendas urbanas coreanas.


Uma das maiores apostas da Coreia do Sul são temas relacionados a apocalipse zumbi, que são muito bem feitos, mas não é o subgênero favorito de todo mundo. Por isso, separamos alguns filmes que você precisa incluir na sua lista e que fogem desse tema. Confira:




Gonjiam: Hospital Maldito (2018)


Em 1979, 42 pacientes do Hospital Psiquiátrico Gonjiam cometeram suicídio e logo depois o diretor do hospital é dado como pessoa desaparecida. Com esses acontecimentos, surgem muitos rumores e histórias grotescas sobre o hospital, agora abandonado. Para gerar entretenimento e passar pela experiência assustadora de desbravar um prédio abandonado, um youtuber e mais seis pessoas decidem entrar no antigo hospital e começam uma transmissão ao vivo.


O filme, disponível na plataforma brasileira GloboPlay, é inspirado em lendas sobre o Hospital Psiquiátrico Gonjiam, conhecido como um dos locais mais assombrados de Gwangju. Wi Ha Joon, ator de Round 6 (2021) e Criatura de Gyeongseong (2023), Park Ji Hyun, estrela de Yumi's Cells (2022), e Lee Seung Wook, de O jogo: Rumo à Zero Hora (2020), fazem parte do elenco.



Sleep: O Mal Nunca Dorme (2023)


Soo Jin e Hyun Soo são recém casados, e sua vida feliz começa a ser tornar um verdadeiro pesadelo quando Hyun Soo, de repente, se comporta de forma estranha e assustadora enquanto dorme. O que antes eram murmúrios leves durante o sono, logo escalam para um comportamento completamente grotesco. Eles decidem então se consultar com uma clínica especializada no sono e, sem sucesso, as noites se tornam cada vez piores. Desesperados, eles procuram por uma xamã, para que todo esse pesadelo termine de vez.


O filme foi lançado durante o Festival de Cannes de 2023 e foi dirigido por Jason Yu, diretor em ascensão responsável por Okja, filme da Netflix vencedor da Palma de Ouro em 2017. Jeong Yu Mi, atriz do clássico The Legend of the Blue Sea (2017) e de Strangers Again (2024), e Sun Kyung Lee, estrela do filme vencedor do Oscar, Parasita (2019), formam o casal principal. O longa metragem pode ser alugado pela plataforma da Apple TV ou da Prime Video.





A Ligação (2020)


Duas pessoas vivem em épocas diferentes Seo Yeon vive o presente e Young Sook vive no passado. Através de uma ligação, as duas se conectam e têm suas vidas mudadas radicalmente. Seo Yeon vai para a área rural da Coreia, para visitar sua mãe que está hospitalizada, e perde seu celular no trem.


Já na casa da mãe, ela encontra um telefone e o diário de Young Sook, datado de novembro de 1999, e, através de uma ligação, as duas começam a se corresponder. O que antes parecia ser uma troca divertida entre o passado e o presente, se torna um grande pesadelo e muito maior do que os fantasmas que assombram o passado de Seo Yeon.


O filme foi dirigido por Lee Chung Hyung, responsável pelo sucesso da Netflix, A Bailarina (2023). As atrizes Park Shin Hye, de O Mito de Sísifo(2021) e Médicos em Colapso (2024), e Jeon Jong Seo, que trabalhou junto com Chung Hyun em A Bailarina e também no remake coreano La Casa de Papel (2022), dão vida às personagens principais. O longa está disponível na Netflix.




A Maldição - O Despertar dos Mortos (2021)


Uma série de assassinatos começa a movimentar a cidade, mas de uma forma peculiar - são cometidos por mortos vivos. No primeiro assassinato, o corpo do principal suspeito foi encontrado ao lado da vítima, mas a grande questão é que o suspeito já estava morto há três meses. A jornalista Lim Jin Hee então recebe uma ligação do suposto verdadeiro assassino confessando ter cometido o crime, e avisa que mais três assassinatos estão por vir e, assim como primeiro, serão executados por mortos ressuscitados. Quem estaria por trás de crimes tão bárbaros e qual a motivação?



O filme conta com roteiro de Yeon Sang Ho, o mesmo responsável por Invasão Zumbi e Profecia do Inferno. No elenco estão Uhm Ji Woon, que atuou em As Três Irmãs (2022), Jung Ji So, atriz mirim de A Lição (2022) e Parasita (2019), e Yeon Woo Jin, de My Shy Boss (2017). O longa está disponível para aluguel no Prime Video.




Talchul: Project Silence (2023)


Um grupo de pessoas fica preso em uma ponte após uma série de colisões e explosões, causando risco de desabamento - essa ponte é uma das únicas conexões entre uma ilha e seu principal aeroporto na Península Coreana e que, por conta das condições climáticas, fica coberta por névoa. Além do risco de desmoronamento, eles precisam se preocupar com outra ameaça: os Ecos - criaturas criadas a partir do experimento militar Project Silence - que foram liberadas em segredo, gerando caos e destruição.


Project Silence é um filme sul-coreano de terror dirigido por Kim Tae-gon e foi selecionado e apresentado no Festival de Cannes de 2023. O filme conta com a atuação de Park Ju Hyun (Extracurricular, 2020), Lee Sun Kyung (Parasita, 2019) e Kim Su An (Invasão Zumbi, 2016)



Já assistiu algum desses filmes? Conta pro Café nas redes sociais!


26 visualizações

Comments


bottom of page