top of page

The Last Of Us: 6 doramas com zumbis para quem está assistindo à nova série da HBO Max

Atualizado: 5 de fev. de 2023

Os zumbis coreanos não deixam nada a desejar em comparação com os "nascidos" em Hollywood; confira a lista abaixo


(Divulgação / HBO Max / Netflix)

Quem é fã de produções apocalípticas, realidades distópicas e uma dose generosa de monstros com certeza está amando o mais novo sucesso da HBO Max, a série The Last Of Us. Com Bella Ramsey e Pedro Pascal no elenco, a novidade estreou em 15 de janeiro e ganha novos episódios todos os domingos. Mas, para quem acha que um episódio por semana é pouco para mergulhar nesse universo de arrepiar, o Café preparou uma lista com 6 séries coreanas cheias de sustos e zumbis. 'Bora conferir?

Kingdom (2019)


Descrito por um site especializado como "o encontro de Game Of Thrones com a Dinastia Joseon [período imperial da Coreia]", Kingdom é uma produção original da Netflix baseada em um webtoon renomado. A trama acompanha a história do príncipe Lee Chang (Ju Ji-hoon), que vê seu direito ao trono questionado após o falecimento misterioso do Rei. Em meio às suas tentativas de desvendar a morte do pai e um golpe político no governo, Lee se depara com uma realidade assustadora: uma praga que transforma os mortos em zumbis está se espalhando pela nação.



Kingdom está disponível na Netflix com duas temporadas — algo incomum para as séries coreanas, que geralmente possuem um formato de resolução em etapa única. Também participam do elenco principal a atriz Bae Doona e o ator Ryu Seung-ryong.




All Of Us Are Dead (2022)


Não é um mero trocadilho dizer que todo mundo morreu de amores por All Of Us Are Dead em 2022. A série original da Netflix fez um sucesso estrondoso entre os fãs de histórias de zumbis, e é claro que ela não iria faltar nessa lista. Na trama, um grupo de estudantes do ensino médio acaba preso em um colégio durante o despertar caótico de uma epidemia de zumbis. Eles devem lutar para permanecerem salvos, e isso inclui derrotar seus pais, professores e colegas que já se tornaram mortos-vivos — além de terem que conviver com suas próprias diferenças.



Também chamada de uma versão adolescente de The Walking Dead, a série está disponível na Netflix e já foi confirmada para a segunda temporada. Ela conta com Park Ji-hoon, Choi Yi-hyun e Lomon no elenco e é também baseada em um webtoon.




#Alive (2020)


Você conseguiria sobreviver a um apocalipse zumbi sozinho, trancado em seu apartamento? Essa pergunta guia a premissa de #Alive, um filme — sim, filme — que é baseado em um longa-metragem americano. A versão coreana conta a história de Oh Joon-woon (Yoo Ah-in), um jovem gamer que se tranca no seu apartamento para sobreviver a uma epidemia de zumbis que destruiu sua cidade. Espiando o mundo apenas pela janela e o olho mágico da porta, o protagonista tenta encontrar uma saída para salvar a si e a sua vizinha.


Produzido e disponível na Netflix, o filme tem ainda Park Shin-hye no elenco.






Zombie Detective (2020)


Com uma pegada bem diferente dos doramas que retratam um apocalipse zumbi, Zombie Detective se concentra em um único e inofensivo indivíduo. O dorama da KBS acompanha a trajetória pós-morte de Kang Minho, um homem que acorda como um zumbi e não consegue se lembrar de nada da sua vida. Ele começa, então, a investigar seu passado, assumindo o papel de um detetive e tentando ao máximo disfarçar os efeitos que o vírus zumbi trouxe ao seu corpo.



Quem dá vida ao protagonista — se é que podemos dizer isso — é o ator Choi Jin-hyuk, e ele trabalha ao lado de Park Jun-hyun na série. O dorama está disponível no VIKI.


Train To Busan (2016)


Mais um filme que mereceu o seu espaço nessa lista de doramas: Train to Busan ou Invasão Zumbi é um dos clássicos do gênero e do cinema coreano, e conquistou fãs até fora da bolha dos k-dramas. O longa com Gong Yoo e Jung Yu-mi segue a fuga desesperada de pai e filha durante uma epidemia de mortos-vivos. Os dois precisam chegar até a única cidade que não foi contaminada pelos zumbis, mas a jornada de trem até lá não será livre de sustos.



Invasão Zumbi tem ainda, no elenco, Don Lee, o primeiro ator coreano a interpretar um super-herói da Marvel. O filme está disponível na Netflix e tem uma sequencia — Invasão Zumbi 2: Península —, disponível no Telecine e Amazon Prime.


Happiness


Para encerrar, Happiness é um dorama apocalíptico que flerta com o cult, já que o foco aqui não são os zumbis, mas sim o comportamento humano frente ao abalo completo do mundo como conhecemos. Na trama, uma doença infecciosa começa a se espalhar e a retomar os protocolos de quarentena de um passado não muito distante — a pandemia de COVID-19. Porém, o novo cenário traz vítimas mais agressivas e uma urgência ainda maior para encontrar a cura.



Happiness está disponível no VIKI e é estrelado por Park Hyung-sik e Han Hyo-joo.



Também vale a pena conferir


Se para você tanto faz se os monstros são zumbis ou não, anote aí mais 2 dicas disponíveis na Netflix. A primeira é Sweet Home, que apresenta um mundo pós-apocalíptico no qual humanos viram criaturas terríveis, capazes de destruir tudo o que veem pela frente. Já em Hellbound: Profecia do Inferno, o perigo toma forma de monstros sobrenaturais; mas, com o surgimento de religiosos e líderes fanáticos, os monstros não são os únicos a ameaçar a humanidade.



Por que dar uma chance às séries de zumbi coreanas?


Ao contrário do que muitos possam pensar, os zumbis coreanos não deixam nada a desejar com os "nascidos" em Hollywood; na verdade, em muitos sentidos, eles até os superam. Os doramas conseguem trabalhar com o terror de mortos-vivos explorando uma gama imensa de subgêneros, e ainda transmitir uma visão única do estilo. Isso é visto em Train to Busan, por exemplo, e a discussão acerca desses aspectos "exclusivos" do filme já tomou as redes sociais.



Além disso, vale destacar a inserção de temas sociais nas produções — mesmo produções de fantasia. Em All Of Us Are Dead, por exemplo, muitos foram os paralelos com o Naufrágio de Sewol, um trágico acidente ocorrido em 2014 na Coreia e que vitimou fatalmente mais de 300 pessoas, sendo a maioria estudantes adolescentes.


Qual dos doramas citados nessa lista você ainda pretende conferir? Conta pra gente nos comentários, e já segue o Café com Kimchi no Twitter e Instagram!



1.335 visualizações

Comments


bottom of page