top of page

Wi Hajoon já era relevante antes de estrelar "Round 6"; conheça a carreira do ator

Atualizado: 26 de ago. de 2023

Interpretando papéis em "Três Irmãs" e "Round 6", Wi Hajoon consolida sua carreira com personagens de sucesso em escala global


wi hajoon ator round 6
(Divulgação/Dazed Korea)

Intérprete do policial da série de maior sucesso em 2021, "Round 6", o ator e modelo Wi Hajoon coleciona um currículo invejável e apresenta versatilidade em diferentes papéis. Com apenas sete anos de carreira, o artista, que acaba de completar 35 anos, é conhecido por papéis que vão desde produções românticas a filmes de ações.

Wi Hajoon é agenciado pela empresa MSTeam Entertaiment, mesma agência da atriz Son Yejin, de "Pousando no Amor" e "Trinta e Nove". Nascido no dia 5 de agosto de 1991, na cidade Jeolla, na Coreia do Sul, o astro teve sua estreia como ator em 2015, no filme "Coin Locker Girls", onde interpreta a versão mais nova de Um Taegoo ("Save Me 2"). Apesar disso, o artista realizou algumas aparições, em seu pré debut, com personagens de apoio no longa-metragem "Goodbye Mr. Black" e no drama "My Golden Life", nos quais ambos os personagens receberam o nome do ator.



O início da ascensão da carreira de Wi Hajoon


wi hajoon em something in the rain
(Divulgação/JTBC)

O primeiro papel de destaque veio com "Bad Guys Always Die" (2015), filme de ação no qual Wi Hajoon interpretou Cha Myeong ao lado da atriz Son Yejin. Em seguida, voltou a fazer pequenas participações nos longa-metragens "Eclipse", em 2016, "Anarchist From Colony", "The Chase", e o drama da KBS “My Golden Life”, disponível no Viki Rakuten — todos em 2017.


Depois das pequenas aparições em algumas produções, a notoriedade de Wi Hajoon foi reconhecida mediante a um filme de ação. Em 2018, ele foi protagonista do longa-metragem "Gonjiam: Manicômio Assombrado", no qual conquistou a atenção do público. A atuação rendeu-lhe uma indicação na categoria de "Melhor Ator" em duas premiações relevantes da Coreia do Sul: Blue Dragon Film Award, considerado o "Oscar coreano", e o Grand Bell Awards. Embora não tenha ganhado nenhuma das honrarias, ali foi um divisor de águas para o que estava vindo pela frente.


No mesmo ano, Wi Hajoon contracenara novamente com Yejin, colega de firma. No drama de sucesso "Something in the Rain", disponível na Netflix, o ator interpretou Yoon Seungho, o irmão mais novo da protagonista. Foi também em 2018 que deu vida ao personagem Lee Hamin no webdrama romântico "With Coffee", ao lado da atriz Jung Daeun, conhecida pelo papel principal no K-drama com a temática de reencarnação, "Mystic Pop-up Bar". Para fechar 2018 com chave de ouro, ele retornou às telinhas com o drama "Matrimonial Chaos", disponível no catálogo do Viki.


wi hajoon
(Divulgação/tvN)

Nos anos seguintes, Wi Hajoon mostrou que só estava começando a trilhar um caminho de papéis marcantes rumo à aclamação global. Em março de 2019, o ator estrelou o drama "Romance is a Bonus Book", no qual interpreta o designer de livros Ji Seojoon, papel secundário que tinha afeto pela protagonista, Kang Danyi (Lee Nayoung), e uma certa rivalidade com Eunho, interpretado por Lee Jongsuk, de "Big Mouth", drama de sucesso do Disney+.


No quinto mês do mesmo ano, Wi Hajoon compôs o elenco de "Miss & Mrs. Cops", uma comédia policial na qual dividiu cenas com a atriz Ra Miran, de "The Good Bad Mother", e Lee Sungkyung, estrela de "A Fada do Levantamento de Peso, Kim Bok Joo". Em "18 Again", drama protagonizado por Lee Dohyun em 2020, o ator desempenhou mais um papel secundário em sua carreia. O que ele não sabia é que, no ano seguinte, o seu trabalho ganharia uma escala internacional.



A consolidação como ator em escala global


Wi Ha-joon no papel do policial Hwang Jun-Ho emSquid Game.
(Divulgação/Netflix)

Wi Hajoon começou 2021 com o pé direto, vivendo o protagonista do filme "Midnight" (ou "Fuga da Meia-Noite" em português, disponível no catálogo do Telecine). Na produção, Kyungmi, uma jovem surda, é testemunha de crime cometido pelo serial killer Dosik, personagem de Hajoon. Em consequência do fato, ela é perseguida pelo criminoso em uma caçada interminável.


No mesmo ano, estreou no longa-metragem "Shark: The Beginning", adaptação de um webtoon de mesmo nome. Nesse projeto, Wi Hajoon interpreta Jeong Dohyeon, um presidiário campeão de lutas marciais mistas que decide ajudar Cha Woosol (Kim Minsuk), uma vítima de violência escolar que foi preso injustamente.


A grande febre mundial "Squid Game", conhecida nacionalmente como "Round 6", fez o nome de Wi Hajoon ser conhecido em escala global. No sucesso da Netflix, o ator interpretou o policial Hwang Junho, personagem que tenta desvendar o mistério da organização criminosa por trás do desaparecimento do seu irmão. A atuação (e beleza) do ator o fez acumular fãs ao redor do mundo.



Depois de tal aclamação, ele não parou mais. Ainda em 2021, protagonizou o drama "Bad and Crazy", ao lado do ator Lee Dongwook, de "Tale of the Nine-Tailed". Na trama, Ryu Suyeol, um policial corrupto, viciado a vencer a qualquer custo, é perseguido por K, um cara louco por justiça que tenta mostrar, de forma peculiar, esse senso ao policial.


Em 2022, Hajoon estreou "Três Irmãs", drama baseado na obra literária "Adoráveis Mulheres". Nele, o ator interpreta Choi Doil, consultor financeiro que fazia lavagem de dinheiro para um contador que perdeu todo o dinheiro de maneira suspeita. O drama, que conta com Kim Goeun, atriz de "Goblin" e "Yumi's Cells", está disponível na Netflix.



Projetos novos à vista


Park Seo Joon e Hae Soo Hee no drama Gyeongseong Creature.
(Divulgação/Studio Dragon/Netflix)

"The Worst Of Evil" é o novo drama protagonizado por Wi Hajoon. Na trama ambientada na década de 1990, o policial Park Joon Mo, interpretado por Ji Chang Wook, ("Som da magia") se infiltra um cartel de drogas em uma grande investigação policial na tentativa de derrubar a organização. Wi Hajoon interpreta o mafioso Jung Ki Chul, líder da organização criminosa. A produção tem data de estreia prevista para o dia 27 de setembro no Disney Plus.


Em outro projeto ainda este ano, Wi Hajoon está no elenco do drama de suspense "A Criatura de Gyeongseong", que estreia na Netflix em 22 de dezembro. Na trama, o ator interpreta Gwon Juntaek, o melhor amigo de Taesang, interpretado por Park Seojoon. Ele e o protagonista tentam, em um plano perigoso, salvar pessoas desaparecidas. A produção também tem Han Sohee no elenco, conhecida pelo trabalho em "My Name" e que, recentemente, realizou uma aparição no clipe "Seven", debut solo do Jungkook, do BTS.


O núcleo da segunda temporada de "Round 6" foi confirmado e teremos a volta de Wi Hajoon como o policial da primeira parcela de episódios. Em decorrência dos acontecimentos dos últimos capítulos da trama, fica a curiosidade dos fãs em saber como Hwang Junho irá retornar. A continuação de "Squid Game" ainda não tem data de estreia, mas a primeira parte está disponível na Netflix.

112 visualizações

Comments


bottom of page