top of page

Blue Dragon Awards: A fascinante história da premiação considerada o 'Oscar' da Coreia do Sul

Conheça a história da prestigiosa premiação Blue Dragon Awards, que homenageia as estrelas da cinematografia sul-coreana!


song hye kyo hyekyo park ji hoon jihoon shin ye eun yeeun durante os agradecimentos do prêmio blue dragon series film awards dorama drama k-drama netflix weak hero class the glory
Reprodução: Sports Chosun

Fazendo história a seis décadas, o Blue Dragon Film Awards carrega o título de uma das premiações mais grandiosas do cinema coreano. Esse tão importante evento, que já se tornou um ícone da indústria cinematográfica da Coreia do Sul, tem sido uma luz de reconhecimento e celebração para artistas e cineastas do país ao longo dos anos.


Tudo começou em 1963, quando a Sports Chosun — emissora afiliada do jornal impresso The Chosun Ilbo — tirou os planos do papel e criou a premiação com o objetivo de homenagear talentos da cinematografia coreana. Com nome e símbolo inspirados na figura mitológica do Dragão Azul, representa a força que vem das montanhas e o desejo de boa sorte para o futuro, o prêmio carrega consigo a esperança de que seus participantes e vencedores sejam abençoados com sucesso e poder em próximos trabalhos.



Evoluindo a cada ano, a premiação, que antes só premiava filmes, passou a reconhecer séries televisivas, abrindo espaço para obras que não tinham o devido reconhecimento. Iniciado em 2022, o Blue Dragon Series Awards se tornou aquele empurrãozinho para novos e mais experientes talentos dos K-dramas — e até mesmo programas de variedades —, alavancando carreiras e gerando fama internacional.



Ganhar um troféu Dragão Azul, se tornou um símbolo daqueles que brilharam pelo sucesso nas telas do mundo inteiro. Confira agora a lista de vencedores da segunda edição, realizada em 2023, dessa nova, porém muito honrosa, premiação!


Quando o assunto é K-drama em 2023…


Melhor Drama: Big Bet


Melhor Ator: Ha Jungwoo, com Narco-Saints


Melhor Atriz: Suzy, com Anna


Melhor Ator Coadjuvante: Lee Donghwi, com Big Bet


Melhor Atriz Coadjuvante: Lim Jiyeon, com The Glory


Melhor Ator Novato: Park Jihoon, com Weak Hero Class 1


Melhor Atriz Novato: Shin Yeeun, com Revenge of Others


Prêmio de popularidade de OST: “Our Season”, Jaechan (DKZ)


Whynot Award: Choi Hyun Wook, com Weak Hero Class 1



Quando o assunto é variedade em 2023…


Melhor Programa de Variedades: Siren: Survive the Island


Melhor Entertainer Masculino: Yoo Jaesuk, com PLAYou Level Up


Melhor Entertainer Feminina: Joo Hyunyoung, com SNL Korea


Melhor Entertainer Novato: Dex, com Bloody Game 2


Melhor Entertainer Novata: Kim Ahyoung, com SNL Korea


Prêmio de popularidade: Cha Eun Woo do ASTRO, Jaechan do DKZ, Lee Kwangsoo e Kim Yeon Koung



Menção honrosa ao grande prêmio (daesang) da noite!


song hye kyo hyekyo the glory prêmio blue dragon series film awards
Reprodução: Sports Chosun

Digno de prêmio e merecidamente reconhecido, a atriz Hyekyo levou o mais importante da noite com sua marcante atuação em The Glory. A série que esteve no TOP 10 séries mais assistidas nacionalmente no catálogo da Netflix diversas vezes, marcou a volta da atriz às telas depois de dois anos.


Desde o divórcio com o ator Song Joongki, em 2019, sua imagem perante ao público sul-coreano foi prejudicada e Hyekyo entrou em uma pausa. Em 2021, a atriz retornou e protagonizou "Now, We Are Breaking Up" ao lado de Jang Kiyong, em um romance adulto, que, segundo ela mesma, significou um avanço na sua carreira em termos de melhoria na atuação.


Em entrevistas, Hyekyo já expressou seu medo em estragar a série de alguma forma, mas sua grande presença diante das câmeras a levou ao feito de brilhar durante a premiação.


106 visualizações

Comments


bottom of page