top of page

Mês do Orgulho: 7 filmes sul-coreanos com temática LGBTQ+

Atualizado: 22 de jan. de 2023

O cinema sul-coreano tem expandido a representatividade em suas tramas, com filmes que abordam questões da comunidade


(Reprodução)

Junho é marcado por uma celebração muito importante durante todo o mês e que deve ser estender durante todo o ano, o Orgulho LGBTQIA+. Apesar de todos os problemas do conservadorismo já conhecido da sociedade sul-coreana, a representatividade está cada vez mais presente nas telas em todo o país, seja com idols demonstrando apoio a comunidade ou personagens LGBTQ+ em doramas. Nos filmes não é diferente, e o cinema sul-coreano tem expandido a as pautas da comunidade em suas tramas.


Confira filmes com temática LGBTQIA+ para maratonar no mês do Orgulho:


Young Adult Matters (2021)


Se Jin (Lee Yoo Mi, atriz de Round 6 e All of Us Are Dead) é uma adolescente com uma vida turbulenta. Sozinha, a jovem precisa enfrentar o bullying na escola, porém, ela não se importa com os comentários negativos e as perseguições. No geral, Se Jin vive sem qualquer grande perspectiva e dá pouca importância para a vida. Um dia, ela decide fugir e acaba encontrando com Joo Young (Hani), outra adolescente que está vagando pela rua. Logo, Se Jin junta-se um grupo de jovens fugitivos e, com eles, passa a enfrentar uma série de dificuldades inesperadas nas ruas. Enquanto vive a nova vida, Se Jin precisa lidar com outro problema: uma gravidez indesejada.




No Regret (2006)


Considerado o primeiro filme sul-coreano com um casal gay, No Regret acompanha o Lee Soo Min (Lee Young Hoon), um jovem sem grandes ambições, mas que deseja estudar Artes. Para isso, dedica-se a dois empregos, motorista de limusine à noite e operário de fábrica de dia. Uma noite seu destino cruza com Song Jaemin (Kim Nam Gil), quando o leva bêbado para casa em seu trabalho como motorista. Logo no primeiro encontro, Jaemin demonstra interesse em Soo Min, que rejeita sua investidas.


Porém, as coincidências estavam longe de terminar, principalmente, quando Jaemin é filho do dono da fábrica onde Soo Min trabalha e decide ajudá-lo a não perder o emprego.




The Handmaiden (2016)


Conhecido no Brasil pelo título em português "A Criada", o filme de 2016 é popular e muito comentado pela sua trajetória repleta de plot twists e muito mistério. A obra está situada em 1930, durante a ocupação japonesa. A jovem Sooke (Kim Tae Ri, atriz de Twenty-Five Twenty-One) é uma vigarista contratada para ser criada de Hideko (Kim Min Hee), uma herdeira que leva uma vida reclusa junto ao seu tio autoritário. O plano de Sooke é conquistar a confiança da patroa para roubar sua fortuna e trancá-la em um hospício. Porém, a estratégia segue por outro caminho quando ambas começam a desenvolver sentimentos uma pela outra.



Man on High Heels (2014)


Deixando o romance um pouco de lado, o próximo filme mistura muita ação e drama. Ji Wook (Cha Seung Won, ator de Hwayugi) é um detetive de sangue frio que é capaz de tudo para capturar criminosos. No entanto, o que muitos não sabem é que ele deseja fazer uma mudança de sexo. Porém, seus planos são interrompidos quando uma gangue que Ji Wook havia apreendido decide se vingar. O protagonista se vê em um dilema quando sua amiga Jang Mi (Esom) também fica em perigo e ele deve fazer uma escolha.




Wish You (2021)


Para os que gostam de filmes com idols, Wish You trás Kang In Soo do MYNAME e Lee Sang do IMFACT. Kang In Soo (Kang In Soo) é um cantor de espírito livre, cujo amor pela música o faz se apresentar nas ruas e seu objetivo é um dia construir uma carreira, o que não é fácil. Recusando-se a desistir de seus sonhos, In Soo continua tocando, dia após dia, enquanto seu melhor amigo, Choi Min Sung, grava suas performances e as envia no YouTube.


Yoon Sang Yi (Lee Sang) é um tecladista que trabalha em uma grande gravadora e está sempre à procura de novos talentos. Quando Sang Yi encontra um dos vídeos de In Soo fica convencido que ele tem futuro na música. O novato logo recebe o convite de participar do novo projeto da empresa de Sang Yi. À medida que os dois convivem, seu relacionamento cresce e novos sentimentos começam a florescer. Porém, eles precisarão lidar com os obstáculos que interpõem em seu caminho.




301/302 (1995)


Inspirado no poema 'The Cook and the Anorexic' do poeta e novelista Jang Jung Ill, o filme conduz duas mulheres obsessivo-compulsivas, uma chef e uma escritora anoréxica, vizinhas em um prédio. A chef, Song Hee (Pang Eunjin), mora no apartamento 301 e tenta convencer a vizinha a comer as refeições que ela cozinha. Mas Yun Hee (Hwang Shin Hye), moradora do 302, se recusa. Essa ação inicia um relacionamento turbulento que força as duas mulheres a relembrar seus passados tortuosos. O filme foi a submissão da Coreia do Sul ao Oscar em 1995.




House of Hummingbird (2014)


House of Hummingbird trata assuntos como a solidão na adolescência e a etapa de descobertas. Em 1994, Eun Hee (Park Ji Hu, atriz de All of Us Are Dead) vive com os pais e os irmãos em uma rotina turbulenta. Cada membro na família busca resolver seus próprios problemas e a convivência não é fácil. A adolescente vagueia pela cidade em busca de amor, tanto em meninos, quanto meninas. Seus horizontes se abrem quando uma nova professora é transferida para sua escola e parece ser o único adulto a entendê-la.



Two Weddings and a Funeral (2011)


Essa comédia-romântica apresenta dois casais homossexuais, um gay e outro lésbico, que se unem em um plano louco para esconderem seus segredos de suas famílias. Hyo Jin (Ryu Hyun Kyung) é uma obstetra que sonha em adotar um bebê com sua namorada Seo Young (Jung Ae Youn). Colega de trabalho de Hyo Jin e em um relacionamento com Seok (Song Yongjin), Min Soo (Kim Dong Yoon) decide ajudar o casal a realizar o sonho de ter um filho e também a esconder a sexualidade do quarteto de suas famílias.


Para isso, Min Soo e Hyo Jin se casam e passam a morar juntos, enquanto Seo Young e Seok se mudam para a casa ao lado. No entanto, os pais intrusivos de Min Soo começam a se envolver um pouco demais com a vida do casal, ameaçando seu esquema.




O que achou dos filmes da lista? Conta para a gente em nosso Twitter e Instagram.


1.641 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page