top of page

Não só de alegria vive o dorameiro: Doramas que abordam o bullying

Atualizado: 2 de jun. de 2022

Bullying é um assunto recorrente nos doramas, principalmente escolares


(Divulgação)

Existem k-dramas de diversos tipos, de romance, histórias para chorar até doramas policiais e de ação. Um tema recorrente, independente do tipo do dorama é o bullying, onde ele pode ser o foco da história, como em Angry Mom e Solomon's Perjury ou apenas uma parte do plot, como em Save Me.


O Café separou algumas produções que abordam sobre bullying de maneiras diferentes. É importante lembrar que alguns desses doramas podem ter gatilhos, pois tratam de assuntos pesados e complicados, então fique atento na hora de assistir. Confira a lista após publicidade.





Franquia School


A franquia coreana que lembra a franquia brasileira Malhação aborda diversos assuntos relacionados a adolescência e principalmente, a escola. Um tema recorrente nas diversas temporadas é o bullying. O assunto é abordado de maneiras diferentes em cada temporada, mas infelizmente é uma pauta fortemente relacionada principalmente à escola.






Angry Mom (2015)


Disponível no VIKI, o k-drama conta a história de Jo Gang Ja (Kim Hee Seon), que é uma mulher forte, famosa em sua escola por lutar contra todos. Com o passar do tempo ela se tornou uma jovem mãe e uma pessoa mais responsável. Então descobre que sua filha, Oh Ah Ran (Kim You Jung) está sofrendo bullying, porém não fala nada sobre e a escola não toma providências sobre o assunto, então ela decide que a única solução é ir até a escola e descobrir o que está acontecendo.






Cherry Blossoms After Winter (2022)


Nem só de alegria e momentos felizes vivem os BLs. Em Cherry Blossoms After Winter, acompanhamos Seo Hae Bom (Ok Jinwook) que perdeu sua mãe muito novo, e foi adotado pela mãe de Jo Tae Sung (Kang Hui), apesar de terem crescido juntos, eles não são próximos. Hae Bom sempre foi um garoto tímido que não sabe dizer não, o que faz com que as pessoas se aproveitem de sua boa vontade. Quando os dois finalmente ficam na mesma turma, Tae Sung vê que Hae Bom é perseguido pelos colegas. Neste caso o bullying é apenas algo utilizado para a aproximação dos protagonistas, não gerando grandes impactos na trama.




Solomon's Perjury (2016)


Na manhã de natal o corpo de um estudante foi encontrado na escola. A polícia determinou que era suicídio, porém encontraram um bilhete anônimo dizendo que era um assassinato. Com isso, a estudante Ko Seo Yeon (Kim Hyun Soo), decidiu fazer uma investigação independente. Conforme a investigação vai sendo feita, eles descobrem casos de bullying e corrupção na escola. O k-drama está disponível no Viki.



Save Me (2017)


Save Me difere um pouco dos outros k-dramas da lista, pois o pesado dorama aborda as consequências do bullying na vida de uma família. Quando o irmão gêmeo da Im Sang-mi (Seo Ye-ji atriz de Eve) morre, a mãe se descontrola e a família acaba entrando para um culto. Apesar do ambiente predominante na trama não ser a escola e o foco não ser na questão do bullying, ele é um fator importante, e mostra como isso afeta não só as pessoas envolvidas diretamente, mas também seus familiares.



Boys Over Flowers (2009)


Boys Over Flowers é um dos clássicos dos anos 2000, nele vemos o F4, o grupo dos garotos mais populares do colégio, que mandam e desmandam na escola e de tempos em tempos eles decidem uma pessoa para ser o alvo de bullying, até que ela desista da escola, ou chegue a tentar suicídio. Após Geum Jan Di (Koo Hye-sun) ajudar uma pessoa que estava sofrendo com isso, ela acaba virando alvo da escola inteira.







Se interessou por algum dorama da lista? Conta para o Café nas nossas redes sociais!



コメント


bottom of page