top of page

School 2021: Relembre a franquia de sucesso entre os doramas escolares

Atualizado: 13 de mar. de 2022

School 2021 estreia na quarta-feira (24) na KBS; confira as antigas temporadas que impactaram os K-Dramas escolares


(Divulgação/KBS)

School 2021 terá seu primeiro episódio exibido pela KBS na quarta-feira (24), o lançamento é a oitava temporada da franquia veterana da emissora, que foi ao ar pela primeira vez em 1999. A obra tem como base as adversidades da juventude, incluindo, duras críticas ao sistema educacional e a forma com que a sociedade lida com os adolescentes.


A primeira tentativa de lançamento da oitava temporada, na verdade, estava prevista para 2020, mas as dificuldades em encontrar uma atriz principal gerou o adiamento. Em julho de 2021, o elenco sofreu mais uma baixa com a saída do ator Kim Youngdae, um dos protagonistas, poucos meses antes da estreia. Por sorte, Choo Youngwoo aceitou rapidamente o papel e o transmissão continua como programado.


A nova fase do dorama aborda a vida de jovens que escolheram um caminho diferente do vestibular. Pode-se dizer que terá foco, além das características já conhecidas da franquia, nos sonhos de cada aluno. O desejo de alcança-los e a desistência.


Na produção de 2021, Gong Kijoon (Yohan do WEi) é um ex-lutador de taekwondo e medalhista nacional. Mas precisou desistir da sua carreira, após uma lesão grave no tornozelo e a falência dos negócios de seu pai. Decidido a procurar por outros objetivos, ele matricula-se em um colégio técnico.


Na nova escola, ele conhece Jin Ji Won (Cho Yihyun), estudante de carpintaria que tem confiança no que acredita, Kang Seoyoung (Hwang Boreumbyeol), aluna inteligente que pretende entrar na universidade por conta própria. Além de reencontrar e ter momentos de muita tensão com Jung Youngju (Choo Yeongwoo), por compartilharem um passado secreto.




A revolução entre os K-dramas escolares


School conquistou espaço e se tornou uma referência entre os doramas escolares. O drama da KBS foi responsável por impulsionar os lançamentos focados em estudantes. Mas justamente o seu foco no realismo e por citar temas que eram, muitas vezes, deixados de lado, o fizeram ter destaque em meio aos concorrentes.


School retrata temas da vida dos adolescentes, ao longo dos anos é evidente que esses desafios seguem os mesmos. Temas como: bullying, pressão escolar e críticas as formas de ensino continuam em alta mesmo após mais de 20 anos do começo da franquia.


A primeira temporada estreou com 16 episódios e a boa recepção rendeu sequências, algo incomum entre os doramas. Dessa vez, as três temporadas seguintes receberam um número mais extenso de episódios, variando entre 43 a 49. Em março de 2002 encerrou-se a primeira trajetória do fenômeno.


O K-drama retornou apenas em dezembro de 2012, quando foi reformulado. Os episódios foram reduzidos e adaptados ao formato dos dramas da época, com 16 episódios. A espera pela estreia de uma nova temporada foi estendida, geralmente, dois anos separam cada história. Além disso, ao invés de serem conhecidos pelo número da temporada, os títulos recebem o ano de lançamento, por exemplo, School 2017.


Vale destacar que a franquia é uma porta de entrada para novatos fazerem suas estreias e conquistarem protagonismo. Atores, atualmente, consagrados na indústria como Lee Jongsuk e Kim Woobin tiveram passagem pelo School 2013. Semelhante ocorreu em 2015, Nam Joohyuk e Kim Sohyun, dupla principal da trama, recebem cada vez mais oportunidades grandes. Pode-se dizer que School seria como uma Malhação para os coreanos.


Relembre as temporadas


School 1 (1999)



A premissa do K-drama é se concentrar nos desafios dos estudantes de forma realística, fundamental para tornar a trama tão popular. A primeira temporada segue as vidas dos alunos do segundo ano do ensino médio em Seul, aborda os problemas na vida amorosa, amizades e a pressão pelo sistema educacional falho.


O elenco teve nomes muito conhecidos atualmente, como Bae Doona (atriz de O Mar da Tranquilidade) , Yum Jungah e Choi Kanghee e Jang Hyuk.


School 2 (1999)



O sucesso da primeira temporada fez com que a segunda saísse no mesmo ano. Além disso, School 2 traz mais episódios do que seu antecessor, 43 no total. Segue os moldes da anterior, mas tem o núcleo escolar da Donggwang High School como centro.


O K-drama ajudou a revelar atores de sucesso, como Kim Minhee, Lee Yowon e Ha Jiwon.


School 3 (2000)


A trama de 2000 resgata a ambientação da Donggwang High School e aborda a desigualdade social dos estudantes. Enquanto parte deles tem uma boa vida em apartamentos de alto padrão, outros vivem em áreas residenciais pouco desenvolvidas.


School 3 mostra a forma com que os alunos do ensino médico lidam com questões polêmicas, como: bullying, violência e colapso escolar. Quando um aluno transferido da zona rural chega, terá que se adaptar aos novos desafios da Donggwang.


O K-drama trouxe como protagonistas Jang Geun Suk e Jo In Sung, conhecidos por terem produções de sucesso na carreira.


School 4 (2001)



School 4 abandona o antigo colégio e se estabelece na escola secundária de artes, chamada Sewon. A escolha por uma escola de artes estava ligada a intenção de despertar a leveza da cultura popular para adolescentes e proporcionar aprendizado.


A história revela os problemas dos adolescentes e a busca pela compreensão dos adultos. Ao contrário de School 3, a quarta temporada destaca o que os adolescentes precisam para viver no mundo por conta própria.


O fim da temporada de 48 episódios em 2002 encerrou o primeiro ciclo do K-Drama da KBS.



School 2013 (2012)

(Divulgação/KBS)

O fenômeno retornou 10 anos depois, revivido pelo produtor Bae Yongjoon, responsável por outro sucesso, Dream High. Intitulado de School 2013 - considerando que grande parte da exibição foi em 2013 - teve 16 episódios e levanta os desafios da juventude, como: bullying, violência, suicídio e a influência da família em moldar a personalidade. Junto com tais temas pesados, ainda questiona as pressões escolares no ingresso em uma boa universidade, os alunos estudam apenas para ter êxito no vestibular ou realmente para aprender?


Na Seungri High School, a classe 2 é considerada a pior turma. Ao chegarem na escola, os professores Jung In Jae (Jang Nara) e Kang Se Chan (Daniel Choi) dedicam-se em orientar seus alunos pelo caminho correto. A história introduz os problemas pessoais de cada jovem e a construção de suas amizades. Entre eles estão: Namsoon (Lee Jongsuk) e o estudante transferido Heungsoo (Kim Woobin), os dois possuem um passado juntos repleto de rancor.


A arriscada proposta de trazer o fenômeno de volta depois de 10 anos funcionou. School 2013 é a temporada mais bem-sucedida, rendeu prêmios e indicações aos atores, além da única a ser nomeada para Melhor Drama no Baeksang Arts Awards.


Who are You? School 2015


(Divulgação/KBS)

O sucesso da quinta temporada mostrou que o investimento traria retornos. Porém, School 2015 resolveu ousar mais e trouxe uma premissa mais afastada do realismo característico do dorama.


A produção de 2015 retrata a vida de duas garotas idênticas e com nomes parecidos. Go Eun Byul (Kim Sohyun) é uma estudante do ensino médio da Segang, Lee Eun Bi (Kim Sohyun) é uma órfã que sofre bullying em sua escola. Quando o destino resolve unir as duas, Eun Byul desaparece misteriosamente, enquanto a Eun Bi perde a memória e é confundida com sua sósia.


Na vida como Eun Byul, Eun Bi terá o oposto o que sua vida infeliz a proporcionava, um lar com uma boa mãe. Mas ao mesmo tempo em que tenta recuperar a memória, passará a frequentar uma renomada escola de Gangnam, a Segang.


School 2017


(Divulgação/KBS)

A liderança feminina se estendeu para a temporada seguinte, com Sejong do girlgroup Gugudan no papel de protagonista. School 2017 se distanciou da temporada passada e retornou aos moldes antigos da franquia.


A história retrata como um sistema educacional pode prejudicar alunos que não possuem notas altas ou dinheiro para comprarem o sucesso. Aborda a vida pessoal de cada aluno, seus sonhos e dificuldades, junto com os desafios para sobreviverem às pressões escolares.


Entre o núcleo principal está Ra Eunho (Kim Sejeong), uma aluna que não tem qualquer apoio do colégio por não ter notas altas ou influência. Mesmo assim nutre o sonho de ingressar na Universidade da Coreia. Enquanto a jovem Eunho não tem prestígio por ter notas baixas, o temperamental Hyun Taewon (Kim Junghyun) se salva de receber o mesmo tratamento por seu pai ser o investidor da escola. Por outro lado, Song Daehwi (Jang Dongyoon), apesar de não vir de uma família poderosa, é o número 1 de sua turma.


A situação mostra-se caótica, quando um aluno misterioso começa a ir contra a direção da escola e se torna um justiceiro, mas a culpa cai para Eunho.



As temporadas possuem uma forte carga emocional, por retratarem temas duros, mas ao mesmo tempo conseguem proporcionar cenas leves. Sem dúvidas, é uma opção para aqueles que são novos no dramaland.






1.321 visualizações

Posts Relacionados

Comments


bottom of page