top of page

O sucesso de "Beleza Verdadeira" na Netflix: O que faz o K-drama ser tão atemporal e dividir a internet?

Muito mais do que uma comédia romântica, "True Beauty" resgata discussões sobre pressão estética e privilégio da beleza


Ju Kyung, protagonista de Beleza Verdadeira, em cenas do K-drama
(Reprodução/tvN)

"Beleza Verdadeira" ("True Beauty", no título em inglês) está no catálogo da Netflix desde 11 de dezembro deste ano. O K-drama lançado em 2020 traz no elenco a experiente Moon Ga Young, o ídol em constante ascensão na atuação Cha Eunwoo e, atualmente um dos queridinhos dos dramas, Hwang Inyeop. Baseada em um webtoon, a produção despertou constantes discussões entre o público.


Os fãs que acompanharam o drama simultaneamente ao lançamento na Coreia do Sul presenciaram as constantes discussões nas redes sociais após a transmissão de cada episódio. A comédia romântica não se restringiu a ser comentada apenas durante seu lançamento, mas constantemente tem suas principais pautas retomadas na dramaland.


Na trama, desde criança Jun Kyung (Moon Ga Young) tem um complexo com sua aparência e, depois de incontáveis perseguições, decidiu se dedicar a maquiagem. Suas excelentes habilidades transformaram sua vida e ela ficou conhecida como uma das mais bonitas da turma, mas vive com o constante medo de ser vista com o rosto nu. Na escola, a jovem conhece Lee Suho (Cha Eunwoo), um estudante aparentemente exemplar que prefere viver sem chamar atenção, mas vive atormentado por seus próprios segredos.




O que torna Beleza Verdadeira atemporal?


Moon Gayoung em cenas de Beleza Verdadeira na Netflix
(Reprodução/tvN)

Apesar de utilizar o humor em diversas cenas e ser um drama divertido, "Beleza Verdadeira" aborda temas sensíveis e aponta as pressões estéticas em cima das mulheres. Inseguranças, autoestima e padrão de beleza são os pontos-chave que movimentam a trama. O ensino médio não é o ambiente mais acolhedor, é um período difícil e, para muitas pessoas, uma época envolvida por traumas.


Uma pessoa que tenha passado pelo ensino médio no começo dos anos 2000 ou a dois anos atrás, sabe como esse período pode ser traumático: as demais ao redor falam deliberadamente da aparência das outras para diminuí-las e causar intimidação. Além de lidar com a "opinião" destrutiva alheia, ainda é preciso lutar contra seus problemas internos pelo momento de grandes transformações, puberdade, mudanças físicas e o começo do processo de autoconhecimento. Se você não passou por uma situação de insegurança na escola, considere-se sortudo.



O drama também trata outros desafios sofridos por adolescentes nessa fase, como abuso familiar, abandono parental, pressões escolares e as tentativas de seguir a vida com um trauma. Acompanhando este contexto, "Beleza Verdadeira" constrói uma protagonista de fácil identificação e merecedora de acolhimento do público.


Ju Kyung passa por uma jornada que todas as mulheres estão fadadas a atravessar: o duro processo de lidar com a autoestima e construção de identidade. A jovem cresceu sofrendo fortes humilhações por sua aparência e isto a privou de viver coisas normais para garotas da sua idade, como ter amigos na escola.


Além do bullying na escola, a protagonista não encontra refúgio em casa, precisando aturar as palavras duras da mãe, comparações com a irmã mais velha, considerada linda, e ofensas do irmão mais novo, mascaradas como "apenas uma briga da idade". O quão duro é para uma adolescente passar por essa fase da vida desta forma — e praticamente sozinha?



A beleza carrega o peso maior na história de "True Beauty", não apenas por estar no título do drama, mas por ser o que molda tudo ao redor de Ju Kyung. O belo tirou e deu tudo a ela, após anos em sofrimento com comentários maldosos, para posteriormente sentir o que meninas bonitas da idade dela sentiam: a devoção e admiração — ainda que superficial — por ter uma aparência socialmente aceita.


Apesar de se sentir linda e ter encontrado a vocação na maquiagem, ela não se sente completa, vive em constante temor do rosto, que passou anos sendo chamado de feio, ser descoberto e perder os amigos que havia feito. Embora viva entre a cruz e a espada, a maquiagem ajudou no autoconhecimento de Ju Kyung e a construir sua identidade.


Cha Eunwoo interpretando Suho e Moon Gayoung como Jukyung em Beleza Verdadeira.
(Reprodução/tvN)

O drama crítica como portas se abrem com mais facilidade pela aparência, ao mesmo tempo que as pessoas não se importam em desumanizar quem consideram fora do padrão, como se fosse um pecado a ser pago. A trama desafia o público a questionar suas noções de belo, mostrando que a beleza vai além do físico. "True Beauty" é um reflexo da sociedade, com diversas lições a ensinar, e isso é o que torna Ju Kyung tão palpável ao público. Em outras palavras, quantas Ju Kyungs estão por aí? Felizmente, a protagonista consegue seu final feliz, mas a vida real consegue ser mais dura.


Um polêmico triângulo amoroso


Triângulo amoroso de Beleza Verdadeira, formado por Jukyung, Suho e Seojun
(Reprodução/tvN)

O desenvolvimento da história de Ju Kyung é acompanhado pelo seu envolvimento com dois personagens, Suho e Seojun. Como qualquer triângulo amoroso, este causou uma ruptura no público e cada fã escolheu um lado, embora a comédia romântica tenha deixado claro desde o início quem a protagonista terminaria no final.


O roteiro construiu Suho e Seojun como completos opostos, mas com base em qualquer clichê de comédia romântica. Suho é o personagem visto como "certinho", o aluno exemplar e introvertido. Já Seojun é o contrário, um encrenqueiro que faz o que bem entende e até gera umas cenas cômicas. Apesar de serem diferentes, os dois são ligados por um trauma, mas cada um com sua própria forma de absorver e lidar com o que aconteceu — sendo esta a causa de seus comportamentos atuais na história.




No geral, é fácil gostar de Seojun, pois o personagem carrega a personalidade que mais cativa mulheres na literatura e na teledramaturgia: o famoso bad boy de olhar frio que segue a vida como bem entende. Isso obviamente deixa Suho em uma certa desvantagem. Um personagem tão aparentemente correto pode ser visto como entediante. Mas, com o tempo, Suho é capaz de mostrar suas camadas e sua complexidade por trás das virtudes intocáveis.


As discussões em torno de "Beleza Verdadeira" e seu marcante triângulo amoroso estão longe de terminar, seja pelos novos fãs que terão o primeiro contato com o drama na Netflix ou pelos antigos que vão desenvolver novos argumentos para defender seu casal favorito. Felizmente, ainda ouviremos sobre o referido K-drama por um bom tempo.

191 visualizações

Comments


bottom of page