top of page

Moda Y2K no K-pop: Confira quais grupos e solistas aderiram à tendência irresistível dos anos 2000

A estética dos anos 2000 veio para substituir o disco e conquistou artistas como NewJeans, Twice, Sunmi e mais

(Divulgação / PNation / Ador / Sunmi via Instagram)

A indústria musical é movida por tendências, e a modinha da vez é definitivamente o Y2K, um nome mais descolado para os anos 2000. No último ano, a maioria das empresas de K-pop aderiu ao disco e às décadas de 80 e 90 na composição dos MVs — até mesmo nas músicas! Um bom exemplo é Dynamite do BTS, que traz discos de vinil, muitas cores e roupas da época. Mas as coisas mudam e, agora, a moda do início do século é o que tem marcado presença no K-pop. Vem com o Café que vamos esclarecer algumas coisinhas sobre Y2K.



Antes de mais nada, é bom deixar claro o porquê de essa nova era ser chamada de Y2K e algumas das suas particularidades. Year 2.K significa, literalmente, ano 2000. O nome alternativo e um pouco estranho veio de uma teoria que dizia que, na virada do século, um bug faria com que todos os computadores da época parassem de funcionar, e Y2K foi o nome dado ao suposto bug do milênio. Porém, a sigla transcendeu o nicho tecnológico e chegou até o mundo da moda, e hoje ela dá nome a uma estética e estilo único, queridinhos de muitos por aí — inclusive os idols, viu?


O estilo Y2K tem características bem marcantes que são impossíveis de não se reconhecer. Uma delas é o futurismo, que conta com muito brilho, vinil e os tecidos metalizados e outros materiais que temos visto em peso em vários stages de Music Shows, além da estética de novos grupos como o NewJeans e o aespa. Os acessórios também são marcantes: os óculos com lentes coloridas, presilhas de cabelo, bolsas baguete e as maquiagens mais extravagantes. Separamos alguns artistas que usaram e abusaram da estética Y2K para você conhecer mais sobre o estilo.



Jeon Somi


A Somi é uma das solistas que aderiram ao estilo Y2K nos seus lançamentos, como no álbum XOXO, lançado em outubro de 2021. O álbum tem várias referências aos anos 2000, como os acessórios de cabelo, as minissaias e os casacos de pelos. O clipe de Dumb Dumb, ainda traz a pegada colegial, que teve muito destaque no início do século e agora está em alta de novo; e também a exploração de quadrinhos. Mesmo antes da moda pegar, a solista já costumava usar tendências 2000's, não só nas roupas estampadas e coloridas, como nos penteados e nas maquiagens em tons pastéis.




NewJeans


(Divulgação / ADOR )

O novo grupo feminino da ADOR, subsidiária da HYBE, Newjeans investiu pesado na estética Y2K desde o início. Já no cronograma de debut das meninas, dá para notar detalhes que remetem ao início do século, como as fontes usadas, os logotipos criados, e também nos elementos, como o famoso Nokia "tijolão" — que com certeza você já teve (ou pelo menos viu). No site oficial do grupo, a empresa apostou na criação de bonecas de cada membro no mesmo estilo das bonecas do jogos antigos. As meninas também usam muitos figurinos inspirados no período, e incorporam a moda no cotidiano, como vemo nos vídeos do TikTok oficial.


Girls' Generation

(Divulgação / SM Entertainment)

O SNSD fez seu tão aguardado comeback no início desse mês, e ele veio com algumas referências claras os anos 2000. A própria logo do grupo está característica, bem colorida e brilhante, e os visuais também são uma celebração ao Y2K; como os vestidos metalizados da Sooyoung e Seohyun, os acessórios e as trancinhas na parte da frente do cabelo – que também são uma marca dos anos 2000. As roupas também lembram um pouco as usadas em Into The New World, single do debut em 2007. Nos solos, a Taeyeon se destaca: ela é super adepta ao estilo e já explorou a tendência no seu single digital Weekend.



Twice

No próximo comeback marcado para 26 de agosto, a divulgação entrega que a estética Y2K será explorada. Nos concept photos e no cronograma publicados até agora, vários elementos remetem aos anos 2000, como o computador de tubo, os disquetes, o celular de flip – que inclusive foi relançado pela Samsung em 2020, tamanha sua fama – e os visuais característicos do período. Confira a prévia:




Em Talk That Talk os tons pastéis também serão utilizados, o que já é uma característica do Twice, mas agora com os elementos dos anos 2000 que trazem uma vibe diferente do que as meninas costumam trabalhar. O grupo já flertou com o Y2K em The Feels música cantada toda em inglês —, e o resultado foi incrível! Vamos esperar para ver como vai ficar o produto final nesse novo comeback.


HyunA


(Reprodução / PNation)

A HyunA é uma artista conhecida pelo estilo e pela ousadia. Ela adora brincar com modelos diferentes, e um deles é o Y2K, que está presente tanto no seu vestuário do dia-a-dia quanto em produções oficiais suas. Em seu último álbum, Nabillera, há vários elementos que remetem à estética anos 2000, como a fonte usada no álbum, e principalmente nos figurinos que usam e abusam de minissaias, tons pastéis, presilhas de cabelo e o all denim. No cotidiano, a cantora também curte usar algumas peças da moda e posta todos os outfits lá na sua conta do Instagram.


Sunmi


Outra rainha da tendência Y2K é a Sunmi, que explorou o estilo nos seus trabalhos e admite ser uma grande fã. Em You Can't Sit With Us, a solista traz inúmeras referências ao período dos anos 2000, como o telefone de fio fixo — que nem existe mais #RIP —, as presilhas de cabelo e os figurinos lindíssimos. O uso das minissaias e tons claros também é super presente, além de detalhes em brilho, o jeans e as unhas mega decoradas, bem populares na época. E claro que não podemos esquecer de mencionar a cena no MV que tem uma locadora de filmes — quem ai é dessa época?



Essas são apenas algumas das artistas que exploram a tendência na indústria, mas vários outros grupos também já usaram ou estão apostando no Y2K e popularizando cada vez mais essa moda. Conta para o Café nas redes sociais o que você acha dessa moda que tá voltando, e qual o seu artista favorito que já usou esse estilo, vamos adorar saber!



512 visualizações

Comments


bottom of page