top of page

Confira 20 Músicas de K-pop em inglês que foram lançadas em 2021

Os lançamentos cantados em inglês dominaram o mundo todo neste ano; conheça ou relembre alguns deles


(Divulgação / Cube Ent. / SM Ent.)

O K-pop está cada vez mais internacional. Se há alguns anos ficávamos surpresos quando um grupo saía em turnê mundial, hoje não é de se admirar quando vemos os artistas em eventos e programas de TV nos Estados Unidos, ou sendo convidados para desfiles de moda na Europa. A onda Hallyu, afinal, está tomando conta do planeta; e um reflexo do quão global o K-pop se tornou certamente são os lançamentos em inglês.


O ano de 2021 foi marcado pelo lançamento de inúmeras faixas na língua inglesa, o idioma mais falado ao redor do mundo. Butter do BTS ganhou o prêmio de Canção Pop Favorita no American Music Awards (AMAS), e também venceu o daesang por Musica do Ano no Mnet Asian Music Awards (MAMA), que aconteceu na última sexta-feira. Mais recentemente, na semana passada, o MONSTA X lançou seu segundo álbum todo cantado em inglês, The Dreaming, e esses são só alguns exemplos.


Para conhecer ou relembrar os melhores lançamentos em inglês de 2021, o Café preparou uma lista com vinte deles. Os dez primeiros estão nos parágrafos seguintes (logo depois da publicidade), e a lista completa você confere no final da matéria. Vamos lá?



Lisa - Money


Um dos maiores hits do ano — e não estamos falando só de K-pop — foi entregue pela maknae (integrante mais nova) do BLACKPINK, a LISA. Money soma atualmente mais de 265 milhões de reproduções no Spotify, e o número só não impressiona mais do que os números do vídeo de performance no YouTube: 335 milhões de views!



Rosé - On The Ground


Outro grande lançamento em inglês de uma das pinks foi On The Ground, da Rosé. Além da faixa apresentar números expressivos no YouTube e Spotify, o debut solo da vocalista do BLACKPINK também conquistou no MAMA o troféu de Melhor Performance de Dança Solo, vencendo os outros cinco indicados para a premiação da Mnet em 2021.



D.O. - Rose


Apesar da faixa título do seu debut solo ser cantada em coreano, o D.O do EXO fez a alegria dos fãs internacionais ao lançar também a versão em inglês de Rose. O resultado? A versão inglesa ultrapassou a música original no Spotify! Além de Rose, o álbum Empathy tem ainda mais uma faixa em outro idioma: Si Fueras Mia, cantada em espanhol.



Ten - Paint Me Naked


Com uma faixa alegre e cheia de personalidade, o TEN participou do projeto STATION da SM Entertainment. Essa não foi a primeira música cantada totalmente em inglês que o integrante do WayV, NCT e SUPER M apresentou ao público, mas com certeza foi ousada: a tradução literal do título é "desenhe-me nu". Alguém aí tem um papel e caneta?



Twice - The Feels


O "jardim" da JYP Entertainment que completou seis anos de carreira em 2021 não só lançou sua primeira faixa cantada em inglês como também a promoveu em programas de TV dos Estados Unidos. Um mês depois, o grupo ainda fez um comeback com o álbum Formula of Love. Que ano agitado as meninas tiveram!



Jeon Somi - Anymore


No seu álbum de estreia intitulado XOXO, a SOMI incluiu a música em inglês ANYMORE — por sinal, uma das melhores do álbum. Como podemos constatar na faixa, a cantora é fluente na língua inglesa, e parte da explicação disso está na sua família. A ex-integrante do I.O.I e atual solista nasceu no Canadá e, além de coreana, têm ascendência holandesa.





(G)I-dle - Hwaa


Hwaa é a faixa principal do quarto EP do G(I)-dle, I Burn. Cantada primeiro em coreano, a música ganhou uma versão em inglês no mesmo mês em que foi lançada. Uma curiosidade: o título original 화 (火花) utiliza uma fonte chinesa e uma coreana, e as duas são traduzidas como Hwaa. Em coreano pode significar raiva e flor, e em chinês, faísca ou queimar.



TXT - Magic


O TOMORROW X TOGETHER também não se esqueceu dos Moas (fãs) internacionais. Poucos meses antes do álbum Minisode: Blue Hour completar um ano, os meninos lançaram Magic, a primeira faixa em inglês do grupo administrado pela HYBE Labels. A música pertence ao segundo full-album do TXT, o The Chaos Chapter: Freeze.



Stray Kids - Domino


Outro caso de uma música originalmente cantada em coreano que ganhou uma versão em inglês: Domino está no álbum Noeasy do STRAY KIDS, mas foi relançada na íngua inglesa como parte do EP especial de Natal do grupo, Christmas EveL. Será que, em inglês, a canção ficou mais natalina?



Seventeen - 2 Minus 1


Última faixa do 9º mini álbum lançado em outubro (Attacca), 2 MINUS 1 é uma música com elementos de pop-punk interpretada por dois integrantes do SEVENTEEN: o Vernon e o Joshua. Ambos nasceram nos Estados Unidos e são fluentes em inglês; e ainda tiveram a chance de apresentar a canção durante as promoções de Attacca.


Lista Completa: (mais de) 20 lançamentos de Kpop em inglês em 2021


Lisa (BLACKPINK) - Money


Rosé (BLACKPINK) - On the Ground


D.O (EXO) - Rose (English Ver.)


TWICE - The Feels


BTS - Butter


MONSTA X - The Dreaming (álbum)


TEN (WayV) - Paint Me Naked


SEVENTEEN - 2 MINUS 1


BM (KARD) - Broken Me


(G)I-dle - Hwaa (English Ver.)


YUQI ((G)I-dle) - Giant


ITZY - Loco (English Ver.)


ITZY - In The Morning (English Ver.)


TXT - Magic


STRAY KIDS - Domino


JEON SOMI - Anymore


I. M (MONSTA X) - Howlin'


SORN (CLC) - Run


A.C.E feat. Grey - Down


LOONA - Dance on My Own


WHEEIN (MAMAMOO) - Water Color


WONHO - Lose


JACKSON (GOT7) - LMLY


MARK TUAN (GOT7) - One in a Million


CHUNGHA - Flying on Faith



913 visualizações

Comentarios


bottom of page