top of page

K-pop Generation: Documentário desvenda os impactos da música pop coreana pelo mundo

Atualizado: 3 de fev. de 2023

Kangta, TXT, IVE, 2PM e outras celebridades relatam esse grande universo através da perspectiva de suas carreiras


(Divulgação / TVing)


Lançada na última quinta-feira (26), a série documentário Kpop Generation, da emissora TVing, promete abordar diversos temas acerca da música popular coreana, que tem cada vez mais dominado o mundo através da onda hallyu. A série visa apontar diversas temáticas através do olhar dos próprios artistas das quatro gerações, que vivenciam na pele o que é o k-pop todos os dias, debatendo inclusive controvérsias e críticas através de seus próprios relatos pessoais.


A produção levanta narrativas da perspectiva de idols de sucesso e também ouve fãs e artistas ao redor do globo inspirados pelo k-pop. Suho (EXO), Leeteuk (Super Junior), Minho (SHINee), Hwasa (Mamamoo), Doyoung (NCT 127) representam seus grupos e Kangta, IVE, TXT, Stray Kids aparecem para relatar suas experiências. Além deles, os grupos japoneses JO1 e NiziU o boygroup filipino SB19 também marcam presença para falar da influência e impacto do k-pop na indústria da música num contexto global.



O documentário pode ser assistido através do Viki e terá seus episódios lançados semanalmente, sendo 8 no total. Muito será mostrado sob a perspectiva da própria Coreia do Sul e como os próprios artistas enxergam cada aspecto, porém um espaço também foi dado para os fãs globais, ressaltando o crescimento do k-pop pelo mundo. Além disso, críticos e executivos de empresas falam sobre as diversas camadas que englobam o k-pop, entre eles o poder dos grupos femininos, controvérsias da indústria, influências causadas pelos grupos, e artistas produtores de suas próprias músicas.



Por que vale a pena assistir?


O primeiro episódio já lançado se chama Cultura do Fandom, focado em falar sobre o papel dos fãs nas carreiras os grupos de k-pop. Através desse primeiro momento é possível perceber a profundidade que o documentário procura passar. Pessoas de diversos fandoms contam um pouco de sua rotina como fã, como organizam projetos, hobbies acerca disso, sua dedicação pelos seus idols preferidos e quais os impactos causados por eles em suas vidas.


De cara é perceptível sua relevância, por abordar a temática com muita sensibilidade e realismo, por transpassar por várias fases de apreciar um artista, desde impacto econômico, inspirações, o carinho e até mesmo a desilusão causada após alguma polêmica. Ainda, é interessante ver os idols admirados com tanto carinho e também comparando a proximidade com seus fãs nos tempos passados e na atualidade, com avanços tecnológicos e novas ferramentas de comunicação.


Documentários como esse não são importantes apenas para registrar a história do k-pop, mas também para lembrar sua evolução e sua grandiosidade ao redor do mundo, principalmente mostrando do ponto de vista de quem consome e de quem faz parte dessa indústria. Principalmente através das camadas apresentadas na produção de forma sólida e sincera.




bottom of page