top of page

Esse hit é de quem? Conheça os produtores musicais de K-pop

Atualizado: 30 de abr. de 2022

Nos bastidores, mas muito presentes; entenda mais sobre quem está por trás de icônicas músicas do gênero

(Reprodução / Brave Entertainment / SM Entertainment)

Se a música tem o Timbaland, você já sabe que vai ser um sucesso. O “Mike Will made it” no início não esconde que aquela faixa será tocada em todas as festas. Trocadilhos legais como “Murda on the beat, so it's not nice” atraem o ouvinte de primeira, e qualquer um conhece pelo menos uma produção do Max Martin.


Os produtores musicais são extremamente importantes para qualquer artista. São eles que elaboram o produto principal do lançamento — não é o clipe, a coreografia, o conceito; é a música. Podendo utilizar samples para criar uma sensação de familiaridade com a faixa ou alterando acordes e letras para amadurecer os intérpretes, os produtores estão presentes desde o início até o final. Sua participação é muito importante para a construção de uma identidade para o artista, sendo comum que existam casos de equipes que assinam com os mesmos grupos e solistas por muito tempo.


O K-pop leva esse conceito à próxima potência. Sendo uma indústria que inova a todo momento, trazendo aspectos diferentes e pioneiros para os grupos, é interessante que, pelo menos em uma questão, ela seja igual às outras. Pensando nisso, o Café Com Kimchi trouxe um compilado de alguns dos produtores musicais mais famosos do K-pop para você conhecer!



Sweetune



Formado pelos colegas Han Jae Ho e Kim Seung Soo, o Sweetune começou seu trabalho em 2002. Desde o início da carreira eles desenvolveram um som muito característico, puxando inspiração da década de 80 e trazendo muito synth para as produções, investindo em refrões explosivos e melódicos. Eles são responsáveis pela discografia de grupos como Infinite, Kara, Nine Muses e BOYFRIEND. Com pouco tempo ouvindo, você conseguirá identificar rapidamente uma produção Sweetune.


Shinsadong Tiger



Lee Ho Yang, após participar de audições para a SM Entertainment e YG Entertainment e ser rejeitado, deu início a sua carreira como produtor. Fundou sua própria empresa, a AB Entertainment, e debutou o grupo EXID nela, sendo responsável pelo som único do girlgroup. O estilo do Shinsadong Tiger é bem simples: músicas que grudam na sua cabeça. Os refrões repetitivos e o toque de eletrônico/EDM nas produções vão te deixar cantando os maiores sucessos do BEAST, 4Minute e T-ARA o dia todo.


Teddy Park



Se é da YG Entertainment, muito provavelmente é do Teddy Park. Trabalhando exclusivamente com a empresa há quase vinte anos, o produtor fundou seu império misturando o hip-hop dos anos 1990 e influências do R&B ao pop mais moderno dos anos atuais. Apesar dos hits para grupos como BIG BANG e 2NE1 seguirem a fórmula conhecida de faixas energéticas, animadas e com refrões de anti-drop, ele já produziu canções mais melodiosas, se mostrando um profissional versátil e que combina perfeitamente com a imagem da YG.



MonoTree



Composta por membros dissidentes do Sweetune, é claro que essa equipe de produção não teria um estilo muito diferente. A MonoTree foi formada em 2014 e, desde então, tem trilhado um exímio caminho para se destacar no cenário de produção. Assim como a antiga equipe fazia, as produções sob a MonoTree têm a característica oitentista, mas de uma forma muito mais suave, preferindo um BPM menor e mais fáceis de se acompanhar. Produziram grande parte da discografia do Stellar, A.C.E e os solos do LOONA, mas costumam aparecer em b-sides de outros grupos, como My Answer e Stronger, do EXO, e Hear the Sea, do Red Velvet.


LDN Noise



A SM Entertainment tem o costume de trazer suas produções musicais de produtores fora do nicho asiático, e o LDN Noise combinou perfeitamente com essa proposta. Sendo uma dupla formada por Greg Bonnick e DJ Hayden Chapman, eles já trabalharam com artistas fora do K-pop, mas começaram a criar sua identidade quando entraram nessa indústria. Apesar de trabalharem majoritariamente com artistas da SM, já trabalharam em b-sides de grupos de outras empresas. O som LDN Noise é marcado pela forte presença de subgêneros do house e retro funk. No canal do YouTube da dupla, é possível ver vídeos sobre o processo de produção de algumas músicas.


JYP



Um dos tag names mais fáceis de identificar da indústria, o sussurrado “JYP” no início das músicas já indica que ela será um hit. As faixas produzidas pelo fundador de uma das empresas da Big 3 são icônicas e são acompanhadas por um modelo bem específico de canto: metade voz, metade ar. As melodias são mais suaves e fáceis de identificar quais instrumentos estão sendo utilizados, proporcionando um aspecto clean às produções. Geralmente, as canções produzidas pelo Park Jin Young vão para os artistas da própria empresa, mas ele já produziu para outros, como Very Very Very do I.O.I.


e.one



Um pouco mais desconhecidos no mainstream, já que geralmente as produções são de b-sides, o e.one tem um catálogo muito rico, investindo no som eletrônico e batidas fortes. Os refrões são pegajosos e memoráveis, às vezes distinguindo do house para focar no jazz e na melodia, como em Say Something, do TWICE, e Secret, do Cosmic Girls. Produziram muitas faixas para o IZ*ONE e continuaram com o KEP1ER, produzindo uma b-side do álbum de debut, MVSK, que envelopa perfeitamente o som característico do time.

E-Tribe



Gee, gee, gee, gee, baby, baby… Responsáveis por possivelmente o maior sucesso do K-pop, a dupla E-Tribe não poderia ficar de fora dessa lista. Eles possuem uma grande influência no som do gênero, tendo iniciado a carreira em 2006, e são conhecidos pelas músicas que grudam na primeira ouvida. Já produziram enormes sucessos como U Go Girl, da Lee Hyori, e Oh!, do Girls' Generation. Apesar de não possuirem uma extensa discografia, aquelas que receberam o toque da dupla com certeza saíram em vantagem.


Black Eyed Pilseung



Mais novos no K-pop, começando em 2014, a dupla Black Eyed Pilseung, comumente abreviados como BEP, se tornaram conhecidos por trabalharem com artistas da JYP Entertainment. Recentemente, os produtores se tornaram responsáveis pelo STAYC, girlgroup debutado pela empresa deles, e o som característico das produções está contido nelas. Canções animadas como So Bad e viciantes como ASAP são a melhor forma de definir o estilo do Black Eyed Pilseung: diverso, mas sempre repleto de melodia e grandes momentos. Também produziram Touch My Body, do Sistar, e If You Do, do GOT7.


Brave Brothers



Bravesound, drop it! Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu esse tag name numa música de K-pop. Talvez um dos produtores mais icônicos do gênero, Kang Dong Chul, que assina como Brave Brothers ou Bravesound, fez seu nome na indústria musical por ser um profissional com um estilo distinto entre todos os outros — refrões grandiosos ou midtempos sensuais. Fizeram grande parte da discografia do AOA, produzindo clássicos como Miniskirt e Heart Attack, e também deram Something para o Girl's Day e Rollin' para o Brave Girls, grupo da própria empresa. Quase todos os grandes atos do K-pop já deram a sorte de trabalhar com o produtor, e todos eles são muito sortudos.



E aí, seu grupo favorito tem uma canção produzida por algum desses? O Café quer saber! Conte para a gente nas redes sociais!


Posts Relacionados

留言


bottom of page