top of page

Da vida real para a ficção: K-dramas com personagens idols — e que desvendam a indústria de K-pop

The Heavenly Idol (O Ídolo Celestial) tem enredo sobre cantores de pop sul-coreano e há mais histórias semelhantes por aí!

(Reprodução/tvN/MBC)

Não importa quanto tempo você seja fã de K-pop ou quantos artistas acompanhe, uma coisa é certa: parte dos seus conhecimentos sobre a real indústria da música coreana são baseadas em suposições. Ninguém do lado de fora sabe bem o quão pesado é ser um trainee, o que é roteirizado ou não na relação entre os idols e a mídia e o que se passa nos corredores de um music show.


O mais perto que chegamos de conhecer esse universo é quando escapa alguma história nebulosa de idols que não estão mais na indústria, em documentários ou nos enredos fictícios de K-dramas. Neste último, ainda não é possível saber o quão fundo chegaram nas pesquisas, mas certamente nos dá um certo vislumbre de como as coisas funcionam.



Pensando nisso, o Café Com Kimchi preparou uma lista de dramas coreanos nos quais a vida de cantores de K-pop são o assunto central da trama. Aqui, alguns idols de verdade interpretam tais personagens, enquanto outros são desempenhados por atores que nunca estiveram na indústria de música. De qualquer forma, as histórias apresentam algum senso de realidade a quem está assistindo.


The Heavenly Idol


Após brilhar como coadjuvante — e dono de um dos beijos mais bonitos da dramaland — em Pretendente Surpresa, Kim Minkyu voltou com tudo! Em The Heavenly Idol (ou O Ídolo Celestial, em português), o ator interpreta um poderoso ser chamado Pontifex Lembrary que, em uma luta contra uma entidade maligna, acaba sendo transferido para o corpo de Woo Yeonwoo, um membro do grupo de K-pop Wild Animal.


A baixa popularidade do grupo, que está em atividade há três anos, torna o futuro incerto e o disband — separação — cada vez mais próximo. Em uma das poucas chances que restam para o Wild Animal, os rapazes são chamados para se apresentar em um music show e Pontifex Lembrary estraga tudo por não saber dançar e não ter nenhuma habilidade artística. O que era para ser apenas um desastre, se torna um dos vídeos mais famosos do grupo, trazendo a eles uma nova oportunidade na indústria — tudo isso enquanto Lembrary está lutando contra o diabo e um grupo de religiosos.



The Universe’s Star


Além de ser um drama sobre a vida de um cantor de K-pop, The Universe’s Star também é estrelado por dois deles: Suho, líder do EXO, e Na Haeryung, ex-integrante dos grupos EXID e Bestie. O web-drama tem um total de três episódios e faz parte de uma coletânea de fantasia da emissora MBC, no qual as produções Romance Full of Life e Queen of Ring fazem parte.



Aqui, Suho interpreta um idol Woojoo, que tem dons naturais, e a atriz Jiwoo dá vida a Byul, seu interesse romântico que é, na verdade, um anjo da morte. Inclusive, a atração rendeu uma cena icônica em que o protagonista lida com uma hater fazendo ela publicar um comentário maldoso para processá-la depois.



Her Private Life


Assistir a Her Private Life é uma decisão certeira para quem é fã de K-pop e deseja se ver representado nas telinhas. Na trama, a atriz Park Minyoung interpreta Deokmi, uma curadora em uma galeria de arte que, fora do trabalho, assume uma secreta identidade: a maior fangirl do idol Sian, vivido pelo cantor One. Além de ter um site dedicado a fotos editadas e exclusivas dele, a protagonista foi uma das primeiríssimas fãs do rapaz e o encontra em diversos eventos — sempre disfarçada.


Seu segredo corre risco quando Ryan (Kim Jaewook), um apaixonado por arte, se torna diretor da galeria em que Deokmi trabalha, após um escândalo de corrupção dos antigos CEOs da empresa. Ao ter um contato mais próximo com Deokmi, começa a perceber os comportamentos estranhos que a funcionária tem, incluindo o mistério em torno de sua vida fora da galeria. É então que começa a acompanhar, também secretamente, a vida dela como fã de Sian.



Idol: The Coup


Aqui, vemos uma história mais aproximada com a indústria que conhecemos na vida real. A trama de Idol: The Coup acompanha dois grupos de K-pop, um feminino nomeado como Cotton Candy, e o Mars, formado por jovens garotos. Na trama, o primeiro é impopular e está prestes a acabar, mas precisam apenas de um hit.


Já o Mars é gerenciado pela mesma empresa e tem um integrante extremamente popular, Seo Jihan (Kim Minkyu), que deseja se tornar um artista completo, mas precisa da ajuda de Jenna (Hani, do EXID), líder do fracassado girlgroup. Além dos nomes já mencionados, o drama conta com EXY, rapper do WJSN, Ahn Solbin, do Laboum, Han Soeun e Kwak Siyang.




Let Me Be Your Knight


Se as produções acima tem um ou dois idols de K-pop no elenco, essa aqui ultrapassa o limite, com grande parte do núcleo principal formado por cantores como Yoon Jisung (Wanna One), JR (NU’EST) e Lee Junyoung (U-KISS). Na trama, o último mencionado interpreta Taein, líder do grupo Luna que sofre de sonambulismo e busca sua cura.


Seu caminho se cruza com o de Yoon Joo (Jung In Sun), uma guia turística cujo maior sonho consiste em comprar sua casa própria. No entanto, os planos do destino nem sempre são os mesmos que o dela e isso fica mais nítido quando se envolve em um incidente. Para tentar se safar, faz um acordo e passa a viver como uma falsa médica no dormitório de Taein, junto com os outros quatro integrantes do Luna.



Você já assistiu a algum drama da lista? Não se esqueça de acompanhar o Café com Kimchi também nas redes sociais!

Comentarios


bottom of page