top of page

Os K-dramas amam o Brasil! Veja 6 vezes em que a Coreia fez referência o país em séries

A camiseta da seleção em "Doona!" foi um dos momentos em que a cultura e fatos brasileiros apareceram em algumas produções


(Reprodução / Netflix)

Doona lançou no fim de outubro e ganhou um lugar especial no coração dos fãs brasileiros. Em um dos episódios aparece um casal brigando em português, contando inclusive com alguns palavrões comuns aqui no Brasil e surpreenderam demais os telespectadores. E essa não foi a única referência, não. Teve camisa da seleção brasileira, personagem falando do cumprimento por aqui ser um beijo, e muito mais. O que não faltou foi referência ao nosso país e que ganharam ainda mais o coraçãozinho dos dorameiros daqui.



Mas você sabia que Doona não é o primeiro k-drama que faz uma homenagem dessas ao Brasil? Vários outros fizeram referências ao país, algumas mais escancaradas, como em Doona mesmo, e outras mais escondidas, que apenas os mais atentos pegaram. Separamos alguns desses programas e referências - lembrando que existem muitas por aí - para você conhecer e quem sabe adicionar na sua lista. Confira após o anúncio:



To The Beautiful You (2012) - casaco do Palmeiras



Nesse drama, Jae Hee (Sulli) faria de tudo para conhecer seu ídolo Tae Joon (Lee Min Ho), inclusive cortar o cabelo e se passar por um menino para poder estudar na mesma escola exclusiva que ele. Ao mesmo tempo que tem que sustentar sua identidade de menino, ela tem que descobrir como se enturmar com vários outros rapazes. Nesse drama, a homenagem ao Brasil foi ao time de futebol paulista Palmeiras, em que um dos personagens aparece usando um casaco do clube. O drama está disponível no Kocowa e no Viki.



Fada do Levantamento de Peso (2016) - novela brasileira


(Reprodução / Luiiseh via Amino)

Bok Joo (Lee Sung Kyung) é uma menina que cresceu no mundo do levantamento de peso, graças à influência do seu pai. Enquanto treina para ganhar sua desejada medalha de ouro em halterofilismo, ela descobre o amor, e tem que decidir o que fazer da vida: se dedicar à carreira e deixar de lado sua paixão, ou se entregar ao amor e abdicar de todo seu esforço e treinamento. Em uma das cenas, enquanto estão no restaurante, aparecem cenas da novela Guerra dos Sexos (2012), com Glória Pires e Edson Celulari, na televisão ao fundo. Enquanto nós amamos as novelas deles, parece que eles também curtem a nossa, hein! Esse k-drama está disponível na Netflix.



Fight For my Way (2017) - Jiu-jitsu brasileiro


(Reprodução / Teoria Geek / KBS)

Ko Dong Man (Park Seo Joon) sempre sonhou em se tornar um atleta famoso de taekwondo, mas acaba trabalhando como um trabalhador comum. Choi Ae Ra (Kim Ji Won) também tinha sonhos grandes de ser apresentadora de TV, mas foi parar trabalhando como atendente de balcão de informações. Dong Man decide então investir no UFC, e durante sua preparação, o treinador, menciona o jiu-jitsu brasileiro e a família Gracie, fundadora dessa modalidade aqui no Brasil. O drama está disponível na Netflix e no VIKI.



Filme A Millionaire’s First Love (2006) - casaco do Brasil



Nesse filme, Jae-Kyung (Hyun Bin) é um estudante que sabe que quando completar 19 anos, irá receber a herança de seu falecido avô. O que ele não sabia é que tem uma condição para o recebimento da herança: de que ele se forme na escola Boram High School, que fica no interior da Coreia. Lá, a vida fica bastante diferente, já que ele não pode usar seu cartão de crédito ou seu carro particular. Ele conhece a estudante Choi Eun-Hwan (Lee Yeon Hee), que faz com que ele comece a mudar sua atitude soberba. A cena em que podemos ver uma homenagem ao Brasil é quando ele vai em uma loja de conveniência usando um casaco do Brasil.



Are you human too? (2018) - referências ao incêndio da Boate Kiss


A série acompanha um android chamado Nam Shin III (Seo Kang Joon), que tem a missão de fingir ser o filho de uma família rica que, na verdade, está em coma. A mãe de Nam Shin é uma grande cientista especialista em inteligência artificial e, quando seu filho foi tirado dela, ela decidiu fazer um android exatamente igual a ele para superar a perda.


Em uma das cenas, eles estão em uma boate e alguns jovens colocam fogos de artifício em garrafas de vinho em um ambiente confinado. Enquanto observa, Nam Shin III cruza a cena à sua frente com referências no seu banco de dados, e uma dessas informações é uma matéria de jornal sobre uma boate brasileira que pegou fogo por uma situação semelhante. Algum tempo depois o clube pega fogo. A série está disponível tanto no VIKI, quanto na Netflix.



Hometown Cha Cha Cha (2021) - literatura brasileira



Depois de uma briga com o chefe, a dentista Yoon Hye Jin (Shin Min Ah) decide fugir para uma cidadezinha de interior que ela costumava visitar quando era criança. Acontece que essa cidade está sem dentista, e ela acaba decidindo ficar por lá mesmo. Enquanto começa a se estabelecer na cidade, ela conhece Hong Doo Sik (Kim Seon Ho), um cara muito conhecido e respeitado na vila por cuidar dos mais velhos - e agora livrar Hye Jin de situações complicadas. Em uma das cenas em que atende uma criança, ela faz perguntas para deixar o menino mais confortável, e uma dela é sobre o livro favorito dele, ao que ele responde um clássico da nossa literatura: Meu Pé de Laranja Lima.



E aí, tem mais alguma cena que você lembra e nós não incluímos aqui? Conta pro Café nas redes sociais!


167 visualizações

Comments


bottom of page