top of page

15 anos de KARA: Conheça mais artistas de K-Pop que lançaram álbuns de aniversário

No K-Pop os grupos fazem aniversário e quem recebe presente são os fãs; KARA não é o único a comemorar com um álbum, confira mais exemplos


(Divulgação/RBW)

Depois de sete anos desde o último lançamento o KARA retornou com o oitavo EP, intitulado de Move Again, em comemoração ao 15º aniversário. O comeback realizado em 29 de novembro reuniu as integrantes da última formação Park Gyuri, Han Seung Yeon e Heo Young Ji, com as ex-membros Nicole e Kang Ji Young.


Um dos grupos de marcaram a segunda geração do K-Pop realizou o último comeback, na ocasião como um quarteto, com CUPID, single que acompanha o mini-labum In Love (2015). Sete anos se passaram desde que a indústria musical presenciou o girlgroup unido, e oito desde que Nicole e Ji Young haviam deixado o KARA. Dessa vez, tem a experiência de ver Heo Young Ji, a integrante mais nova a se juntar ao grupo, ao lado de Nicole e Ji Young, pertencentes a primeira e segunda geração do grupo, respectivamente.






Move Again é composto por quatro musicas, sendo When I Move a faixa-título. No single, o quinteto trouxe a nostalgia para os fãs, com o retorno de rostos que tanto sentiam falta juntos e a sua sonoridade característica. O grupo também não esqueceu de deixar referências para a membro Goo Hara no Music Video, que logo foram notados pelos fãs, que esteve junto a última formação do grupo, mas faleceu em 2019.



Álbuns dedicados especialmente à aniversários de debut são comuns no K-Pop e sempre trazem animação para os fãs, principalmente, quando marca um retorno após tantos anos, como foi o caso do KARA. Confira abaixo as melhores produções de aniversário:


BIGBANG - MADE (2016)


Em 2015 a YG anunciou o retorno do BIGBANG com o Full Album MADE. Ao contrário do que muitos estavam acostumados, o álbum não seria lançado todo de uma vez, mas as canções sairiam periodicamente até o lançamento final em dezembro de 2016, ano em que o grupo completou 10 anos.


O MADE Series também marcou o primeiro comeback do até então quinteto desde Alive em 2012. O Full é composto por 11 canções, sendo nove acompanhadas por Music Videos, a série foi aberta pela dupla que matou a saudades dos fãs, Loser e BAEBAE, duas canções bem distintas uma da outra, dando uma prévia de o álbum contaria com uma variedade de gêneros.







S.E.S - Remember (2017)


Em 2017, o S.E.S completou 20 anos de carreira e presenteou os fãs com o sétimo Full Album, chamado Remember, que acompanha o single de mesmo nome. Apesar da grande popularidade, consideradas o primeiro girlgroup de grande sucesso, o grupo durou apenas cinco anos, sendo Friend (2002) o último lançamento. Emocionante resume a sensação que o ouvinte tem ao escutar a canção e trará boas memórias para os fãs que as acompanham a tantos anos. A produção reúne mais uma vez os três vocais inesquecíveis e maduros da primeira geração que são tanto elogiados.




Super Junior - The Renaissance (2021)


Anos depois mais um grupo de SM comemorou seu debut. Em 2020, o Super Junior divulgou a canção The Melody, como pré-single do Full Album The Renaissance, que comemoraria o aniversário de 15 anos do boygroup. A canção é uma música de celebração bem característica, com uma letra realmente pensada para tocar no emocional das ELFs, fandom do grupo, a qual os membros cantam sobre os momentos juntos.


Originalmente, o álbum estava marcado para dezembro de 2020, mas após diversos atrasados foi remarcado oficialmente para março do ano seguinte. Diferente de muitos grupos, o Super Junior não estava há tanto tempo sem fazer um comeback, o último havia sido em 2019 com Time_Slip.



Girls Generation - Forever 1 (2022)


O Girls Generation fez um retorno triunfal com Forever 1 este ano. Assim como o KARA, o girlgroup trouxe a nostalgia de vê-las juntas de que os fãs tanto sentiam falta. O comeback marcou o aniversário de 15 anos do grupo da SM, que havia tido seu último lançamento divulgado em Holiday Night (2017), com o aniversário de 10 anos. O SNSD esteve em inatividade desde então, com as oito integrantes seguindo por caminho diferentes, mas sempre vistas juntas.


As carreiras que cada membro esteve focada durante os últimos anos foram representadas no MV, como atuação, modelagem e DJ. Em Forever 1, elas reafirmam que apesar das mudanças, continuam unidas. Além disso, trouxeram uma sonoridade alegre e impactante, que deixa claro que se trata do SNSD, além passos bem coreografados.







EXID - X (2022)


O EXID é mais um grupo que comemorou aniversário em 2022. Depois de três anos desde We (2019), pouco antes das integrantes deixarem a antiga empresa, Banana Culture, o quinteto retornou com X, terceiro Single Album. Fire é a faixa-título que acompanha o disco especial de aniversário, o conceito sexy do EXID retornou mais maduro. A sonoridade é um pouco mais diferentes dos singles que marcaram a carreira do grupo, como Up & Down (2013) e Ah Yeah (2015), porém, mais próxima de Me&You (2019), com um refrão focado em um instrumental explosivo.



Já ouviu algum dos álbuns citados? Qual é o seu álbum de aniversário favorito? Conta para gente em nosso Instagram e Twitter.

Comments


bottom of page