top of page

AKMU: Conheça a talentosa dupla de K-POP formada por irmãos

Lee Soohyun e Chanhyuk compõem um duo musical versátil que está presente em "Take 1", novo reality show coreano da Netflix


(Divulgação / YG Entertainment)

Versatilidade, talento e boa dinâmica descrevem muito bem AKMU, uma dupla de irmãos da 3ª geração do K-pop, agenciados pela YG Entertainment desde seu debut. O duo iniciou sua carreira em 2012 através do reality show da emissora SBS, K-pop Star e tem sido muito presentes na música coreana através de lançamentos como grupo, também explorando o campo musical como solistas e muito mais. Quer conhecer mais sobre? Leia mais após a publicidade.



Leia também: DPR: Grupo coloca Audio a baixo com performance explosiva da "The Regime World Tour"; saiba mais


Lee Suhyun e Chanhyuk formam a dupla AKMU, que no início de sua formação se chamava Akdong Musician. A palavra akdong é a junção de caracteres chineses referentes a criança (ak) e divertida (dong), mas conforme o grupo foi amadurecendo, o nome “crianças divertidas” passou a não ter mais sentido. Portanto, em 2019, eles passaram a promover com o nome AKMU, para não haver limitações musicais ou serem remetidos a um grupo infantil.


Seu primeiro projeto foi o full album PLAY, lançado em 2014, já sob o agenciamento da YG Entertainment. Desde o início, o grupo tem composições próprias, todas as faixas do álbum de estreia foram produzidas por Chanhyuk. Essa era teve três MVs, sendo o primeiro deles 200%, em sequência Melted e Give Love. Após o primeiro grande lançamento, AKMU veio com diversos outros, entre eles singles digitais, OSTs e também projetos solo.




Recentemente, Chanhyuk fez sua estreia como solista com o álbum ERROR, são 11 faixas em que o artista participou das composições. Seu debut solo reforça sua versatilidade, dessa vez trazendo uma essência única. Suhyun também teve seu debut solo, o single digital Alien, lançado em 2020, porém sua voz está presente em trilhas sonoras de doramas como My Spring para My Liberation Notes e Reflection para o live-action de Mulan.


Essa versatilidade também é muito característica do AKMU, que sempre entrega faixas agradáveis para todos os gêneros, perpassando pelo pop dançante, acústico e até pelas baladas. Quem é fã de músicas animadas, pode se agradar com a faixa DINOSAUR, e quem prefere, enquanto isso, os entusiastas de balada podem se encantar com How Can I Love The Heartbreak, You're The One I Love.


Leia também: Tiny Desk coreano? Confira as melhores apresentações de grupos e solistas de K-pop no Killing Voice



Por onde anda a dupla?



Como qualquer outro artista da YG Entertainment, os comebacks da dupla são mais espaçados. Seu lançamento mais recente foi NEXT EPISODE, um projeto lançado em 2021, composto por sete faixas e todas elas com uma colaboração diferente. A faixa título se chama NAKKA e o duo divide os versos com a solista IU, mas o álbum também tem a presença de grandes estrelas como Beenzino e Crush.


Além do álbum, em 2021 Suhyun participou do reality show Sea Of Hope, um programa em que algumas celebridades se juntam em um bar litorâneo para cantar covers de suas músicas preferidas e cozinhar pratos deliciosos, cada um com sua função. O reality uniu a artista com atores como Kim Go Eun (protagonista de As Três Irmãs), Onew do SHINee, Lee Dongwook (estrela de Bad and Crazy), Rosé do BLACKPINK e Kwon Jungyeol da banda 10cm.



Nesse mesmo ano, Chanhyuk lançou seu primeiro livro, intitulado Fish In The Water, uma obra conectada ao álbum SAILING, lançado pelo AKMU em 2019, onde há uma música com o mesmo nome. O livro é repleto de metáforas sobre os valores da vida sob a perspectiva de um artista.


O projeto mais atual do grupo é Take 1, programa da Netflix com a participação também de MAMAMOO e Rain. Os artistas convidados devem dar tudo de si, na performance de suas vidas que será gravada em apenas uma tomada, sem interrupções e cortes.


E aí, já conhecia o AKMU? Gostou de conhecer? Nos conte em nossas redes sociais!


Leia também: Take 1: Conheça o novo variety show da Netflix que traz Rain, MAMAMOO e mais

246 visualizações
bottom of page