top of page

De maquiadora a celebridade por mais de 14 anos: Conheça a carreira de Nana, atriz de Mask Girl

Uma artista dedicada e pé no chão, Nana tirou forças nas críticas para buscar novos horizontes para sua carreira

Foto da Atriz Nana, de Mask Girl.
(Reprodução/Netflix)

Dona de beleza e talento indiscutível, Im Jin Ah, mais conhecida como Nana, se tornou um dos assuntos mais comentados entre os fãs de K-Drama com o lançamento de seu último trabalho como atriz em "Mask Girl". A produção da Netflix chamou atenção do público pela sua temática diferenciada e densa, com um suspense incomodo. Nana brilhou como a protagonista —papel que ela divide com mais duas atrizes em momentos variados.


Antes da fama, e muito antes de "Mask Girl", Nana trabalhava como uma maquiadora licenciada e acreditava que cantar e dançar como um ídolo era muito além do que poderia alcançar. Agora ela completa 14 anos de carreira como celebridade, com trabalhos em diferentes segmentos como cantora, atriz, modelo e apresentadora. Embora esteja se dedicando a atuação nos últimos anos, seu começo da artista foi como ídolo de K-Pop com o girlgroup After School.



Nana assinou com a Pledis Entertainment e segue gerenciada pela empresa até os dias atuais. A agência também é a casa de artistas como NU'EST e Seventeen e, há pouco mais de dois anos, foi comprada pela Big Hit, formando a HYBE Label, também composta pela subsidiária Source Music.



Antes de "Mask Girl": as diferentes cores da idol Nana


Foto da Nana, atriz e cantora do K-pop.
(Reprodução/Pledis)

O After School debutou em janeiro de 2009 com um projeto ousado, de formato rotatório. Nana se juntou à formação com 18 anos. Ela fez parte da terceira geração do grupo e participou do segundo lançamento, intitulado de "Because of You", assumindo a posição de dançarina principal, rapper, visual e face.



O girlgroup se tornou um dos nomes mais conhecidos da segunda geração do K-Pop, além de ter construído uma forte carreira no mercado musical japonês. No Japão, o After School recebeu prêmios importantes e realizou duas turnês, uma em 2012 e outra 2014. O grupo ganhou fama pelas performances ao vivo que incorporavam diferentes estilos, desde sapateado até pole dance, provando que as integrantes não deixavam de inovar.


Muito antes de estrear em "Mask Girl" e ao lado das membros, Nana explorou distintos caminhos na carreira de idol. Participou de programas de rádio, quatro realities shows e duas turnês japonesas; a primeira, inclusive, deu origem a um DVD do girlgroup. Nana acumulou também uma discografia composta por três Full Albums e seis EPs, além do solo "Eyeline", parte do álbum "Flashback".




Em 2010, Nana se juntou a Raina e Lizzy no Orange Caramel, com o debut "Magic Girl". O trio ficou conhecido pelos lançamentos coloridos, extravagantes e exóticos, — um completo oposto do After School —, bem como pelas coreografias virais, rapidamente se tornando uma das principais sub-units/trios do K-Pop, com uma discografia composta por dois EPs e dois Full Albums. Nana também integrou o A.S Red, sub-unit especial composta por Kahi, Jungah e Uee, enquanto as outras integrantes formaram o A.S Blue.



Desde 2015, as atividades do After School e seus sub-grupos foram pausadas. Com a falta de promoções, as integrantes passaram a buscar outros caminhos, e a maioria deixou a empresa com o fim dos seus respectivos contratos. No caso de Nana, que agora está em "Mask Girl", a atuação foi o caminho escolhido.




Nana além de "Mask Girl": O camaleão Im Jinah nas telas


Foto da Nana, atriz e cantora.
(Reprodução/TVN)

À medida que Nana ganhava tempo nas telas como cantora, também despertava interesse no universo da moda e programas de variedades, como Roomate e Real Man. Ainda com o After School em atividade, surgiram os primeiros sinais do que o futuro reservava para Nana: filmes e dramas. A idol fez breves participações nos filmes White: Melody of Death (2011) e Fashion King (2014). A China também a recebeu como atriz nas produções Love Weaves Through a Millennium (2015) e Go Lala Go 2 (2015).


Longe dos palcos, Nana se encontrou na atuação, por mais que, em seu tempo como idol, isso não estivesse em seus planos. A artista revelou em entrevista à revista ELLE que não planejava focar na atuação por achar que não se encaixava em sua agenda de ídolo; apenas cantar e dançar bastava até então. O cenário mudou quando começaram a surgir convites, o que a levou a fazer aulas de atuação para se preparar para estes testes. Mas sua inexperiência no ramo a levou a ter feedback decepcionantes, e foram essas críticas que motivaram Nana a melhorar suas habilidades.


Ficava curiosa sempre que ouvia essas coisas [críticas] de tantos especialistas. O que é atuar? Minha curiosidade se multiplicava a cada teste em que eu falhava. Então, decidi estudar atuação adequadamente e comecei copiando meu professor de atuação. Respiração, vocalização, emoções, expressões faciais, tudo.

O olhar atento em seu professor de atuação foi um passo importante para a evolução de Nana até estrelar em "Mask Girl", e ela revelou que, com a prática, essas técnicas se tornaram parte dela. A evolução lhe rendeu cada vez mais papéis e uma reinvenção, provando que, assim como ela conseguia se adaptar aos conceitos nos palcos, isso também era possível nas telas.



No K-Drama The Good Wife (2016), Nana deu vida a uma investigadora secreta. Já como Do Hyunjin, de Kill It (2019), ela era uma detetive que equilibrava uma personalidade fria e empática. No mesmo ano, Nana assumiu o papel de uma promotora competitiva em Justice (2019). Como Goo Se Ra ,era alegre e espiritosa em Memorals (2020). Quase um ano depois, Nana mostrou a complexidade da fama como a atriz Oh Joo In em Oh My Ladylod (2021). Enquanto em The Glitch (2022), Nana se tornou uma caçadora de alienígenas. Seus papéis a permitiram mostrar diferentes camadas, experimentando gêneros desde dramas a comédias românicas.


Ouvi de muitas pessoas que Memorials não combinaria comigo. Sempre interpretei personagens frios ou tranquilos e essa era minha personalidade percebida. Eles provavelmente não conseguiam nem me imaginar como uma Goo Se Ra alegre e moleca. Mas eu sabia que tinha muitas coisas em comum com Goo Se Ra e sempre quis expressar essa parte de mim.

A comédia Memorials fez com que a atriz tivesse o devido reconhecimento no KBS Drama Awards 2020, sendo a vencedora das categorias de Excelente Atriz pelo segundo ano consecutivo — o primeiro em Justice — e Melhor Casal pelo seu desempenho ao lado de Choi Jin Hyuk (ator de Rugal). Será que com "Mask Girl" a Nana leva outros prêmios?


No cinema, Nana possui uma lista mais singela, mas compartilhou cenas com atores renomados desde o início. Em Os Vigaristas (2017), sua estreia no cinema sul-coreano, esteve ao lado de Hyun Bin (ator de Pousando no Amor) e Park Sung Wong (ator de Snowdrop e The Killing Vote). O suspense Confession (2022) coloca a personagem de Nana no centro da trama como a pessoa chave para a solução de um caso de assassinato.




Planos para o futuro

Foto da Nana, atriz e cantora.
(Reprodução/Netflix)

Atualmente em "Mask Girl", da Netflix, Nana está afastada dos palcos há oito anos, desde que as promoções do After School e Orange Caramel foram pausadas. De acordo com relatos da artista em entrevistas, ele não tem pretensão de lançar projetos musicais por enquanto, por mais que já tenha cogitado a ideia durante esse período e lembre de seus momentos como cantora com muito carinho. As ambições de Nana para o futuro seguem ligadas em alcançar novos horizontes na atuação.


“Alguns anos atrás, eu ainda desejava ter um álbum solo, mas como estava muito focada em atuar, esse desejo diminuiu lentamente. [...] Por enquanto, quero me concentrar em atuar, em vez de planejar meu futuro como cantora. Acho que um dia talvez poderei cantar e dançar em um dos projetos que estou realizando. (...) A música está sempre ao meu lado. A música sempre existe na minha vida".

Meses após a entrevista citada aqui, Nana entregou uma breve apresentação nostálgica em sua participação em "Mask Girl". A cena em questão mostra a sua personagem Kim Mo Mi ao lado de Kim Chunae (Han Jae Yi), cantando e dançando Saturday Night de Son Dambi. O momento trouxe boas memórias aos fãs, principalmente pela escolha da canção, uma vez que a solista é uma velha conhecida da atriz e já dividiu performances com o After School mais de uma vez.



Já conhecia a carreira da Nana de "Mask Girl"? Conta para a gente em nossas redes sociais.

174 visualizações

Comments


bottom of page