top of page

Estrela de Hollywood e queridinha da Netflix; conheça a carreira da atriz Doona Bae

Atriz veterana que já trabalhou com grandes cineastas sul-coreanos e participou de Sense8 fará estreia em novo lançamento dirigido por Zack Snyder

( Divulgação / SDB Entertainment)

De detetive no filme Broker, premiado em Cannes, a protagonista, na série estadunidense Sense8, a atriz Doona Bae mostra sua versatilidade nas telas do cinema e do streaming. Atuando em obras que vão de thriller a comédia, Doona colecionou prêmios ao longo da carreira e vem se mostrando como um dos nomes favoritos das produções da Netflix.

No entanto, sua trajetória começou como modelo e antes de trabalhar com grandes diretores do cinema sul-coreano como Park Chan Wook (Oldboy) e Bong Joon Ho (Parasita) e posteriormente ficar famosa no streaming mundial, Doona posou para revistas de moda.


Seu próximo trabalho nas telas será em Rebel Moon, novo filme épico da Netflix dirigido e roteirizado por Zack Snyder, diretor de longas como Liga da Justiça e The Flash (2023). Atuando ao lado de atores como Sofia Boutella, Ray Fisher, Jena Malone e Djimon Hounsou, Doona surge no trailer como uma mestre de espada em uma história intergaláctica cheia de ação.





Uma carreira de protagonismo


Nascida em Seoul, capital da Coreia do Sul, Doona Bae é uma atriz veterana que começou sua carreira nas telas aos vinte anos de idade. Convivendo com sua mãe, uma atriz de palco, Doona trabalhou como modelo por um tempo, mas após se formar na Universidade de Hanyang, mesma de instituição de artistas como Lee Byung-hun (Pousando no Amor) e Kim So-hyun (Love Alarm), ela se rendeu para a atuação e seguiu os passos da mãe.


Seu primeiro trabalho foi com o filme The Ring Virus (1999) uma adaptação do terror japonês Ring. No ano seguinte, Doona protagonizou a obra Cão Que Ladra Não Morde (2000), dirigido pelo premiado cineasta Bong Joon Ho, ganhando mais experiências nas telas. Os anos subsequentes da atriz trouxeram mais projetos importantes para sua carreira, tendo a oportunidade de atuar ao lado de Song Kang-ho e de ser dirigida pelo grande diretor de cinema Park Chan-wook no longa Mr. Vingança em 2002, obra em que foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Blue Dragon Film Awards.



Depois de algum tempo trabalhando em seu país, a participação no filme A Viagem (2012) foi sua estreia em Hollywood; onde trabalhou ao lado de Tom Hanks, Halle Berry e Jim Sturgess. Três anos depois, a atriz foi escalada para o elenco de O Destino de Júpiter (2015) dirigido e roteirizado pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski, diretoras responsáveis pelo lendário filme Matrix (1999).


Atriz Doona Bae
(Divulgação / Warner Bros. Entertainment Inc)

Durante uma entrevista no programa da tvN, You Quiz on the Block, Doona confessou que atuar é tudo o que ela sabe fazer e não consegue imaginar uma vida em que não seja atriz. “Tornei-me atriz antes de aprender a sonhar em atuar. Fui descoberta para um cast na rua e virei modelo, fiz ensaios para revistas, comerciais de TV e depois estreei no cinema. Mas não me arrependo de ser atriz. Se eu nascesse de novo, faria a mesma coisa.”


No streaming, a atriz também ficou conhecida pela participação no drama de época Kingdom (2019) e no thriller de ficção científica da Netflix, Silent Sea (2021) – produção que ela confessou ter gostado da experiência de utilizar roupas espaciais – interpretando a cientista Song Ji An ao lado do ator Gong Yoo. Já na televisão, a série norte-americana Sense8 foi a produção que pôs ainda mais holofotes em seu rosto, onde deu vida a executiva de negócios Sun Bak.


Atriz Doona Bae em still cut de Sense8
(Divulgação / Netflix)

A artista já contou em entrevistas que a parte boa de ser atriz é poder viver vidas diferentes e durante um programa da tvN expressou: “Claro, há coisas que você precisa suportar. Para criar um personagem real a partir do texto de uma página, é preciso ser extremamente sensível a várias coisas, para que isso possa impactar a vida de alguém. Eu sinto que estou vivendo minha vida nos sets. No momento, toda a minha vida está no set.”


Além disso, Doona diz não ter preferências por gêneros ou papéis específicos. “Pode ser um papel principal ou coadjuvante". Posso participar de projetos independentes ou de baixo orçamento ou de um sucesso de bilheteria. Meu objetivo é colocar as mãos em qualquer coisa que eu queira fazer.” conta ela.



Rebel Moon


No final de agosto, a Netflix liberou o primeiro trailer de Rebel Moon, apresentando um universo intergaláctico cheio de ação e aumentando as expectativas do público. A produção que chega à plataforma no dia 22 de dezembro conta a história de Kora, interpretada pela atriz Sofia Boutella, que é enviada como a única esperança de uma colônia espacial que está ameaçada pelas forças de um governante tirano.


A protagonista vai em busca da ajuda de guerreiros de planetas vizinhos e o elenco conta ainda com a participação de Jena Malone, Ray Fisher, Djimon Hounsou e claro, Doona Bae, que interpreta a mestre de espada Nemesis e é recrutada por Kora para decidir o destino da galáxia.



O diretor, Zack Snyder, contou em entrevista ao Empire em julho deste ano, que a ideia do projeto surgiu como uma história para Star Wars enquanto conversava sobre o desenvolvimento de um longa para a franquia de George Lucas em 2012. O diretor chegou a apresentar Rebel Moon para a LucasFilm como um potencial spin-off da saga, mas acabou sendo rejeitado.


Agora pronto, com data marcada e com um rumo um pouco diferente da concepção inicial, o projeto será dividido em duas partes. Rebel Moon Parte Um: A Menina Do Fogo enquanto a segunda parte é chamada A Marcadora de Cicatrizes e será lançado em 19 de abril de 2024.


Animados para o novo projeto da atriz? Conte em nossas redes sociais!

70 visualizações

Comments


bottom of page