top of page

Além de Pousando no Amor: Doramas baseados em histórias reais — e que (talvez) você não sabia

Nem todos os k-dramas são contos felizes e alguns foram inspirados em chocantes casos criminais na Coreia do Sul

(Reprodução/Google)

Quando assistimos a k-dramas, a intenção é, na maioria das vezes, esfriar a mente e consumir a um entretenimento tranquilo. Algumas produções nos trazem tanta sobriedade e diversão que parecem existir apenas nas telinhas. Mas, sabia que nem todos os doramas são puramente ficções?


Para provar este ponto, o Café Com Kimchi separou uma lista de k-dramas inspirados em fatos reais, acredite ou não! Nem todas as histórias abaixo têm desfechos felizes ou um enredo que nos deixa nas nuvens, mas é interessante conhecer a origem que as trouxeram para a televisão como uma produção ficcional. Confira!



Pousando no Amor

(Reprodução/Netflix)

Uma mulher sul-coreana vai parar na Coreia do Norte após um incidente climático. Isso parece bem ficcional, né? Mas não é! A história do grande sucesso disponível na Netflix é chocante demais para ser verdade, mas foi inspirada pela história da atriz Jung Yang que, em 2008, foi passear de balsa com os amigos e acabou parando no limite entre Sul e Norte.


A balsa que, a princípio, navegava nas margens de Incheon e, devido à uma alteração climática súbita, foi parar na Linha do Limite Norte (NLL), que separa o lado do Sul da nação comandada por Kim Jong Un. Mas, ao contrário da personagem de Son Yejin, a veterana Jung Yang conseguiu retornar quando ouviu alguns pescadores falando em sotaque norte-coreano.



A roteirista de Crash Landing On You (título estrangeiro da série), Park Ji Eun, afirmou ter se inspirado neste caso para construir a história de Pousando no Amor. Segundo ela, a história de Jung Yang a fez refletir o quão perto a Coreia do Norte, a ponto de que alguém possa chegar lá sem perceber.


O curioso é que os protagonistas do drama, Son Yejin e Hyun Bin, foram um casal em Pousando no Amor e se casaram na vida real também, comprovando que até mesmo a química entre eles era tão verdadeira quanto nas telinhas.


Reply 1988

(Reprodução/tvN)

O dorama é situado no ano dos Jogos Olímpicos, em 1988, na Coreia do Sul e acompanha um grupo de jovens amigos. Mas esse período não é bem o que transforma Reply 1988 em uma trama baseada em fatos reais. Mas, o papel de Park Bo Gum, sim! Intérprete do jovem Choi Taek no k-drama, o ator dá vida a um personagem inspirado por um jogador real de Baduk, chamado Lee Changho.


Assim como Choi Taek, Lee Changho se tornou famoso aos 13 anos por suas incríveis habilidades em Baduk. Em entrevista concedida na época das promoções de Reply 1988, Park Bo Gum contou que pesquisou muito e até leu o livro de Lee Chang Ho para se inspirar, de fato, na figura real do jogador. Além disso, o personagem Taek é ambidestro, como Changho, já que há uma regra do jogo de tabuleiro em que o participante precisa jogar só com a mão direita — independente de ser canhoto.


Taxi Driver

(Reprodução/SBS)

Baseado em webtoon homômino, Taxi Driver é um daqueles k-dramas pesados e difíceis de digerir. A história acompanha Kim Doki, um justiceiro contratado pela companhia de táxi Rainbox, pago para fazer vingança em nome de pessoas que não acreditam mais nas leis da Coreia do Sul. A série coreana passa por diversos casos criminais e alguns deles aconteceram de verdade.


Um exemplo disso é o Caso Cho Doo Soon, estuprador de crianças que inspirou a história contada no filme coreano Hope. O criminoso liberado da prisão em 2020 mobilizou o país e gerou discussões sobre leis penais mais agressivas contra abusadores. Um caso semelhante acontece nos primeiros episódios de Taxi Driver.



Além disso, todos os demais conteúdos da série são baseados nas experiências de vítimas da vida real, como trabalho forçado, bullying escolar e abuso no local de trabalho. O próprio diretor do dorama, Park Joon Woo, afirmou sua inspiração em casos reais. Em coletiva de imprensa para a divulgação de Taxi Driver, ele disse:


"Muitas pessoas sentem que a justiça apropriada não foi feita a muitos criminosos notórios, como o caso do estuprador de crianças Cho Doo-soon. Então, pretendemos entregar uma mensagem encorajadora através de histórias de vingança satisfatórias."

Move to Heaven

(Reprodução/Netflix)

Move to Heaven já arrancou muitas lágrimas de seus espectadores, mas quantos sabiam que a história é baseada em fatos reais? O dorama estrelado por Lee Jehoon acompanha a saga de dois rapazes que limpam apartamentos de pessoas já falecidas, fazendo com que estes descubram detalhes íntimos das vidas que já passaram por ali.


A produção é inspirada pelo artigo não-ficcional intitulado “Things Left Behind”, escrito por Kim Sae Byeol, um limpador que exercia as mesmas funções mencionadas no dorama. O profissional afirmou que já limpou a casa de um homem de 70 anos, que morreu sozinho e foi encontrado muitas semanas depois. Ao investigar a vida do idoso, a partir dos itens deixados no lar, descobriu grande parte da trajetória de sua vida.


Mouse

(Reprodução/tvN)

Mouse traz uma questão curiosa para quem curte o universo da psicologia: E se pudéssemos identificar psicopatas por testes de DNA desde que eram um feto? No centro da história, está um dos maiores serial killers do país e o enredo é baseado no assassinato real ocorrido na Incheon Elementary School, em 2017.


No caso em questão, um criminoso sequestrou uma criança de oito anos de idade, assassinaram e desmembraram o corpo dela. No julgamento, não mostraram nenhum remorso, causando revolta aos cidadãos coreanos que acompanharam as repercussões da sentença. A história também inspirou um dos processos judiciais retratados no drama Juvenile Justice.


Fight My Way

(Reprodução/KBS2)

Nem tudo baseado em fatos reais precisa ser extremamente doloroso e este é o caso de Fight My Way. O dorama de comédia romântica baseou seus protagonistas no artista marcial Chu Sung Hoon e sua esposa Yano Shiho. Se o nome deste casal parece familiar para nosso caro leitor, certamente é porque você assiste ao programa de variedade The Return of Superman e conhece os pais da pequena bebê Sarang.


Voltando a Fight My Way, o roteirista do drama, Im Sang Choon, se sentiu inspirado quando viu Shiho chorando enquanto assistia a uma luta do marido e, depois, passou a acompanhar a rotina do casal. Segundo ele, essa experiência o ensinou a “dar mais atenção às famílias dos lutadores de artes marciais”.

“Eu queria me livrar dos estereótipos em torno dos lutadores de artes marciais. Estudei muito indo a muitas partidas e assistindo muitos vídeos. As histórias dos membros da família que não suportaram assistir às lutas foram tristes, e ver os lutadores que perderam a luta chorar ao sair do ringue foi muito triste também.”

Signal

(Reprodução/tvN)

Encerrando a lista com uma história chocante, Signal também foi inspirado em crimes reais. O drama se concentra nas dores das vítimas de estupro e revela como os infratores receberam penas leves, apesar dos atos cruéis. O segundo episódio da série é baseado no caso Hwaseong Serial Murders, uma onda de estupros seguidos de assassinato, que durou por cinco anos a partir de 1986.


Neste, que é um dos casos criminais mais conhecidos da história coreana, o estuprador fez mais de dez vítimas diferentes. O caso foi arquivado e o estuprador nunca foi identificado, mas a terrível história serviu de inspiração para outras obras cinematográficas, como o filme Memórias de Um Assassino (2003), de Bong Joon Ho, também diretor de Parasita.



Outro episódio de Signal, ambientado na cidade fictícia de Inju, também foi inspirado por um crime real. O caso ocorrido em 2004 ficou conhecido como “Miryang Gang Rape” (Estupro em Grupo em Miryang), no qual diversas meninas do ensino fundamental e médio foram estupradas por mais de 41 estudantes do sexo masculino. As vítimas foram consideradas culpadas porque, segundo os pais dos infratores, o comportamento das garotas causou o crime.


Alguns casos foram bem revoltantes, como este último, e outros apenas curiosos. Adicionaria mais algum k-drama nesta lista? Conta para a gente aqui ou nas redes sociais do Café Com Kimchi.


Qual dorama mais te surpreendeu por estar nessa lista?

  • Pousando no Amor

  • Reply 1988

  • Taxi Driver

  • Move to Heaven


1.390 visualizações

Posts Relacionados

Comentários


bottom of page