top of page

Oldboy, filme de Park Chanwook, ganha remaster em 2023 nos cinemas do Brasil e do mundo

Atualizado: 21 de ago. de 2023

Saiba mais sobre a obra do conceituado Park Chanwook e sua relevância para seu país


(Divulgação / Show East)


OLDBOY: Dias de Vingança, ou apenas OLDBOY é um conceituado filme coreano de 2003, baseado em um mangá de 1996, escrito por Garon Tsuchiya, e ilustrado por Nobuaki Minegishi. O longa-metragem estreou em 2003, como parte da Trilogia Vingança, dirigido pelo grande diretor Park Chanwook, que possui uma filmografia muito estimada. Após 20 anos de sua estreia, a produção será remasterizada e irá para as grandes telas de todo o mundo, no dia 21 de setembro.


O enredo de Oldboy é vingança, e retrata a história de Oh Daesu, interpretado pelo ator Choi Minsik, que esteve em filmes como Lucy, O Almirante e no k-drama A Próxima Aposta. Esse homem é uma pessoa comum com uma família, que de repente desaparece, e passa 15 anos aprisionado sem saber o motivo. Ele descobre que é suspeito de assassinar sua esposa, e assim, libertado pelos seus prisioneiros, que dão um prazo de cinco dias para descobrir por que passou tanto tempo preso. É um filme cheio de ação, para aqueles que gostam.




A produção é o segundo longa da Trilogia Vingança, sendo o primeiro Mr. Vingança (2002), e o terceiro Lady Vingança (2005). Apesar de todos tratarem da mesma temática, não tem nenhuma relação direta, e não são sequenciais, podendo assim ser assistidos em qualquer ordem, e sem a necessidade de ver todos para fazer sentido.


Entre os três filmes da franquia, Oldboy foi o mais bem recebido pela crítica, assim como seu sucessor, Lady Vingança. Ambos são conceituados internacionalmente, já que fizeram sucesso em festivais internacionais como Festival de Cannes, onde Old Boy ganhou o prêmio Grand Prix em 2004, e o terceiro filme da trilogia concorreu ao Golden Lion no Festival de Cinema de Veneza em 2005.



O legado


Oldboy tem grande relevância para o cinema coreano, mas também ao redor do mundo. O filme se tornou referência em suas cenas de ação, principalmente a icônica cena de luta que acontece em um corredor, que serviu de inspiração para uma sequência em específico, da série Demolidor da Marvel. Além disso, ganhou um remake americano em 2013, dirigido por Spike Lee e estrelado por Josh Broslin e Elizabeth Olsen.




Quem é o diretor


Park Chanwook tem uma lista ampla e bem reconhecida de filmes. Além da trilogia, ele também foi responsável pela produção de Expresso do Amanhã, protagonizado por Chris Evans e dirigido por Bong Joongho, diretor de Parasita e Okja. Ainda, dirigiu A Criada, trama LGBTQ+ estrelada por Kim Taeri e Kim Minhee.


As brilhantes produções de Chanwook não param, o projeto mais recente dele é Decision To Leave, que estreia em outubro, e escolhido para representar a Coreia do Sul no Oscar de 2023. Ele já foi premiado pelo filme no Festival de Cannes, levando a estatueta de Melhor Diretor. No elenco, estão Park Haeil como protagonista e Tang Wei.



Você pode conferir o filme nos cinemas de todo o Brasil, no dia 21 de setembro de 2023. Vale a pena, não?


215 visualizações

Comments


bottom of page