top of page

5 filmes sul-coreanos baseados em histórias reais que você precisa assistir

Atualizado: 22 de jan. de 2023

Você aprecia tramas inspiradas em fatos? Confira a lista com os melhores longas do gênero

(Reprodução / IMDb)

Que a indústria audiovisual da Coreia do Sul é muito aclamada, todos nós sabemos. Com um catálogo que vai dos doramas dos mais diversos gêneros, passando pelas lutas bem coreografadas dos de ação até a fofura de derreter corações dos de romance, e que produz filmes que chegam em festivais renomados, o país se estabeleceu como uma referência nesse ramo.


Apesar de lançar filmes das mais diversas categorias, alguns dos que mais se destacam são aqueles inspirados em histórias verdadeiras. Se você se interessa por esse estilo, não pode perder o especial que o Café preparou!



Cart (2014)


Tendo o D.O. do EXO no elenco, Cart é inspirado num acontecimento de 2007. E.Land, uma rede de supermercados, demitiu os funcionários temporários — mulheres, em sua maioria —, e os substituiu com empregados terceirizados para conseguir burlar a lei que obrigava as empresas a efetivarem os funcionários após um período como temporários. Em luz das demissões, os trabalhadores iniciaram uma greve que perdurou por muito tempo.



Hope (2013)


Narrando o caso Nayoung, Hope conta a história de Sowon, uma menina de oito anos que, no caminho de volta para a casa, é abordada por um homem bêbado e abusada sexualmente. O filme aborda as sequelas físicas e psicológicas que ficaram com a vítima e aborda a questão das leis de crimes sexuais na Coreia do Sul. O caso Nayoung, ocorrido em 2008, traz muita discussão até os dias atuais sobre a impunidade nesses casos, como o do Nth Room.



Memórias de um Assassino (2013)


Dirigido pelo ganhador do Oscar Bong Joon-ho, Memórias de um Assassino é um clássico do suspense coreano. Durante a ditadura na Coreia, uma mulher é morta e, pouco tempo depois, outras são encontradas mortas com as mesmas marcas que a primeira — é o início dos crimes do assassino em série que ficou conhecido como “o assassino do zodíaco coreano”. O filme narra o processo de busca e descoberta do detetive Park Doo-man.




Em Silêncio (2011)


Em Silêncio é um dos vários filmes sul-coreanos disponíveis na Netflix. Com base no perturbador caso da Escola de Gwangju Inhwa, o filme conta a história dos vários alunos portadores de deficiência auditiva que foram abusados sexualmente por professores e funcionários. O longa-metragem, que foi produzido pelo criador de Round 6 e que possui Gong Yoo no elenco, causou mudanças na legislação do país, reforçando leis de proteção para crianças e adolescentes na escola.



1987: When The Day Comes (2017)


Também se passa na ditadura militar da Coreia do Sul. 1987: When The Day Comes é um dos vários filmes históricos coreanos que foca na luta estudantil por democracia e transparência. Após o assassinato — e a cobertura — de um estudante de faculdade durante uma interrogação policial, um promotor estranha a causa de morte posta no laudo e inicia uma investigação a fundo. Nas cenas pós-créditos, é possível ver vídeos e imagens de pessoas reais que se envolveram no caso.



Você já havia assistido ou conhecia algum desses? Não se esqueça de contar nas redes sociais do Café!

コメント


bottom of page