top of page

TXT: Tudo sobre a carreira do grupo conhecido como líder da 4ª geração

Atualizado: 28 de jul.

Com conceitos impactantes e versatilidade desde o debut em 2019, TOMORROW X TOGETHER é um dos melhores projetos da HYBE


(Divulgação/HYBE)

O Music Bank Chile 2022 promete ser dominado pela quarta geração e nada mais justo do que o TXT, também conhecido como TOMORROW BY TOGETHER, integrar a tão aguardada line-up. Ao lado de ATEEZ, The Boyz, STAYC e mais, o boygroup subirá no palco do evento em 12 de novembro. O quinteto fez sua estreia em 2019 e desde então vem construindo uma forte carreira e se destaca entre os artistas da sua geração.


O festival de K-pop, Music Bank retorna depois de quase dois anos de hiatus, devido a pandemia da Covid-19. Após tanta espera dos fãs pelo retorno das atividades de turnês, o Music Bank já tem destino confirmado, o Chile. Esta será a segunda vez do festival pelo país, sendo a primeira em 2018. Vale lembrar que o Brasil também fez parte da lista de países que já receberam o evento, com diversos artistas sul-coreanos em 2014, no Rio de Janeiro.


O TXT está entre as atrações do dia 12 de novembro e para aqueles que ainda não conhecem o quinteto, ainda dá tempo para saber tudo sobre a trajetória. Confira abaixo informações importantes organizadas pelo Café com Kimchi:


Dos primeiros anos até 2022: Debut, primeira turnê e mais


(Divulgação/HYBE)


No começo de 2019, a HYBE apresentou o seu primeiro boygroup desde a estreia do BTS em 2013. Anos separam os dois grupos e o público se dividia em ansiedade e incertezas do que esperar dos novos artistas. Sob a pressão e altas expectativas da indústria, o TOMORROW X TOGETHER, composto por Yeonjun, Soobin, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai, fez seu debut em 5 de março com o EP The Dream Chapter: STAR.


A faixa-título CROWN acompanhou um Music Video simples e retornou com o cute concept entre os boygroups da geração. Ao longo dos meses seguintes, o TXT aumentou rapidamente sua videografia, com MVs para as quatro b-sides do seu álbum.



A empresa soube como investir fora do país de origem. Em maio, o quinteto partiu para o Estados Unidos para realizar sua primeira turnês, o SHOWCASE: STAR in USA, com passagem por seis estados estadunidenses de 9 a 24 de maio. Na ocasião, foram esgotados 12.300 ingressos. No mês seguinte, se tornou o primeiro grupo de K-Pop a se apresentar no Wango Tango, festival do iHeart Radio.


O TXT teve um ano movimentado, mas seu comeback seguinte demorou para sair do papel. Em meio a uma agenda apertada e problemas de saúde dos membros, o primeiro comeback foi lançado em 21 de outubro, com o Full Album The Dream Chapter: MAGIC, que apresentou a faixa título Run Away.


Com tantas atividades e conquistando o público por onde passava, o resultado não poderia ter outro, o prêmio que os membros tanto almejavam foi conquistado, o Rookie of The Year, não uma, mas 13 vezes, os tornando o grupo masculino com mais vitória na categoria e o título de Grand Slam Rookie, quando um artista conquista as principais prêmiações sul-coreanas (MMA, MAMA, GDA, Gaon e SMA).


Em janeiro de 2020, o foco foi o Japão, o grupo fez sua estreia com Magic Hour e realizou uma série de atividades pelo país. O sucesso rendeu mais dois discos em solo japonês: Still Dreaming (2021) e Chaotic Wonderland (2021). Além de canções para animes, como Everlasting Shine em Black Clover e Force em World Trigger.


De volta a Coreia do Sul, com conceito sombrio, o TXT estreou o álbum que encerraria a trilogia iniciada no debut, o The Dream Chapter: ETERNITY. Poucos meses depois, em outubro, foi apresentado um comeback totalmente diferente do anterior. Se Cant You See Me? era rodeada por uma atmosfera misteriosa, Blue Hour quebrou essa sensação com o conceito fantasia e sonoridade empolgante. O single integrou o EP minisode1: Blue Hour.


O ano de 2021 foi de maior crescimento para o boygroup, com o inicio de uma nova série de álbuns, o The Chaos Chapter. Não só em álbuns, mas em sonoridade, o quinteto mostrou que aquele ano seria de mais uma inovação, mostrando ao público que o rock é um dos fortes do grupo. O TCC: FREEZE foi lançado em 31 de maio, com 0X1=LOVESONG (I Know I Love You), mas o grande hit inesperado não veio de outra canção, Anti-Romantic, que dominou o Tik Tok e levou o trabalho do TXT para além da bolha do K-Pop.


A HYBE não poderia perder a oportunidade do nome do seu artista em alta daquela forma. Três meses depois o primeiro álbum Repackage, o TCC: Fight or Escape, acompanhou o single LOSER=LOVER e deu continuidade ao pop rock que funcionou tão bem no lançamento anterior.



No ano seguinte, o minisode se tornou uma duologia, com o Minisode 2: Thursday's Child (2022). A faixa-título Good Boys Gone Bad mostrou que, até aquele momento, a mistura do pop e do rock seria mais explorado nos trabalhos do grupo. Pouco depois, para a empolgação do fandom, a HYBE informou o início da primeira World Tour a partir de julho.



Leia também: THE STAR SEEKERS: O que você precisa saber sobre o webtoon do TXT?



Do cute ao pop rock: os conceitos e discografia versátil


O TXT se destaca pelas propostas ousadas, o grupo mostra que não tem medo de arriscar a cada comeback, deixando o público curioso sobre qual novidade passará a integrar a discografia versátil. A discografia é composta pela trilogia The Dream Chapter, a duologia minisode e o The Chaos Chapter.


Com passagens por diversos gêneros musicais e conceitos, o quinteto iniciou a carreira com CROWN. O debut com cute concept, resgatou essa essência para o K-pop quando muitos boygroups já haviam a abandonado. Do TDC: STAR ao ETERNITY, a discografia foi composta por gêneros como New Jack Swing, R&B, Synth Pop, House-pop, Hip-Hop e Soul. Em três lançamentos principais o grupo mostrou que possuía diferentes propostas. O ETERNITY se apresentou como uma das propostas mais ousadas para o quinteto até aquele momento. A era TDC começou com o cute concept e terminaria com o dark.


O The Chaos Chapter, iniciado em 2021, dá indicios para uma nova série de álbuns. Até o momento é composta apenas por FREEZE e seu repackage FIGHT or ESCAPE, ambas lançadas no mesmo ano. Com a dupla de álbuns, o quinteto soube mostrar que conseguem trazitar pelo rock com maestria, com os singles 0x1 LOVESONG e Loser=Lover. As b-sdes também acompanham os gêneros Trap e pop punk.


A duologia minidose foi aberta pelo minisode1: Blue Hour, retomando um pouco o lado alegre do TXT, com uma dose de fantasia. O minisode chama atenção por contar a primeira faixa disco do TXT, com o Blue Hour. Seguido de outros gêneros como rock indie, pop rock e future R&B. É inegável que o mini álbum tem um peso de significados, justamente por apresentar esperança em meio a solidão. Mas se o minisode 1 teve foco em fantasia disco, sua continuação iria pelo caminho oposto. O minisode 2: Thursday's Child convida o público a apreciar o seu pop punk de Good Boys Gone Bad, que conseguiu ser ainda mais intenso do que em The Chaos Chapter.


Logo no debut, o grupo estabeleceu um padrão conceitual alto. Em The Dream Chapter: STAR, o TXT pontua o processo de auto aceitação e a sua importância. A abordagem de tópicos importantes se estendeu para os lançamentos seguintes, com as dificuldades da adolescência, solidão, amizade e até os dilemas da pandemia. O grupo soube mostrar ao seu público, que possui um perfil, majoritariamente mais jovem, de que eles não estão sozinhos quando atravessam em momentos específicos e sempre haverá alguém para ajudar no processo.


Há um chifre crescendo na minha cabeça / Mas eu o amo / Você se tornou minha coroa

(Divulgação/HYBE)

Leia também: ATEEZ: Conheça a carreira e os maiores sucessos do grupo que se apresenta no Music Bank Chile 2022


Os integrantes


Apresentados ao público pela primeira vez em 10 de janeiro de 2019, cada membro teve uma apresentação individual especial, com um intervalo entre elas para atiçar a curiosidade do público. Soobin, Yeonjun, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai compõem grupo jovem, com uma faixa-etária entre 20 a 23 anos, sendo Hueningkai o mais novo e o Yeonjun o mais velho.


O quinteto não conquista o público apenas em talento, mas também em carisma, a personalidade de cada membro tem trazido cada vez mais adeptos ao MOA — fandom do boygroup. O TOMORROW X TOGETHER pode ser acompanhado ainda mais de perto em seus diversos conteúdos, como o TO:DO, Talk Today e mais.


As grandes emissoras da Coreia do Sul também ESTAVAM de olho nessa desenvoltura do TXT. Não é atoa que o Soobin foi MC do KBS Music Bank e, atualmente, Yeonjun é quem lidera o SBS Inkigayo, ambos grandes programas semanais de K-Pop. O duo não foi o único a despertar o interesse, o trio dos mais novos também já foram convidados como MCs especiais e mostraram que a diretoria das emissoras fez a escolha certa em convida-los naqueles momentos.


Yeonjun


(Divulgação/HYBE)

Choi Yeonjun nasceu em 13 de setembro de 1999 em Seul. É o membro mais velho, dançarino, rapper e vocalista. Apesar de ser bem conhecido pelas suas linhas de rap marcantes nas músicas, Yeonjun assume com facilidade a posição de vocalista. Não é atoa que ele recebeu o título de "Legendary Trainee" da HYBE, por não ter saído do primeiro lugar do ranking da avaliação mensal dos trainees. Em atividades individuais, o integrante já fez participação no episódio 8 do K-Drama K-On e, atualmente, é MC do SBS Inkigayo.


Soobin


(Divulgação/HYBE)

Choi Soobin assume o papel de líder e vocalista do grupo. Ele nasceu em 5 de dezembro de 2000. Soobin revelou que seu processo de audição para a HYBE de reviravoltas, já que ele pensou que não iria passar e para se consolar comprou cinco sorvetes na volta para casa. A vida artista desenvolveu as habilidades de comunicação de Soobin, que no começo da carreira era mais tímido, porém, o tempo como MC do Music Bank o permitiu se desenvolver mais e conquistar todos os entrevistados.


Beomgyu


(Divulgação/HYBE)

Choi Beomgyu nasceu em 13 de março de 2001 em Daegu. Apesar de certa distância, não foi Beomgyu que entrou em contato com a HYBE primeiro para tentar uma audição, a empresa que foi até ele em busca de solicitar a presença dele em Seul. Supreendentemente, Beomgyu negou devido a prova que teria no mesmo dia. Mas a empresa mostrou que não desistira tão fácil e foram pessoalmente até ele para que a audição fosse feita. No fim, deu certo e anos depois Beomgyu assumiu as posições de vocalista, dançarino e rapper, o membro também possui habilidades com violão e já esteve em uma banda de rock.


Taehyun


(Divulgação/HYBE)

Kang Taehyun não teve grandes dificuldades para ter acesso as empresas de entretenimento por ter nascido em Seoul desde 5 de fevereiro de 2002. As empresas souberam aproveitar a oportunidade, Taehyun revelou ter sido recrutado para cerca de 20 agências, mas no fim escolheu a HYBE. O integrante certamente encantou pelas suas habilidades vocais, no TXT, é o responsável pelas notas mais altas das canções e assume a responsabilidade com excelência.


Hueningkai


(Divulgação/HYBE)

Hueningkai fez barulho quando foi anunciado, principalmente, no Brasil quando o público descobriu que o pai do integrante é brasileiro. Porém, Hueningkai não sabe falar português como muitos idealizaram, mas tem aprendido certas palavras com o pai, quem sabe uma preparação para um show futuro. Hueningkai nasceu longe do Brasil, no Hawaii em 14 de agosto de 2002, mas logo viajou para a Coreia do Sul e, então, para a China, onde passou alguns anos até retornar para solo sul-coreano. Sua história com a HYBE iniciou quando um olheiro se interessou pelas habilidades e atualmente, ele é um dos vocalistas do TXT. Hueningkai tem duas irmãs, uma delas é Huening Bahiyyih, membro do KEP1ER.



(Divulgação/HYBE)

Nem todos os momentos foram flores, o grupo passou pelos seus altos e baixos, bem conhecidos pelos fãs, quando parcela do grupo questionava a sua capacidade de entregar tudo o que era esperado deles. Mas o TXT soube dar a volta por cima e cair no gosto até entre os mais relutantes em dar uma oportunidade ao quinteto.


O TXT recebeu diversos títulos ao longo desses quase cinco anos de carreira, e há quem ainda insista que é fantasia do fandom. As nomeações que o grupo recebe nada mais são do que reflexo de como a mídia, tanto sul-coreana, quanto internacional, os enxerga.


De "Líderes da quarta geração" a "It Boys da quarta geração", segundo a Rolling Stones, Mnet Music Awards, Grammy e mais . O boygroup mostrou um crescimento orgânico ao longo desses quatro anos, começando por pequenas vitórias em programas semanais coreanos até os 13 prêmios de Rookie of the Year. Pode-se dizer que 2019 foi um grande ano para o TXT em vendas e premiações e o grupo não parou. O TXT acumulou uma longa lista de marcos, principalmente, em ser o primeiro boygroup ou grupo em geral a alcançar uma meta específica. Recentemente, os fãs têm comemorado a conquista de 1 milhão de cópias vendidas pelo minisode 2: Thursday’s Child.




Leia também: E'Last: Conheça o boygroup que vem ao Brasil em 2022


Animado para ver o TXT no palco do Music Bank Chile? Conta o que acha do boygroup em nosso Instagram e Twitter.

692 visualizações
bottom of page