top of page

ATEEZ: Conheça a carreira e os maiores sucessos do grupo

Atualizado: 2 de set. de 2023

Conhecidos também como A TEEnager Z, o boygroup da quarta geração vem conquistando fãs de todo o mundo

(Divulgação/ KQ Entertainment)

Integrando a line-up do Music Bank Chile ao lado de TXT, NCT Dream, The Boyz e mais, o ATEEZ é um grupo versátil e que merece a sua atenção — ainda mais se você pretende acompanhar o evento no dia 12 de novembro. O ato da 4ª geração do K-pop estreou em 24 de outubro de 2018 sob a curadoria da KQ Entertainment.


Formado por 8 membros, os integrantes são: Hongjoong, Seonghwa, Yunho, Yeosang, San, Mingi, Wooyoung e Jongho. O nome ATEEZ é uma abreviação de “A TEEnager Z", simbolizando ser um grupo de adolescentes estão dispostos a fazer tudo de A a Z. O nome oficial do fandom é “ATINY”, o qual é uma combinação das palavras ATEEZ + DESTINY. A explicação, segundo os membros, é que era o destino que as fãs e o grupo se conhecessem.


Contudo, o grupo quase debutou com outro nome, “KQ Fellaz”. Inclusive, em maio de 2018, foi divulgado o vídeo "KQ Fellaz Performance Video I", em que tivemos a apresentação do grupo, como KQ Fellaz. Confira o vídeo após a publicidade:




Debut e Treasure Ep.1 (2018)

Na fase de pré-lançamento, o grupo liberou a performance de “Pick It Up”, do rapper Famous Dex. Pouco depois, estreou a websérie de pré-debut, “KQ Fellaz American Training”, com os oito membros indo até Los Angeles para treinar dança no The Millennium Dance Complex. Nste período, um nono trainee, Lee Junyoung, foi promovido como membro do KQ Fellaz, mas acabou não sendo adicionado à formação final. Para o encerramento da websérie, KQ Fellaz lançou "From", música composta e produzida por Hongjoong.

Em 24 de outubro de 2018, eles estrearam com o primeiro mini-álbum Treasure EP.1: All To Zero. Com um “debut duplo”, lançaram os MVs Pirate King e Treasure. Em 17 de novembro, foi revelado através de uma live o nome oficial do fandom "ATINY", data que é lembrada pelos fãs até hoje. Após o debut, o grupo deixou claro a adoção do conceito “pirata”, sobre o slogan de “8 makes 1 team” (oito formam um time). Então, temos Hongjoong não como líder, mas como capitão do grupo.



Primeiro comeback e Halateez (2019)

(Reprodução: KCON USA 2019)

Em 2019 ocorreu o primeiro comeback com o EP Treasure EP.2: Zero To One, com um dos MVs mais icônicos da carreira: Hala Hala. A introdução de Halateez, um conceito até então inédito, ainda repercute em trabalhos atuais do grupo. Outro grande sucesso da época foi Say My Name, também do mesmo álbum.


O ano de 2019 foi um ano de virada de chave para o grupo, pois, o Ateez teve sua primeira tour: "The Expedition Tour". Os shows aconteceram pela América e posteriormente, foram extendidos para a Europa. Em junho do mesmo ano, com seu 3° EP Treasure EP.3: One to All, o primeiro win em programas musicais chegou, no M Countdown, com a música Wave. A faixa possui um MV de verão contagiante:



Em 18 de setembro, Ateez anunciou o terceiro comeback com Treasure EP.Fin: All to Action, seu primeiro álbum de estúdio. Foi lançado em 8 de outubro com o MV de Wonderland. O álbum vendeu 165.479 cópias físicas na Coreia do Sul em 2019 e se tornou o primeiro álbum do Ateez a alcançar o número 1 no Gaon Albums Chart semanal. Em 3 de novembro, Ateez ganhou o prêmio de Melhor Artista Coreano no MTV Europe Music Awards de 2019.


No mesmo ano, foi gravado um reality com a M2, intitulado Ateez Treasure Film. Os membros passam por 16 desafios diferentes - 8 individuais e 8 em grupo. O reality foi filmado na Austrália e em Los Angeles. Os vídeos estão disponíveis no YouTube, através do canal da M2.


Em 10 de novembro, o grupo lançou o primeiro videoclipe em japonês para a música Utopia, originalmente uma faixa do Treasure EP.3. Em 4 de dezembro, o primeiro álbum japonês Treasure EP. Extra: Shift the Map foi lançado, e o conjunto ganhou o Worldwide Fans' Choice Award no Mnet Asian Music Awards em Nagoya, Japão, no mesmo dia. Inclusive, a premiação rendeu uma apresentação icônica, interpretando sucessos como Blood Sweat & Tears do BTS. Confira:



Começo da era Fever (2020)


Em 6 de janeiro de 2020, Ateez lançou o quarto EP, Treasure Epilogue: Action to Answer, sendo a conclusão da série Treasure, com o MV do single principal "Answer", uma das músicas mais famosas do grupo. Em 12 de fevereiro, o grupo lançou o primeiro EP japonês Treasure EP.Map to Answer, com a versão japonesa de "Answer" como o primeiro single.


Naquele ano, havia shows marcados e outros projetos. Porém, a pandemia de Covid-19 fez com que o grupo pausasse suas atividades. Ainda no mesmo ano, em 15 de novembro, foi anunciado que o membro Mingi suspenderia temporariamente as atividades promocionais com o grupo para receber tratamento e se recuperar de sintomas de ansiedade.


Durante o hiato de Mingi, foi anunciado que o grupo — com apenas 7 membros — participaria do reality da Mnet "Kingdom: Legendary War", com The Boyz, Stray Kids, iKon e outros. O programa iria ao ar em abril de 2021.


Kingdom (2021)


(Reprodução: Mnet)


Em 1º de março, o sexto EP Zero: Fever Part.2 foi lançado com o MV para o single Fireworks (I'm the One). O EP foi certificado com platina dupla em 8 de julho, tendo vendido mais de 500.000 cópias. Além dos lançamentos musicais, o grupo e os membros participaram de vários programas de televisão coreanos. Em março, Yeosang tornou-se um dos MCs do programa da SBS MTV 'The Show'. Enquanto isso, Yunho, Jongho, Seonghwa e San foram escalados para o drama Imitation da KBS2, que foi ao ar de maio a julho e está disponível no Viki.


Em abril, aconteceu o reality de competição Kingdom: Legendary War. Para a rodada final, eles lançaram a música "멋 (The Real)" em 28 de maio; Mingi participou da gravação, mas não apresentou com o grupo. A apresentação, rendeu desempenhos memoráveis, e o high-note do Jongho em Wonderland foi um deles! Além disso, os arranjos feitos por Hongjoong, mostram o quanto o artista é também um produtor de mão-cheia, pois até quarteto de ópera e arranjo com Beethoven tivemos. Você pode assistir Kingdom: Legendary War pelo Viki. Confira algumas das apresentações:


Wonderland:


Rhythm Ta:

Answer:


The World EP.1: Movement (2022)


Em abril deste ano, O Ateez começou a divulgar informações sobre seu retorno através de pôsteres misteriosos com códigos QR colocados em Seul e Madri, cidades que receberam a tour do grupo. No final de junho, mais detalhes foram revelados por meio de outro pôster com a palavra “PROPAGANDA” escrita nele. Desde o início da divulgação para esse comeback, o fandom já vinha especulando sobre um possível retorno de “Halateez”.


O lado sombrio, por vezes revolucionário, que tanto Hala Hala quanto Wonderland abordam, foram aprofundados em THE WORLD EP.1: MOVEMENT!, o nono EP coreano do grupo. Além do álbum, foi lançado o MV de Guerrilla, no dia 29 de julho.


Recentemente, foi divulgado que o Ateez será um dos grupos a se apresentar no Music Bank Chile.



E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a história de um dos principais grupos da 4° geração? Conta pra gente nas nossas redes!

657 visualizações

Comments


bottom of page