top of page

Guerrilla: 'THE WORLD EP.1: MOVEMENT' traz Ateez a caminho de uma revolução

O lado sombrio, por vezes revolucionário, anteriormente abordado pelo grupo, foi aprofundado em 'THE WORLD EP.1: MOVEMENT'!, confira a crítica


(Reprodução: Divulgação/KQ Entertainment)

O ATEEZ começou a divulgar informações sobre seu retorno em abril, por pôsteres misteriosos com códigos QR, colocados em todo Seul e Madri, cidades que receberam a tour do grupo. No final de junho, mais detalhes foram revelados por meio de outro pôster com a palavra “PROPAGANDA” escrita nele. Agora, já se sabe que PROPAGANDA é a faixa de introdução do álbum THE WORLD EP.1: MOVEMENT!


Nas últimas semanas que antecederam o lançamento, o ATEEZ conseguiu aumentar nossas expectativas, que já eram altas, para o próximo álbum, lançando trailers cinematográficos, fotos conceituais e teasers intensos do MV da faixa-título, Guerrilla.


Mesmo antes do lançamento oficial do próximo álbum THE WORLD EP.1: MOVEMENT, o grupo também atingiu um novo marco. No dia 24 de julho, a agência do boygroup, KQ Entertainment, divulgou que as pré-vendas para o próximo álbum ultrapassaram oficialmente a marca de 1,1 milhão de cópias.



Desde o início da divulgação para esse comeback, o fandom já vinha especulando sobre um possível retorno de “Halateez”, o termo faz referência á um dos MVs mais icônicos do grupo, Hala Hala, em que vimos um lado diferente do concept pirata que conhecemos com o debut do grupo. O lado sombrio, por vezes revolucionário, que tanto Hala Hala, quanto Wonderland também aborda, temos alguns resquícios em Answer, foram aprofundados em THE WORLD EP.1: MOVEMENT!


Outra referência muito citada, foi a performance da música Rhythm Ta, do IKON, no reality survival Kingdom: Legendary war, o qual o ATEEZ participou no início de 2021. O clipe traz uma revolução, com forte representação da anarquia. Fato é, tivemos fragmentos desse lado sombrio, anárquico e revolucionário em outras performances do grupo, esse comeback veio para nos trazer um conceito aprofundado em uma verdadeira rebelião para mudar o mundo. Confira o MV de Guerrilla após a publicidade:





O álbum do grupo, que contém 7 faixas, gira em torno da história de oito jovens que iniciam um grande movimento para mudar um mundo onde a emoção e a expressão são oprimidas e banidas. Este mundo distópico é abalado quando um bando de guerrilheiros aparece e transmite sua música alta e estridente por toda a cidade, inspirando outros a se levantarem e se moverem ao som da música.


Com o lançamento do MV Guerrilla, o grupo não decepcionou. Após uma promoção bem trabalhada, nossas expectativas foram alcançadas após ver o resultado. O conceito dark combina com os 8 piratas. Vale um destaque á rap-line bem trabalhada ao longo da letra, high notes do Jongho (main-vocal do grupo), e os visuais incríveis dos integrantes. Outro destaque para o grupo é sua storyline rica, como dito acima, esses traços de rebelião não são novos em obras do grupo.


Caso você não tenha visto a performance de Rhythm Ta, confira após a publicidade:





Nota: Lembrando que o papel da nossa crítica, independente de positiva ou negativa, é apontar elementos para você construir a sua opinião sobre aquela obra; seja uma música de K-pop ou dorama. Está tudo bem concordar ou discordar de tudo o que a gente disse aqui, mas não esquece de dizer o que você achou desse lançamento nos comentários, no Twitter ou no Instagram do Café!







261 visualizações
bottom of page