top of page

We Need Love: StayC reafirma versatilidade e entrega o que o verão precisava

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Terceiro single álbum do girlgroup foi lançado nesta terça-feira (19); confira nossa crítica!

(Divulgação/High Up)

O verão sul-coreano costuma ser movimentado, não é uma surpresa ver o mês de julho com tantos lançamentos, principalmente, de girlgroups. Depois de Chungha elevar o nível com Sparkling, aespa mostrar uma presença ainda mais poderosa em Girls e as características sonoras já conhecidas do ITZY em Sneakers, chegou a vez do StayC retornar com mais um lançamento de qualidade. O comeback do grupo feminino ocorreu nesta terça-feira (19), com o single álbum We Need Love, que acompanha a faixa-título Beautiful Monster.


O grupo da High Up Entertainment, composto por Sumin, Sieun, Isa, Seeun, Yoon e J, retorna depois de cinco meses desde as promoções de Young-Luv.com, segundo EP do girlgroup. A empresa responsável pelo gerenciamento divulgou a data do retorno em 30 de junho, deixando altas expectativas entre um público que já está acostumado com trabalhos bem feitos. O novo single álbum tem no total quatro faixas, entre as b-sides ainda há o remix de RUN2U, para os mais apegados ao comeback anterior.



Beautiful Monster: a coragem de amar e de se reinventar do StayC


Beautiful Monster é um pop dance, que reflete as os fases do amor: medo, coragem e esperança. A letra pontua as incertezas escondidas atrás da felicidade de estar apaixonado. Além da coragem no amor, o single mostra um StayC sem inseguranças ao mudar de conceito. Diferente de RUN2U, o sexteto retorna com uma abordagem mais delicada, não chega a ser um cute concept, mas é leve e tranquilo. Se no comeback anterior, já podíamos considerá-las versáteis, Beautiful Monster veio para bater o martelo.


Amor é o nome da coragem que eu preciso


Um dos pontos altos da canção é sem dúvidas as notas altas do refrão. Logo de cara, Yoon chama atenção pelo seu vocal marcante e bem característico. A transição do pré-refrão de Seeun para as linhas de Yoon encaixam harmoniosamente, saindo de um trecho tranquilo para notas mais elevadas e mostrando um ganho de força ideal. Sieun acompanha o vocal de Yoon e as duas conseguem transformar a parte mais importante da música em um encaixe perfeito de suas vozes, ao mesmo tempo que surpreendem o público.


O verão sul-coreano não sabia que precisava de Beautiful Monster até o StayC lançá-la. Em três minutos, o girlgroup consegue transmitir sensações que mais combinam com a estação do ano: uma sonoridade refrescante, livre e corajosa. A música segue por caminho distinto de canções de verão com refrãos chicletes e linhas repetitivas, na maioria das vezes, apenas com intuito de ser um viral. O StayC entregou um verão maduro e inesquecível, não por grudar na cabeça, mas por fazer o ouvinte querer escutar novamente.



Em relação ao Music Video, o sexteto também trouxe novidades: para Beautiful Monster as cores vibrantes e cenários chamativos já vistos em projetos anteriores foram abandonados. Para substituí-los, o grupo optou por uma paleta mais suave e ambientes mais comuns, como natureza, casa e um cinema aberto. Essa junção pode facilmente entregar uma sensação aconchegante ao público.




We Need Love e as incertezas no amor


O single álbum tem essa aproximação com o público em toda a sua construção. A escolha do tema foi correto, afinal todos possuem inseguranças no que diz respeito ao amor. O StayC apresenta esse cenário e mostra que está tudo bem em uma sucessão de vocais reconfortantes e emotivos.


Dando continuidade a tracklist, a primeira b-side é I Like It, é uma faixa positiva em que o StayC busca trazer conforto e sensibilidade para o público, como uma mensagem de "está tudo bem, não é sua culpa". A sonoridade é diferente de Beautiful Monster, com sons bem expressivos de instrumentos como bateria e baixo. A melodia dá bastante destaque as vozes das integrantes, porém, as notas altas foram deixadas para a música anterior.


LOVE surge em seguida, e não tinha como abordar outro assunto que não o romance. A b-side retoma a sinceridade da paixão e relembra o primeiro amor. Na letra, as integrantes questionam "Por que o amor é tão difícil para mim?", uma situação já enfrentada por muitos. Em diversas trechos, a música mostra a sinceridade e os sentimentos confusos de uma desilusão amorosa.


Mais uma vez, o StayC merece elogios por suas vozes. Em LOVE, a batida fica mais leve para dar maior destaque aos vocais do sexteto, o que funciona para surpreender ainda mais o público com as habilidades das integrantes. A dupla Sieun e Yoon volta a ter uma parte marcante juntas, com um pré-refrão em que se encaixam harmoniosamente. Porém, diferente de Beautiful Monster, LOVE não tem um refrão impactante, apenas um instrumental com uma linha repetida pelas membros.


RUN2U, faixa-título do álbum anterior, já é bem conhecida. Dessa vez, a música retorna em We Need Love como um remix feito pelo produtor TAK. Ao contrário da versão original, essa apresenta uma sonoridade mais contida e tranquila, sem grandes explosões no instrumental.




Em geral, dificilmente o StayC decepciona. A discografia é repleta destaques, mas o que faz o comeback perder algumas xícaras nesta crítica não é inferioridade a outros trabalhos, mas na analisar do conjunto que foi apresentado. A faixa-título está muito bem produzida, porém, as b-sides não conseguiram acompanhar. Por exemplo, a transição de Beautiful Monster para I Like It não é das melhores; entre as três novidades, a segunda b-side talvez seja a mais fraca e pode até passar despercebida quando LOVE começa a tocar.



Nota: Lembrando que o papel da nossa crítica, independente de positiva ou negativa, é apontar elementos para você construir a sua opinião sobre aquela obra; seja uma música de K-pop ou dorama. Está tudo bem concordar ou discordar de tudo o que a gente disse aqui, mas não esquece de dizer o que você achou desse lançamento nos comentários, no Twitter ou no Instagram do Café!

71 visualizações

Comments


bottom of page