top of page

Chungha eleva o nível dos lançamentos de verão com "Sparkling"

Atualizado: 4 de fev. de 2023

A solista divulgou o álbum "Bare&Rare, Pt. 1" nesta segunda-feira (11); veja a nota da novidade ao fim da crítica


(Divulgação/MNH Entertainment)

Ela voltou! Depois de uma espera agonizante para os fãs — os Byulharangs —, a Chungha fez seu comeback com o álbum Bare&Rare, Pt. 1 na manhã desta segunda-feira (11). Este é o segundo álbum de estúdio da cantora e reúne oito faixas inéditas, além de todo o frescor e a vivacidade obrigatória para um retorno em pleno verão sul-coreano.


Sparkling, a faixa-título do novo álbum, é uma experiência tanto visual quanto sonora. A title é leve e viciante já na primeira escuta. O pop aliado a uma pegada retrô é muito bem aproveitado aqui, e os efeitos sonoros da faixa ajudam a torná-la ainda mais cativante. No Music Video, a Chung Ha visita um lugar inusitado e nada convencional: o interior de um aquário.


Chunga Ha não ostenta uma cauda em nenhum momento, mas fatores como as tranças no cabelo, as cores iridescentes e as conchas e corais sugerem que ela pode ser uma sereia. Outros elementos atestam a a originalidade da produção. Mesmo sem um cenário ao ar livre, com sol, areia, praia ou piscina, há uma a vibe perfeita para um lançamento de verão.


Confira após a publicidade.



Um álbum de contrastes


Se a faixa-título grita aos quatro cantos que nasceu para o verão, as outras músicas exploram um caminho oposto; porém, o contraste funciona divinamente. Vemos isso já em XXXX, faixa que introduz o álbum. O ritmo, um R&B bem marcado, ganha mais destaque com o rap em inglês que comprova a versatilidade da Chung Ha. Impactante e sensual, é um acerto e tanto para abrir o formato.


Louder retoma a refrescância da title — afinal, é verão na Coreia do Sul, e a Chung Ha não vai deixar ninguém se esquecer disso. A música alia o pop a um retrô saudoso e nostálgico. A mágica da solista aqui está em não tornar essas referências enjoativas. Dançante e divertida, a faixa só acrescenta no disco, e funcionaria bem também como título do álbum.


Crazy Like You, feat com a BIBI, é promissora desde os segundos iniciais e, felizmente, não perde qualidade com o avançar dos minutos. Aliás, muito pelo contrário. É outra faixa que rema contra a maré; não economiza no sex appeal, é sedutora e envolvente de um jeito que não remete ao verão, mas é um grande trunfo do álbum. O refrão em inglês também a torna uma boa indicação para aquele amigo que não é tão fã de K-pop.



(Divulgação/MNH Entertainment)


California Dream é tão marcante quanto o título imponente já sugere, e o refrão se sustenta mesmo sem grandes inovações. É uma aposta segura da Chung Ha e cheia de qualidade, com trechos que valorizam o vocal irretocável da artista. O mesmo pode ser dito de Good Night My Princess, que é a música mais lenta da coletânea. Sua suavidade irrompe o álbum, mas, se não fossem os segundos finais da faixa, seu desenvolvimento seria monótono.


Love Me Out Loud é o flerte correspondido e bem sucedido da Chung Ha com o eletrônico. O refrão não entrega o que a construção parece prometer, porém, isso não é um problema e sim uma grata surpresa. Nada de um eletro-pop cru e agitado — aqui, o instrumental é leve e enriquece a faixa.


Por fim, Nuh-Uh é o momento em que a Chung Ha opta por correr riscos. É a faixa diferentona, aquela que não pode faltar em nenhum álbum que se preze. Aqui, há um quê de latino — mares que a solista já explorou anteriormente — que se confunde com o eletrônico experimental. Apesar de inusitada, é uma faixa que conquista. Uma música digna de diva pop!



Ao fim de Bare&Rare, é um alívio que o álbum tenha o prefixo Pt. 1 (parte um) já no título, porque um lançamento tão bom assim merece uma continuação; uma parte dois, três, e quantas mais a Chung Ha quiser lançar. A solista se superou neste trabalho que reuniu o melhor de todos os mundos, das faixas que exalam Girl Crush às mais coloridas e catchy. E, de quebra, ela ainda elevou o nível do jogo — quem quiser lançar algo para o verão de 2022 vai ter que se esforçar para chegar no patamar da Chung Ha.



78 visualizações
bottom of page