top of page

Ligação Explosiva: Filme coreano com Ji Chang Wook é remake de produção espanhola; conheça

Ator conhecido por k-dramas como The K2 e Suspicious Partner é um dos protagonistas do novo filme cheio de suspense


(Reprodução/ CJ)

Ligação Explosiva (2021), filme sul-coreano dirigido por Kim Changju, estreia nesta quinta-feira (24) nos cinemas brasileiros. A produção marca o debut do editor de títulos de sucesso como diretor e destaca-se pelo elenco experiente, com Jo Woo Jin, Ji Chang Wook e Jin Kyung. O longa chegou a Coreia do Sul em junho de 2021, mas no Brasil ainda é uma novidade, dando a chance aos brasileiros de consumirem um enredo de ação, muito suspense e cenas de pura tensão.


O Café com Kimchi separou as principais informações para quem está curioso sobre o filme com Ji Chang Wook.


Uma ligação muda o rumo de uma rotina normal


Conhecido originalmente como Hard Hit, o filme sul-coreano estreou em seu país de origem em 2021, mas chegou em território brasileiro apenas um ano depois com o título de Ligação Explosiva. Na trama, Seong Gyu (Jo Woo Jin) é um homem poderoso em seu ramo como chefe do banco central, e decide levar seus filhos para escola em seu carro em uma aparente manhã normal. No caminho, ele recebe uma ligação misteriosa de um celular que não deveria estar no automóvel, a pessoa do outro lado da linha o informa que há uma bomba em baixo do banco. Caso Seong Gyu se levante ou faça algo que não agrade o interlocutor misterioso, a bomba explodirá.


Apesar de ter duvidado no inicio, um acontecimento faz com que Seong Gyu e seus filhos presenciem que aquela não era apenas uma simples ameaça. Para piorar, após a situação, o banqueiro torna-se o principal suspeito de terrorismo pela polícia. A vítima torna-se um criminoso e para manter seus filhos a salvo, Seong Gyu precisará encontrar o equilíbrio entre fugir da polícia e fazer o que o homem da ligação manda.





O filme entrega suspense e cenas tensas, em diversos momentos o telespectador pensa que Seong Gyu está sem saída e tudo irá pelos ares, literalmente. Ao longo da história, é retratada as dificuldades da sua família, como a falta de comunicação entre os membros, resultado da ausência da figura paterna, devido Seong Gyu colocar seu trabalho como prioridade. Essa falta de participação tem consequências maiores para a filha mais velha, Hye In (Lee Jae In), que ao longo do filme protagoniza cenas emocionantes e surpreende pela atuação, reafirmando o motivo de ter sido vencedora do Baeksang Arts Award de Melhor Atriz Principiante com Svaha: The Sixth Finger (2019).



Por mais que em certos momentos o público seja levado a acreditar que ele cairá no clichê dos filmes de ação, com explosões excessivas, um vilão ganancioso e personagens sem desenvolvimento relevante, isso não ocorre em Ligação Explosiva. O filme segue pelo caminho contrário, mostrando um protagonista que não deve ser visto apenas como mocinho, ele faz de tudo para proteger seus filhos, mas ainda sim ao longo de sua vida Seong Gyu tem atitudes duvidosas, como é apresentado desde as primeiras cenas com as lacunas entre ele, sua esposa e as crianças. Ao longo da história, mais momentos que colocam em risco o carater do personagem são apresentados.


(Reprodução/ CJ)


O interlocutor misterioso também pode ser definido com um desenvolvimento parecido. Ele pede uma quantia em dinheiro alta para Seong Gyu, o ameaça com uma bomba, utiliza seus filhos para manipula-lo e o leva ao extremo para sobreviver. Mas quais são as reais intenções dele por trás disso? Apenas ambição, pura maldade ou há uma terceira opção?





Nomes conhecidos e premiados


O filme é uma produção de diretor e editor de cinema Kim Changju. Ligação Explosiva é o primeiro filme dirigido pelo cineasta, que também esteve na função de edição da obra. No cinema, ele é mais conhecido por seus trabalhos como editor, possuindo uma longa lista de títulos, entre eles, os filmes V.I.P (2017) e The Witch: Part 1. The Subversion (2018) e K-Dramas, como Athena: Goddess of War (2010) e Kingdom (2019). Changju ainda trabalhou ao lado de grandes diretores, como o vencedor do Oscar, Bong Joon Ho, em Snowpiercer (2013).


(Reprodução/ CJ)

Ligação Explosiva chama atenção pelo elenco de peso, começando pelo protagonista Jo Woo Jin, ator experiente e conhecido pelas produções de ação e personagens de personalidade forte. Ele já atuou em K-Dramas como Happiness (2021) e Narco-Santos (2022), além de filmes como Default (2018) e Kingmaker (2022). A performance nas produções já renderam ao ator um Blue Dragon Film Awards e BaekSang Arts Awards na categoria Melhor Ator Coadjuvante em 2019 e 2022, respectivamente.


Ji Chang Wook é um dos nomes que chama atenção entre o elenco. O ator é bastante conhecido no dramaland pelos seus papéis como protagonista em Healer (2014), The K2 (2016), Suspicious Partner (2017) e The Sound of Magic (2022). Nos cinemas, Ligação Explosiva é o primeiro filme desde 2017 em que Chang Wook recebe espaço entre os protagonistas, quando atuou como Kwon Yoo em Fabricated City.





Jin Kyung interpreta a agente do esquadrão antibombas, é um rosto familiar para os fãs de doramas, que logo vão lembrar do recente sucesso da Netflix, Uma Advogada Extraordinária (2022). A atriz possui um longo histórico nos cinemas, teatros e televisões, estava nos K-Dramas, Pinocchio (2014), Dr. Romantic (2016) e Love in Contract (2022). Assim como os colegas de trabalho, Jin Kyung é uma atriz premiada, com dois prêmios na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em 2014 e 2020.



O que há mais sobre o filme?


Hard Hit é um remake do filme espanhol “Retribution” (2015), dirigido por Dani de La Torre. Porém, a versão sul-coreana recebeu ajustes, como cenários especiais que se encaixam nas circunstâncias da Coreia do Sul. O diretor Kim Changju chegou a comentar em entrevista, mas sem grandes detalhes para não comprometer a experiência do público que ainda não havia assistido.


Apesar da grande atuação que Jo Woo Jin entrega em Ligação Explosiva, o ator estava preocupado com o papel, uma vez que esse seria o seu primeiro como protagonista em 22 anos de carreira. Mas ele reverteu as preocupações em dedicação e estudou o máximo possível o roteiro.


“Quando eu estava lendo o roteiro antes da produção, disse ao diretor que queria praticar todo o roteiro. Porque eu pensei que saber o fluxo de como a situação muda constantemente é a chave do filme, eu pratiquei muito”, disse o ator em coletiva de imprensa.

O peso do protagonismo não foi a única coisa que assombrou Woo Jin, ele ainda revelou que a preocupação com as cenas de perseguição no carro o deixaram temeroso pelos funcionários ao redor. O ator chegou a ter pesadelos com acidentes durante as filmagens.



(Reprodução/ CJ)

O ator ficou contente com o resultado, mas como nem tudo são flores, a dedicação extrema ao papel trouxeram algumas consequências, ainda mais com sequências tensas como as apresentadas na trama. De acordo com Woo Jin, após tanto tempo dentro de um espaço fechado, como um automóvel, apresentou alguns sintomas pequenos de claustrofobia e até pressão alta, algo que nunca tinha acontecido antes em sua vida.


“Tive que ter certeza de que parecia extremamente nervoso em todos os ângulos da câmera”, explica Woo Jin. “Depois das filmagens, fui ao médico e descobri que agora tenho pressão alta.”

O filme foi gravado em uma cidade sul-coreana bem conhecida, Busan, mais especificamente no bairro moderno Haeundae Gu. Muitos locais que aparecem na perseguição intensa do filme são bem conhecidos. O carro de Seong Gyu passou pela ponte Yeongdo, Escola Secundária de Busan Jungang, rota marítima do Norte, Cais de Yongho, Centro Cultural de Busan e mais.






Na Coreia do Sul, Hard Hit estreou em junho de 2021 e mobilizou uma grande parte do público aos cinemas, mostrando-se um sucesso logo em seu primeiro final de semana de estreia. A produção obteve uma audiência de 253 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de junho e alcançou o primeiro lugar nas bilheterias, se tornando o melhor desempenho primeiro final de semana de lançamento. O filme superou Seobok — inclusive conta com Jo Woo Jin no elenco —, estrelado por Gong Yoo e Park Bo Gum, Missão Impossível e O Livro dos Peixes.


Pretende assistir Ligação Explosiva nos cinemas? Conta para gente em nosso Instagram e Twitter.




تعليقات


bottom of page