top of page

Gênios da música! Conheça os 5 maiores compositores do K-pop atualmente

Lista de grande compositores tem integrantes de grupos conhecidos e de diferentes gerações do K-pop

RM (BTS), RAVI (ex-VIXX) E G-DRAGON (BIGBANG) estão na lista de maiores compositores do K-pop
(Divulgação/ HYBE / GROOVL1n / YG)

Não é novidade que o mundo do K-pop é cheio de artistas talentosos e que, além de cantar, eles também impressionam com suas habilidades na dança, liderança, rap ou até mesmo como instrumentistas. Mas, como se essas áreas não bastassem, alguns idols também são compositores, ou seja, estão nos bastidores da produção de grandes hits, escrevendo suas próprias músicas e as de outros artistas da indústria.


No mercado competitivo da música coreana, fazer parte do processo de composição é um detalhe que põe esses artistas em destaque. Todos os anos, novos nomes surgem para integrar a lista de compositores do K-pop. O Café com Kimchi listou os artistas com o maior número de músicas creditadas em seu nome de acordo com o KOMCA, coletivo sul-coreano que administra os direitos autorais.


Você conhece todos os nomes da lista? Confira os 5 maiores compositores do K-pop após a publicidade!




Top 5 Maiores Compositores do K-pop


5. ZICO (Block B)

ZICO, artista coreano do grupo BLOCK B e solista, em um ensaio fotográfico
(Divulgação / KOZ Entertainment)

Com o número de 170 canções sob seu nome, o rapper, produtor, cantor, compositor e líder do grupo Block B marca presença entre os maiores compositores do K-pop. Além de também ser o fundador da KOZ Entertainment, ZICO escreve bastante e é responsável por sucessos do seu grupo como HER, Very Good e TOY, lançamentos que ajudaram a conquistar ainda mais fãs.


Já na estreia do grupo em 2011, ZICO deu sua canetada em Wanna B, presente no álbum Do U Wanna Be?. Como solista, ele conquistou o prêmio de Canção do Ano com Boys and Girls em 2016 e com Any Song em 2020. Esta última, famosa por ter iniciado os desafios virais do TikTok, lhe rendeu três vezes o mesmo prêmio: no Gaon Chart Music Awards, no Genie Music Awards e no Golden Disc Awards.



4. GDRAGON (BIGBANG)

GDRAGON, artista coreano do grupo BIGBANG e solista, em um ensaio fotográfico
(Divulgação/ YG Entertainment)

O ícone da segunda geração também é um dos maiores compositores do K-pop. Líder e rapper do BIGBANG, G-DRAGON possui uma longa trajetória na música e suas letras já estavam presentes na estreia do grupo em 2006, com a faixa We Belong Together que ele assina com o T.O.P. Em 2009, o rapper lançou seu primeiro trabalho solo e compôs para o álbum Heartbreaker. Desde então, o artista escreveu muitas obras, tanto como solista quanto para o quinteto.


G-DRAGON compôs músicas de sucesso do grupo como BANG BANG BANG, Fantastic Baby e BAE BAE, que lhe renderam prêmios de Canção do Ano nas premiações Mnet Asian Music Awards — o famoso MAMA —, Melon Music Awards, Korean Music Awards e muitas outros.



3. PSY

PSY, cantor sul-coreano, em um ensaio fotográfico
(Divulgação/ Pnation)

Um dos nomes mais conhecidos da indústria não ficou de fora! Além de ser o cantor responsável pelo hit Gangnam Style — que, na época do lançamento, atingiu o marco de clipe mais assistido do Youtube — e de atualmente ser o CEO da Pnation, PSY também é compositor. Sua música de estreia, inclusive, foi escrita por ele. O artista conta com 201 faixas sob o seu nome; dentre elas está THAT THAT, faixa-título do seu último álbum lançado em 2022 e que foi uma collab com o SUGA do BTS.



Hyuna, Dawn e Jessi também contaram com a participação do PSY em seus trabalhos. Além disso, ele já escreveu músicas para o iKON, Momoland e até mesmo o solista Rain. Sua trajetória como um dos compositores do K-pop lhe rendeu muito reconhecimento, mas Gangnam Style segue sendo seu trabalho mais famoso, destacando-se pelas vitórias em premiações coreanas e internacionais.



2. RM (BTS)


RM, artista do grupo coreano BTS e solista, em um ensaio fotográfico
(Divulgação / HYBE)

Atualmente, o rapper, compositor, produtor e líder do grupo de sucesso mundial BTS possui o número impressionante de 217 músicas registradas em seu nome. Conhecido por compor a maior parte das faixas do grupo, RM está presente no processo de criação desde o debut com No More Dream em 2013, que foi escrita por ele ao lado dos integrantes SUGA e J-HOPE. Mesmo antes de estrear com o BTS, ele já figurava entre os compositores do K-pop, tendo colaborado em uma das faixas do 2AM, grupo da JYP.


O rapper também está por trás da música de outros artistas como TXT. Em 2021, ele deu sua canetada no sucesso LOVE SONG(I KNOW I LOVE YOU), lançada em 2021 pelo grupo. Para o BTS, RM escreveu Boy With Luv — escolhida a Música do Ano pelo Golden Music Awards — e Butter, que rendeu ao grupo quatro prêmios no Billboard Music Awards, Melhor Música Pop no AMA’s além de uma indicação ao Grammy pela performance.



1. RAVI

RAVI, rapper e solista sul-coreano, em ensaio fotográfico
(Divulgação / GROOVL1n)

E no topo da lista de compositores do K-pop temos o RAVI! O rapper, produtor, compositor e ex-integrante do grupo VIXX possui 238 músicas creditadas em seu nome. Ele esteve presente nas composições do seu antigo grupo em músicas como Error e Chained Up, que nomearam os álbuns lançados em 2014 e 2015. Foram músicas que também deram destaque ao VIXX na época, conquistando prêmios no Golden Music Awards e Seoul Music Awards.


Porém, uma boa parte das composições do RAVI está em seus trabalhos solos e mixtapes. Seu último projeto individual foi no ano passado com o álbum LOVE & HOLIDAY. Assim como outros compositores do K-pop citados nessa lista, o rapper também já emprestou seu talento com a caneta à outros artistas, tendo escrito para idols como Gugudan e Melody Day.



Imaginava ver algum desses nomes por aqui? Conte para o Café com Kimchi nas redes sociais!


147 visualizações

Kommentare


bottom of page