top of page

[Opinião] BTS no Grammy: O que a presença do grupo na premiação representa?

Com segunda nomeação em dois anos consecutivos, e uma apresentação surpreendente, o grupo é destaque no prêmio


(Reprodução/HYBE)

Depois de cerca de dois anos longe dos palcos devido a pandemia de covid-19, o grupo que vem quebrando recordes e dominando as paradas retornou às atividades com shows presenciais em 2022, na Coreia do Sul e em Las Vegas. Além desse tão esperado retorno, o BTS foi nomeado ao Grammy 2022 pelo 2° vez consecutiva na categoria Best Pop Duo/Group Performance, desta vez com o grande sucesso Butter.


O grupo tem sido uma figura presente na premiação desde 2019, quando apresentaram um dos prêmios, e quando também marcou presença em 2020 na colaboração com o cantor Lil Nas X na faixa Old Town Road. Na sua primeira indicação ao prêmio no ano passado, com Dynamite na mesma categoria de 2022, os fãs ficaram eufóricos: era um momento muito estimado pelo Army.




No entanto, o público demonstrou-se insatisfeito na época com o tratamento dado a eles durante o evento. Nisso, a sensação de que o grupo havia sido esnobado e utilizado para alcançar audiência existiu, ainda mais com a presença marcante e o impacto do fandom em tudo que envolve o BTS.



Apesar do ocorrido, a chance de um novo prêmio e a confirmação de sua apresentação presencial no Grammy 2022 deixaram os fãs ansiosos mais uma vez. O líder do grupo, RM, afirmou que a preparação para a performance fora de cerca de um mês, trazendo uma coreografia nunca antes vista e mostrando a dedicação do grupo. Contudo, mesmo com sua presença e seus grandes feitos em 2021, o grupo não levou o prêmio, assim como no ano anterior.


O que a ida do BTS ao Grammys 2022 representa?


As duas nomeações consecutivas do BTS ao Grammy, mesmo sem terem ganhado o prêmio de fato, já é algo muito valioso para o universo do k-pop e a indústria da música em geral. O hepteto foi o primeiro grupo do pop sul-coreano a ser nomeado a tal premiação, o que abriu as portas da possibilidade, mesmo que a menor que seja, de outros grupos e outros artistas não ocidentais terem essa chance de serem vistos e reconhecidos nos eventos dos Estados Unidos.



Muitos se perguntaram, em 2021, como uma música como Dynamite poderia perder, levando em consideração o fato de ter sido uma das faixas mais vendidas do ano passado, e as suas 32 semanas consecutivas no TOP 100 da Billboard; além de outros recordes também. O mesmo se perguntou este ano com Butter, que alcançou números impressionantes e tinha potencial necessário para a vitória.



As nomeações foram importantes, pois ignorar os números surpreendentes do grupo ano após ano e sua popularidade onipresente seria algo notável. O prêmio do Grammy é relevante, e traria uma nova perspectiva em relação ao boygroup; mas tal derrota não simboliza que ele ou qualquer outro precise do famoso gramofone para que seu talento seja validado. Chegar ao resultado tão esperado só confirmaria, mais uma vez, que o BTS se trata de um fenômeno musical.




O BTS, como o primeiro grupo de k-pop a alcançar tal destaque mas não receber o prêmio, faz com que as suposições e teorias do porquê o grupo ainda não ter ganhado sejam inevitáveis. Infelizmente, a ideia que permanece para alguns é de que a famosa premiação possui seus favoritos — mas ao mesmo tempo mostra que um grande talento não pode ser ignorado ou encoberto para sempre.




211 visualizações
bottom of page