top of page

7 momentos em que SUGA do BTS demonstrou ser um produtor incrível

Atualizado: 12 de mar. de 2023

O rapper que está de aniversário já participou e produziu músicas para IU, Halsey, PSY e muitos outros


(Divulgação / HYBE)

O rapper, produtor e compositor do BTS está fazendo aniversário: SUGA, também conhecido pelos fãs como Yoongi (nome de nascimento), completa 30 anos em sua idade coreana nesta quinta-feira, 9 de março. Dez desses anos foram dedicados às atividades com o BTS! Como de costume, o fandom ARMY está utilizando as redes sociais para enviar seu carinho e desejos de felicidades para ele. Está participando da festa?


Com o anúncio da nova fase do grupo e os lançamentos do J-Hope, RM e, em breve, o primeiro álbum do Jimin, cada integrante do BTS tem se dedicado a projetos individuais. No caso do SUGA, o idol estreou o programa de entrevistas SuChwiTa, no qual ele conversa com outros artistas de forma descontraída e amigável, demonstrando suas habilidades de apresentador. Além disso, ele deve sair em turnê em abril, com o show Agust D.



Para além do talento como rapper e de ser conhecido por suas composições — sendo creditado em mais de 100 músicas de seu grupo —, SUGA também possui destaque como produtor. Sob o nome artístico de Agust D, ele é a pessoa por trás de lançamentos de diversos artistas, inclusive internacionais! Se você ainda não conhecia esse lado dele, se prepare: o Café com Kimchi separou sete momentos em que o SUGA mostrou ser um ótimo produtor. Confira a matéria completa!




7 Músicas produzidas pelo SUGA (BTS)


Eight - IU


Lançado em 2020, Eight é um single da solista IU em parceria com SUGA que, além de ter a sua parte na música, também foi responsável pela produção. A música fala sobre as preocupações que surgem quando se atinge os 28 anos e tem um instrumental nostálgico, voltado para o pop rock. Em entrevista, IU contou que decidiu trabalhar com o rapper para apresentar algo novo, diferente do já vinha revelando aos fãs. SUGA também comentou sobre a collab durante uma live, afirmando que a parceria com a solista ocorreu de forma suave e descomplicada.



Wine - Suran


Lançada em 2017, esta foi a primeira produção do SUGA fora de sua empresa. Wine da Suran feat. Changmo tem um instrumental com aspectos do R&B e um hip-hop mais sutil e groovy. A música fez sucesso entre os críticos e recebeu prêmios em eventos como o Melon Music Awards, Golden Disc Awards e Soul Music Awards. Antes dessa collab, SUGA e Suran já haviam trabalhado juntos em uma mixtape do rapper; durante uma sessão no estúdio dele, a solista ouviu um trecho não finalizado e pediu a música para o membro do BTS. O resto é história!



That That - PSY


Além de contar com a participação de SUGA, a faixa título do 9° álbum de estúdio do PSY foi produzida pelo rapper do BTS. Como é clássico nas músicas do PSY, a música tem um refrão e uma coreografia chiclete capaz de grudar na mente de qualquer um. That That foi produzida no estilo funky com um instrumental super agitado, e ela ainda conta com rap do SUGA que viralizou e virou trend nas redes sociais.




Stay Alive - Jungkook


Stay Alive é trilha sonora do webtoon 7 Fates: Chakho, que foi lançado em parceria com o NAVER, portal de pesquisa da Coreia do Sul. A música conta com os vocais de Jungkook, também membro do BTS, e foi produzida pelo colega de grupo. Liberada em fevereiro de 2022, Stay Alive tem uma energia misteriosa, além de uma melodia sentimental, e a letra complementa a história contada nos quadrinhos.



We Don’t Talk Together - HEIZE


A música em parceria com o rapper Giriboy, conta com a produção do SUGA e foi lançada como single em 2019. Essa é mais uma faixa R&B para a lista de produções do rapper. We Don’t Talk Together fala sobre reencontrar uma pessoa do passado e perceber que não possuem mais coisas em comum. Nesse caso, SUGA participou não só da composição musica, mas também da composição da letra da collab.



SUGA’s Interlude - Halsey


Feat internacional? Temos também! A cantora estadunidense Halsey já havia participado da música Boy With Luv do BTS, e o lançamento de seu álbum Maniac foi o momento para uma nova parceria. A faixa SUGA’s Interlude leva o nome do rapper (chiquérrimo!) e foi lançada em 2020, no terceiro álbum da cantora. Com o toque mágico do SUGA na produção musical e na letra, a canção fala sobre as lutas de uma figura pública em forma de desabafo.





Eternal Sunshine - Epik High


Eternal Sunshine foi a primeira produção de SUGA de uma faixa de hip-hop e foi lançada em 2019, como parte do álbum Sleepss In do trio Epik High. A música fala sobre problemas enfrentados durante a vida, mas também tem um lado otimista, focado na espera por dias melhores. Essa é uma collab muito significativa, pois, em uma entrevista em 2013, SUGA disse que foi depois de ouvir o trio que ele desejou se tornar um rapper. Já imaginou trabalhar com um de seus ídolos? O SUGA certamente já teve esse privilégio!



E aí, sabia que o SUGA tinha produzido essas músicas? Conta para o Café com Kimchi nas redes sociais quais você já conhecia!



315 visualizações

1 Comment


Aline Ferreira
Aline Ferreira
Mar 09, 2023

Min Yoongi, é um dos artistas do mundo do entretenimento mais completo que já vê, é incrível forma como ele consegue trabalhar diversos gêneros de música, sem perder sua identidade. Espero que daqui para frente tenha mais produção deles em diferentes estilos e artistas.

Like
bottom of page