Kim Taehyung está fazendo 27 anos nesta sexta-feira, 30 de dezembro. Que tal conhecer mais do idol fora dos palcos?
(Reprodução/HYBE)
Depois de Jin no dia 4 dezembro, chegou a vez de o sétimo e último membro do BTS apagar as velinhas em 2022. Hoje, dia 30, é aniversário de Kim Taehyung, mais conhecido como V, que está completando 27 primaveras. Segundo a tradição sul-coreana, ele já tinha essa idade desde o início do ano. Mas, por aqui, podemos enfim dizer que ele se igualou a Jimin, seu parceiro no grupo de K-pop.
Nascido em Daegu, em uma família humilde, Tae foi praticamente criado pela avó paterna enquanto os pais trabalhavam como agricultores. Agora um artista de sucesso mundial, foi na adolescência que começou a sonhar em ser cantor. Sua vida, que provavelmente também seria dedicada à fazenda, virou de cabeça para baixo em 2011, quando foi selecionado em uma das audições da HYBE (antiga Big Hit).
Tae não chegou a se inscrever. Estava lá apenas para acompanhar um amigo – e assim teria sido se uma funcionária da empresa não o tivesse notado, convencido a participar do teste e até obtido a autorização de seus pais. Daquela leva, Tae foi o único aprovado.
Se em algum momento ele acreditou não ter chances, desde que o BTS debutou, em junho de 2013, não há mais dúvidas de que merece muito seu lugar na vocal line. Dono de um timbre grave e um amplo alcance vocal, Tae consegue ser delicado e expressivo ao mesmo tempo, casando perfeitamente com o registro mais agudo dos demais vocalistas.
Porém, sua arte não está somente na voz. Na verdade, a criatividade de Tae extravasa para diversas áreas, o que faz dele uma figura bastante eclética e sofisticada. Quer saber mais? Então confira 7 talentos do idol fora dos palcos:
Pai de Pet
Tae não resiste a animais fofinhos. Além de um gato chamado Kkanji, ele tem três cachorros – Soonshin, Ssyongssyong e Yeontan, este último um lulu da pomerânia que pegou filhote em dezembro de 2017. Foi durante uma live de aniversário de Jin que Tae apresentou aos fãs seu mais novo mascote.
Volta e meia, Yeontan (que significa "briquete de carvão" em português) aparece ao lado de Tae nas redes sociais. As interações sempre incluem lambidas na boca de seu dono – como se vê a partir de 02:10 no vídeo abaixo, um cover de "It's Beginning to Look a Lot Like Christmas", lançado recentemente por Tae.
Ator
(Reprodução/KBS2)
O ano de 2016 marcou a estreia de Tae como ator. Ele foi escalado para o drama Hwarang, que acompanha um grupo de jovens guerreiros encarregados de protegerem o rei na Coreia de 2 mil anos atrás. Tae pôde contracenar com outros nomes consagrados do país, como Go Ara, Park Hyungsik e Park Seojoon – estes dois últimos seus amigos próximos, parte do "Wooga Squad".
A performance de Tae como o ingênuo e dócil Hansung foi apreciada não só pelo ARMY, como pelo público em geral. Se você ainda não o prestigiou, aproveite que a série está disponível na Netflix.
Saxofonista
Na segunda metade do ensino fundamental, Tae resolveu seguir o conselho de seu pai: todo cantor deveria tocar pelo menos um instrumento. No seu caso, o escolhido foi o saxofone, ao qual dedicou três anos de sua vida. Depois de muito treino, Tae conquistou o primeiro lugar em uma competição regional. No entanto, seu desejo de ser músico logo deu lugar ao de se tornar idol.
Em novembro de 2016, já sete anos sem tocar, Tae confirmou ser um saxofonista competente durante o programa de TV sul-coreano Star Show 360. Como era a primeira vez que mostrava suas habilidades diante da câmera, começou enferrujado até engatar algumas músicas. Veja a seguir:
Fotógrafo
Cuidar de pet, gravar novela e arrasar no sax não são os únicos atributos de Tae. Ele também se interessa por fotografia, sendo especialmente fã do fotógrafo australiano Ante Badzim. Foi inspirado nele que Tae se arriscou a fazer seus próprios registros, alguns dos quais compartilhou no Twitter do grupo, com a hashtag #Vante.
A brincadeira que junta seu nome artístico, V, ao do australiano virou um de seus muitos apelidos. E tanto pegou que chamou a atenção do profissional, que retribuiu com uma imagem dedicada a Tae.
Como o BTS está sempre viajando para cumprir a agenda de shows, eventos e premiações, Tae costuma aproveitar para fotografar as paisagens por onde passa. Ele gosta de capturar a natureza, mas também os meninos e seus momentos espontâneos.
Artsy
Fotografia é a ponta do iceberg, porque, na verdade, Tae é apaixonado por arte como um todo. Talvez a obra que mais tenha citado seja "A Noite Estrelada", quadro de Van Gogh que, inclusive, ficava pendurado em sua parede no dormitório, em Seul. Tae se interessa por outros pintores como o austríaco Gustav Klimt, o francês Claude Monet, o americano Roy Lichtenstein e o belaruso-francês Marc Chagall.
Quando o BTS estava em turnê pela América do Norte, em 2017, Tae procurou ter o máximo de contato com a arte e a cultura dos países visitados. Nos EUA, foi ao MoMa (Museu de Arte Moderna), em Nova York, e ao Instituto de Arte de Chicago, acompanhado de RM nesta última ocasião.
Em setembro de 2018, Tae aumentou sua coleção particular ao adquirir duas telas do artista independente Marc Dominus, durante um passeio pela Kettle Art Gallery, na cidade americana de Dallas. Vale lembrar que o grupo estava novamente em turnê, com dois shows esgotados no estado do Texas.
Já em janeiro de 2019, Tae surpreendeu os fãs ao mostrar que não apenas compra quadros, como se aventura com os pincéis. Pelo Fancafe do BTS, ele compartilhou imagens de sua arte e de seu estúdio, com a seguinte mensagem: "Eu vou fazer o que gosto. Hobby bom."
(Reprodução/BTS' Fancafe)
Fashionista
Além de artsy, Tae é fashionista, com um estilo único que mistura o formal e o street, o elegante e o excêntrico, o romântico e o descolado. Quando se trata de moda, ele definitivamente não segue a maioria, preferindo imprimir em seu visual essa dualidade que tanto o caracteriza. No Billboard Music Awards de 2017, foi considerado pela revista Vogue "o mais bem-vestido" do grupo.
Se Tae customizava suas próprias camisas e calças jeans no início da carreira, hoje ele tem em seu armário peças das maiores e melhores grifes do mundo. Não é segredo sua obsessão pela Gucci, que vai das roupas aos acessórios (anéis, relógios e óculos escuros). Isso lhe rendeu outro apelido, o de "Gucci Humano".
Tigres e cobras já apareceram inúmeras vezes nos looks de Tae, assim como as listras azuis e vermelhas da marca italiana. Em 2018, por exemplo, ele e os meninos foram todos de Gucci para seu segundo ano no BBMAs. No MV de "Dynamite", lançado em 2020, os sete também estão vestindo Gucci.
(Reprodução/Getty Images)
Fada sociável
Não que sociabilidade seja exatamente um talento, mas é inegável o carisma de Tae. Seu trabalho como ator lhe permitiu muitos encontros no mundo da TV e do cinema, bem como algumas amizades duradouras. Tae já foi flagrado diversas vezes ao lado de outras celebridades e idols – entre eles Sungjae, do BtoB; Minho, do SHINee; Park Kyung, do Block B; e o rapper Jang Moon Bok.
O já citado "Wooga Squad" também faz parte dos amigos que Tae fez fora do BTS. Além de Park Hyungsik e Park Seojoon, completam o grupo o rapper e produtor Peakboy e o ator Choi Wooshik (Parasita, Nosso Eterno Verão). O quinteto tem, inclusive, um programa de TV chamado In the Soop: Friendcation, disponível no Disney+.
Se você ainda não está convencido de que Tae é uma "fada sociável", fica aqui a prova: no Grammy deste ano, uma vez terminada a cerimônia, ele foi até Lady Gaga para professar sua admiração. É claro que o momento rendeu muitas fotos e memes nas redes sociais!
Gostou de conhecer os talentos de V fora dos palcos? Então não se esqueça de acompanhar as redes sociais do Café com Kimchi para mais conteúdos do mundo do K-pop!
Comments