top of page

Tudo que sabemos até agora sobre "EXIST", o mais novo álbum do EXO

Atualizado: 6 de jul. de 2023

A era "Cream Soda" terá três music videos e já começou quebrando records; saiba tudo sobre o primeiro trabalho do boygroup desde "Don't Fight The Feeling"


(Divulgação / SM Entertainment)

Atualizado em 06/07/2023.


Demorou, veio em meio a ruídos entre a SM Entertainment e o EXO-CBX e com certeza frustrou quem esperava um comeback antes do alistamento do Kai; mas, finalmente, o retorno do EXO já tem data marcada para sair. O grupo deve lançar EXIST, seu sétimo álbum de estúdio, no dia 10 de julho. Será o primeiro lançamento no formato desde 2019, quando seis membros ativos se reuniram em Obsession. Em 2021, o grupo divulgou o special album Don't Fight The Feeling, também com um número reduzido de integrantes.


A expectativa para a nova era é que os oito membros coreanos participem ao menos do conteúdo gravado (músicas, MVS), já que o KAI está afastado desde maio para cumprir o serviço militar obrigatório. Ele de fato aparece em Let Me In, a faixa inédita apresentada no evento do 11º aniversário de debut do grupo e que agora compõe a tracklist do novo álbum. A música foi divulgada como um pré single em 12 de junho e ganhou também um videoclipe. Confira abaixo.



Let Me In é o primeiro de três videoclipes que o EXO deve lançar nessa nova era. A informação de que seriam três MVs foi dada aos fãs primeiro pelo BAEKHYUN, depois confirmada pelo líder SUHO e por fim oficializada em 13 de junho, com a divulgação da agenda do comeback nas redes sociais do grupo. O segundo videoclipe é o da faixa Hear Me Out, lançado em 30 de junho.


Na produção, os membros do EXO aparecem desfrutando de momentos juntos em uma pista de boliche, enquanto jogam videogames, relaxando ao ar livre e até lavando um carro! Confira abaixo.



Após o lançamento da b-side Hear Me Out, o nome da faixa-título finalmente foi divulgada: Cream Soda. Os teasers para a música que dará o tom às promoções do grupo oscilam de um tema mais sóbrio, comparado por alguns fãs à estética de vampiros, e um conceito mais colorido e divertido, com claras referências à moda Y2K e outfits mais frescos e reveladores. Vale lembrar que é verão na Coreia, e os grupos de K-pop costumam aliar seus lançamentos ao frescor da estação.


Leia abaixo tudo o que já sabemos sobre o retorno do EXO.



Produção Musical e Coreográfica


Com o anúncio do comeback, muitos produtores se adiantaram e já deixaram claro que estão envolvidos no projeto. Um deles foi Styalz Fuego, compositor indicado ao Grammy que já trabalhou anteriormente com o grupo e também com Khalid, Imagine Dragons, Troye Sivan e outros artistas. Através do seu Instagram, o produtor disse que uma das faixas de EXIST é de sua autoria com Paul Thompson (MZMC), figurinha já conhecida no fandom do EXO.


No K-pop, o último trabalho de Fuego foi Perfume, o álbum de estreia da mais nova unit do NCT, DoJaeJung. MZMC também participou do álbum de debut do trio, além de ser creditado no último álbum do solista Kang Daniel, da Yuju, NCT Dream e Red Velvet. Trabalhando com o EXO, ele foi um dos responsáveis por faixas como Love Shot, Ko Ko Bop, Sweet Lies e The Eve. A equipe de produtores OH LAWD (abaixo) também pode estar envolvida no novo álbum.



Outro nome envolvido na produção do álbum e, mais especificamente, na faixa-título de EXIST é Jeremy "Tay" Jasper. O produtor e compositor de Cream Soda já trabalhou com o EXO em 2019 (em Obsession) e o aespa no sucesso Savage, de 2021. Ele ainda tem esbanjado simpatia com os fãs nesse período de pré-lançamento, participando de stream parties e conversando em lives com os EXO-Ls que mal conseguem conter a ansiedade. Durante uma dessas lives, Tay disse que os fãs podem esperar "um EXO mais sexy e vibrante."


Cream Soda, a faixa-título de EXIST, será coreografada por Kasper, integrante do 1Million Dance Studio e amigo pessoal de alguns membros do EXO. Ele foi apontado por BAEKHYUN como o responsável pela dança nesse comeback. Bailarino e professor de dança na SM Ent., Kasper já trabalhou com a maioria dos artistas da empresa.



Tracklist de EXIST


O álbum EXIST será composto de nove faixas, incluindo as já divulgadas (Hear Me Out e Let Me In). Cream Soda, a title, abre o álbum, e antecede Regret It, faixa que foi anunciada como um R&B pop energético com a participação do CHANYEOL na composição. Private Party deve ser uma faixa intensa, novamente puxada para o R&B; já Cinderella aparece listada como uma música de synth pop inspirada no conto de fadas. Completam a lista de b-sides No Makeup, que deve conter batidas de trap, Love Fool, mais um R&B pop, e Another Day, apontada como um pop alternativo.


Recepção dos Fãs


Com menos de dez dias do lançamento, Let Me In apareceu no topo do Hot Trending Songs da Billboard. Apenas algumas posições abaixo, a faixa Hear Me Out, sem sequer ter sido lançada, também marcou presença no chart. O lançamento do álbum também se destacou entre os Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter. E após o anúncio da nova era, o EXO passou a registrar quase 6 milhões e meio de ouvintes no Spotify; antes, o grupo registrava pouco menos de 5 milhões.


Se essas medidas ainda não expressam o quão sedentos os fãs estavam para o retorno do grupo, os recordes a seguir com certeza dão dimensão ao hype: EXIST se tornou o álbum de K-pop com mais pré orders no primeiro dia de vendas. Ele também superou as vendas dos álbuns anteriores do EXO. Será que vem mais um million seller por aí? Siga o Café Com Kimchi no Twitter e no Instagram para não perder nada do retorno dos reis!

105 visualizações

Posts Relacionados

Comments


bottom of page