top of page

10 anos de EXO! Relembre alguns momentos emocionantes da carreira do grupo

Atualizado: 6 de mar. de 2023

O maior boygroup da SM Entertainment coleciona, desde seu debut, diversas conquistas e um legado que marcou gerações do K-POP



(Divulgação / SM Ent.)


No dia 8 de abril de 2012, há 10 anos, a SM Entertainment debutava um novo projeto com um conceito original, que viria a ser um dos grandes boygroups da 3ª geração do k-pop: o EXO. Anos se passaram e, ao longo desse tempo, o grupo tem acumulado diversas conquistas — reconhecimento, prêmios, recordes e mais, e além disso, memórias emocionantes que reafirmam o amor dos membros uns pelos outros; e claro, pelo fandom EXO-L. Por isso, esse dia especial o Café com Kimchi não poderia deixar passar batido, e reuniu uma série de momentos marcantes da carreira dos "reis do k-pop".





10 momentos marcantes dos dez anos do EXO:


1 - First win


O primeiro win do grupo foi conquistado em julho de 2013 com a música Wolf, faixa do álbum XOXO. A conquista ocorreu durante o Music Bank e foi um momento muito emocionante para todos os membros, que não conseguiram conter o choro; resultando no comovente vídeo abaixo. Em comemoração, o líder Suho agradece aos pais, aos sunbaenims, aos membros, staff e fãs pelo prêmio em meio às lágrimas. "Obrigado por este grande prêmio", ele diz.



2 - O sucesso de Growl


A faixa-título do album repackage de XOXO lançado em 2013, fez com que o EXO decolasse. O sucesso de Growl resultou na venda de mais de 1 milhão de cópias físicas do projeto, entregando o título de million seller para o grupo, após 12 anos sem que alguma banda alcançasse tal feito. Além disso, o EXO recebeu com o disco seu primeiro daesang e bonsang. A música ainda é marcante com o público sul-coreano, já que até mesmo nos dias de hoje, os artistas são lembrados por ela; e precisam dançar um trecho da faixa por onde quer que vão, em variety shows e realities.



3 - A música Promise


No ano de 2014, motivados pelos maus tratos por parte da SM Entertainment, os membros chineses Luhan, Kris Wu e Tao deixaram o grupo. Tal separação resultou em momentos de incertezas para os fãs, e aflição para os outros integrantes. Esses acontecimentos colocaram o EXO em sua formação atual, com nove membros.


Nisso, para reafirmar o amor pelo fandom e como o grupo permaneceria unido, eles lançaram Promise (약속), uma música emocional que se tornou símbolo da união entre os membros e os fãs. Vale lembrar que a letra, composição e produção foram creditadas aos membros Lay, Chanyeol e Chen.






4 - A faixa Power em Burj Khalifa


Em 2017, Power, a title track do álbum The Power of Music, foi transmitida na Burj Khalifa em Dubai. Tal transmissão consistiu num sistema de fontes coreografadas, que ficam localizadas no polo turístico mais popular dos Emirados Árabes. A apresentação de músicas na fonte já é algo comum, mas Power foi a primeira música sul-coreana a tocar no monumento.


5 - A performance do EXO nas Olimpíadas de Inverno de 2018


Um dos momentos mais memoráveis da carreira do EXO está na performance na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorreram em PyeongChang em 2018. O grupo entregou uma apresentação impecável de seus hits, iniciada pelo main dancer do grupo, Kai, em trajes tradicionais coreanos. Em seguida, os artistas performaram seus sucessos Growl e Power com um show de luzes no estádio.




6 - Membros surpreendem Xiumin em fanmeeting solo


No ano de 2019, o grupo iniciou o período de alistamentos. Xiumin, por ser o membro mais velho do EXO, foi o primeiro a servir o exército coreano e planejou uma despedida para os fãs, reunindo-os no fanmeeting solo intitulado Xiuweet Time. Durante o evento, o integrante foi surpreendido pelos outros rapazes com palavras reconfortantes para que ele servisse o exército sem preocupações. Lay, que estava na China, fez uma ligação durante a cerimônia para que pudesse se despedir de Xiumin também.





7 - Lay vai para o alistamento de D.O.


Ainda relembrando os alistamentos, D.O. foi o segundo membro do EXO a cumprir o serviço militar obrigatório. E como parte da tradição do grupo, eles se reuniram para tirar a famosa foto com as mãos na carequinha do membro alistado. Apesar da agenda ocupada na China, Lay não deixou de marcar presença nessa reunião e foi apoiar o amigo; mas pelo seu tempo corrido, ele precisou sair às pressas para não perder o voo de volta ao país.



8 - Vídeo especial de Chanyeol no último show da turnê Exploration


O último show que o EXO realizou em grupo até então ocorreu em 31 de dezembro de 2019, durante a turnê Exploration. O concerto foi visto como uma ocasião comovente, pois marcou a última tour do grupo antes do período de hiatus — visto que o período de alistamentos já havia começado.


Dessa forma, para expressar seu carinho pelos integrantes e o companheirismo, Chanyeol escreveu uma carta para o EXO e a transformou num vídeo com vários registros do boygroup. A homenagem foi transmitida num VCR durante o encore do concerto. Mais tarde, o vídeo foi postado no NNG, canal do estúdio de Chanyeol no YouTube.



9 - Suho e Kai se emocionam com cartas dos EXO-Ls


Por conta do serviço militar, o EXO tem tido mais oportunidade de fazer atividades individuais dos mais diversos tipos; inclusive lançar álbuns solo. Chen, Baekhyun, D.O. e Lay lançaram álbuns para expressar suas individualidade; Kai fez o seu tão esperado debut solo e não conseguiu conter as lágrimas enquanto lia cartas dos fãs em live de countdown; e Suho seguiu o mesmo caminho, ao se emocionar com EXO-Ls que o esperaram nos dois anos em que ele esteve fora.




10 - Baekhyun expressa amor pelo EXO e fãs no Twitter


Baekhyun é um dos integrantes que está prestando serviço obrigatório hoje. Apesar disso, o cantor não deixa de expressar sua saudade através de vídeos que são postados mensalmente no canal oficial do EXO, além de aparecer nas redes sociais de vez em quando.


Nisso, Baekhyun tira um tempo da rotina para conversar com os fãs no Twitter. Recentemente, o artista usou sua conta no app para mostrar aos EXO-Ls que sente tanta falta quanto eles sentem: em um dos tweets, o membro postou o lema do grupo, e nos seguintes, compartilhou alguns vídeos antigos com os rapazes.



Comemore com o Café e nos conte: qual é o seu momento preferido do EXO?






293 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page