top of page

Lay faz 30 anos: 5 revelações sobre o membro do EXO contadas em seu livro biográfico

Atualizado: 13 de nov. de 2021

Lançada em 2015, a biografia intitulada "Standing Firm at 24" traz memórias de infância e registros de seus primeiros anos de carreira antes e depois de estreiar no EXO

(Reprodução/Google)

Em 7 de outubro de 1991, nascia um dos artistas mais completos da indústria: Zhang Yixing, popularmente conhecido como Lay. Integrante do grupo de K-Pop EXO e solista de grande sucesso, o cantor teve sua vida definida pela arte, que fez parte de sua trajetória desde a infância.


Ator, cantor, produtor musical, coreógrafo, letrista, mentor de carreiras em programas de talentos e CEO da própria empresa de entretenimento, Lay coleciona muitos talentos desde o início de sua carreira bem consolidada, que começou bem cedo. Aos seis anos de idade, o artista já atuava e, posteriormente, participou do show de talentos Star Academy, onde se tornou um rosto conhecido para os espectadores chineses.



Como registro de toda sua trajetória, desde o nascimento até se tornar um integrante de EXO e abrir seu próprio estúdio de produção, Lay publicou a biografia Standing Firm at 24, em 2015. Sucesso de vendas na China e responsável por dar o prêmio de Autor Popular Influente para o cantor no ano de 2017, o livro traz muitas reflexões sobre seus primeiros momentos de respeito à arte e toda a estrutura familiar que o possibilitou alcançar os mais altos patamares em sua carreira.



A biografia foi escrita quando Lay tinha 24 anos e o título faz referência à frase do filósofo chinês Confúcio, a qual ele diz: “Aos 30 [anos], fiquei firme”. Com a publicação de seu livro, Zhang Yixing delineou sua caminhada em uma espécie de diário que expõe os seus sentimentos em cada período de sua vida.


No final do prólogo do livro, Lay escreveu: “A importância de olhar para trás é certamente voar para o melhor, voar em direção ao lugar chamado ‘Firme aos 30’”. Para comemorarmos as três décadas da vida de Zhang Yixing, o Café Com Kimchi selecionou algumas revelações contadas na biografia Standing Firm at 24.


Lay era um bebê grande demais para o parto normal

(Reprodução/Google)

Quando Zhang Yixing nasceu, sua mãe tinha 24 anos — a mesma idade em que o cantor escreveu sua biografia. De acordo com relatos feitos no livro, ela estava sentindo muita dor por uma noite inteira e precisou implorar para realizarem uma cesariana, ao invés do parto normal. Seguindo os protocolos da época, o pai de Lay precisou assinar um documento de autorização para a mudança de procedimento.


Lay nasceu com quatro quilos e cem gramas. O médico que realizou o parto o carregou para que os avós pudessem vê-lo, e aproveitou para comentar sobre o peso, afirmando que o bebê teve um bom crescimento na barriga. Antes mesmo de visitar a esposa, o pai de Zhang Yixing imediatamente foi conferir se o filho nasceu com covinhas no rosto — o cantor veio ao mundo com seis covinhas ao total, três em cada lado.



Michael Jackson era sua fuga do dever de casa

(Reprodução/Lay Zhang Studio)

Antes de descobrir que amava artes e ter Michael Jackson como sua maior referência musical na infância, Lay aproveitava que sua mãe era fã de Madonna e do rei do pop para deixar de fazer o trabalho de casa. Quando esquecia de realizar as tarefas da escola, sua mãe ficava extremamente irritada (desde sempre tivera um temperamento forte, conforme conta na biografia) e, para acalmá-la, Zhang Yixing tirava a camisa e imitava o Michael Jackson, fazendo a mãe cair na gargalhada com o inesperado entretenimento.


A admiração de Lay pelo Michael Jackson se desenvolveu genuinamente quando assistia aos shows do cantor junto com a mãe. A adoração do público e os movimentos precisos do rei do pop o fizeram aspirar ser um artista tão completo quanto ele era — e Zhang Yixing recebeu seu primeiro sinal de apoio da família quando todos se reuniam em sua volta para fingir que estavam em um show, em que o pequeno garoto era a estrela principal.


Primeiras pessoas que Lay conheceu na SM

(Reprodução/Google)

Lay se tornou trainee na SM Entertainment em 2008, após descobrir seu amor pela música. Antes de entrar na empresa, ele já escrevia suas próprias canções e tinha aprendido a dançar e tocar instrumentos musicais. Ao chegar na Coreia do Sul, teve que se despedir imediatamente da mãe e iniciar uma nova vida sob os cuidados dos funcionários da companhia sul-coreana de entretenimento.


Em seu segundo dia na Coreia do Sul, Zhang Yixing fez sua primeira visita ao prédio da SM, onde conheceu as salas de prática, os professores, artistas seniores e outros trainees. Seus contatos iniciais na empresa foram Zhou Mi, de Super Junior-M, Victoria, do grupo feminino f(x), e Sehun, que posteriormente se tornaria seu amigo e parceiro de trabalho no EXO.



Lay voltou para a China duas vezes quando era trainee

(Reprodução/Lay Zhang Studio)

Sua primeira ida à Coreia do Sul como trainee da empresa SM Entertainment durou apenas três meses, porque Lay teve que voltar para casa devido a problemas com o visto. De volta à China, sua insegurança foi afetada e ele começou a se questionar se um dia retornaria para a companhia, e se a solicitação de visto era um pretexto para a companhia se livrar dele. No entanto, Zhang Yixing retornou ao país estrangeiro após seis meses e descobriu que Han Geng (Super Junior), Victoria e Zhou Mi, também chineses, passaram pelo mesmo procedimento.


Seu segundo retorno para a China foi ocasionado por uma briga no dormitório. Após um dia cansativo, cumprindo a nova grade de treinamentos da SM, Lay acordou com muita fome e comeu a porção de arroz que estava na mesa. Mas o prato supostamente era de outro menino e ele se irritou com Zhang Yixing, iniciando uma intensa troca de socos que resultou em sua volta para casa. Longe da empresa, Lay aproveitou o tempo livre para estudar música, enquanto mandava inúmeras mensagens para a assistente que cuidava dele na Coreia do Sul. No final de 2009, ele pôde finalmente voltar ao prédio da SM.


Sua primeira apresentação profissional no palco foi ao lado de SHINee

(Reprodução/Google)

Antes mesmo de se tornar um membro de EXO, Lay foi integrante temporário de SHINee, em 2010, quando substituiu Jonghyun no concerto do grupo no Japão. Na época, Jonghyun tinha se machucado e não podia participar das coreografias, resultando em um Zhang Yixing novato ocupando suas posições e executando a dança de forma magistral.


Enquanto se apresentava, Lay ficou impressionado com os fanchants (frases e bordões sincronizados entre os fãs) e afirmou ter se lembrado de Michael Jackson nas apresentações que assistia com a mãe. Feliz com a oportunidade de mostrar suas habilidades no palco, Zhang Yixing começou a imaginar quando teria outro momento glorioso como aquele — e, felizmente, aconteceu em 2012, quando estreou como membro do grupo EXO.



522 visualizações

Comments


bottom of page